Há 101 anos nascia Heleno de Freitas, campeão carioca pelo Vasco em 1949

No dia 12 de fevereiro de 1921, nasceu o craque Heleno de Freitas campeão carioca do ano de 1949 pelo Vasco da Gama.

Heleno de Freitas com a camisa do Vasco da Gama
Heleno de Freitas com a camisa do Vasco da Gama

A página do Twitter Estude Vasco, destacou os 101 anos do nascimento do emblemático atacante Heleno de Freitas, nascido em 12/02/1920. Pelo Vasco, o craque disputou 26 jogos, obtendo 22 vitórias, com 18 gols e 14 assistências. Ele foi campeão carioca invicto em 1949 com a melhor campanha da história do campeonato na era profissional.

Heleno também integrou um dos melhores ataques da história do Cruzmaltino, atuando ao lado de Ademir, Chico, Maneca e Ipojucan, ele comandou o Gigante da Colina, que teve uma média de 4.2 gols por jogo (a maior média da história dos estaduais de Rio e SP).

Heleno fez a sua estreia no mítico jogo contra o Arsenal em maio de 1949, onde muitos afirmam que São Januário recebeu seu maior público presente na em todos os tempos (cerca de 60 mil pessoas).

O título carioca de 1949 foi o seu primeiro oficial (com partidas de 90 min*) na carreira. *ele foi campeão do Torneio Início de 47 pelo Botafogo, competição cujas partidas tinham 20 min.

Seu último jogo oficial pelo Vasco foi justamente contra o Botafogo pela última rodada do Campeonato Carioca. A vitória garantiu ao Vasco a melhor campanha da história do campeonato profissional.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Hugo Moura durante a apresentação pelo Vasco
Hugo Moura explica escolha pelo Vasco e projeta casa cheia contra o Criciúma

Apresentado de forma oficial no Vasco da Gama, Hugo Moura revelou que está feliz de retornar ao Rio e projetou encontro com a torcida.

Torcedores eternizam o ídolo Dinamite na pele
Torcedores eternizam Dinamite na pele em tatuagem; Vasco TV mostra

Dois torcedores do Vasco da Gama visitaram o Studio da Colina para homenagear o ídolo Roberto Dinamite na pele.

Emiliano e Ramón durante Fluminense x Vasco
Vasco pode ter novidades em todos os setores contra o Criciúma

O técnico do Vasco da Gama, Ramón Díaz, está ensaiando mudanças na defesa, no meio e no ataque para o jogo contra o Criciúma.

Fábio Gomes comemorando gol pelo Vasco sobre o Criciúma pela Série B 2022
Série B, drama até o fim e Fabio Gomes herói: relembre o último Vasco x Criciúma

Adversários neste sábado, Vasco da Gama e Criciúma protagonizaram jogo emocionante no último encontro, pela Série B de 2022.

Puma Rodríguez em campo contra o Fluminense
Puma se torna última opção e fica atrás de improvisados no Vasco

O lateral-direito do Vasco da Gama, Puma Rodríguez, soma apenas quatro jogos em 2024, e aparece atrás até de jogadores de improvisados.