Goleiro do Vasco na década de 60, Ita, foi homenageado em Alfenas-MG

José Augusto da Silva, o Ita, foi o goleiro cruzmaltino na primeira metade da década de 60, enfrentando grandes nomes do futebol.

Ele começou a carreira na antiga Associação Atlética Cruz Preta e acabou defendendo as cores de um dos maiores clubes do futebol brasileiro: o Vasco da Gama. José Augusto da Silva, o Ita, foi o goleiro cruzmaltino na primeira metade da década de 60, enfrentando grandes nomes do futebol, inclusive o maior deles: Pelé.

Na sexta-feira (30), Ita foi homenageado pela Câmara Municipal de Alfenas com o título de Cidadão Honorário durante uma sessão solene. O arqueiro vascaíno começou nos gramados na antiga Cruz Preta, de Alfenas, e deu alegria a torcida local.

Em uma das partidas memoráveis, Ita relembra a defesa de dois pênaltis cobrados por Tele Santana, quando um dos maiores técnicos do futebol brasileiro atuava com atleta do Fluminense, o tricolor das Laranjeiras que enfrentaria alguns anos depois. A defesa foi revivida na narração de João Carlos Tercetti, locutor esportivo que gravou um dos momentos marcantes da carreira de Ita, emocionando familiares.

No Vasco

Do Cruz Preta, partiu para o Vasco, no Rio de Janeiro. Fez parte das equipes vascaínas do início dos anos 60, atuando ao lado de Belini, Barbosa, Ademir, Orlando, entre outros. Do outro lado, Ita teve adversários que fizeram a história do futebol brasileiro. Além de Pelé, enfrentou atletas como Tostão, Garrincha, Jairzinho, Zagalo, Gerson, Ademir da Guia, Dirceu Lopes, Rivelino e muitos outros.

A estreia na equipe carioca é relembrada até hoje por Ita. Foi contra o Botafogo em 1960, quando o alvinegro havia recontratado Didi junto ao Real Madrid. A atuação de Ita, no Maracanã, foi destacada nas manchetes dos jornais cariocas, apontando-o como destaque, o que garantiu a vitória por 2 a 0.

Ita ainda atuou no América (RJ) ao deixar São Januário em 1966. Dois anos depois, se transferiu para o Ceará, onde encerrou a carreira em 1970.

Aos cinco anos em Alfenas

Nascido em Regente Feijó (SP), Ita mudou-se para Alfenas com cinco anos de idade, frequentando a Escola Municipal Coronel José Bento. O ex-goleiro tem hoje 76 anos e mora na Ilha do Governador (RJ). É casado há 50 anos com Walda Vieira Silva, ex-nadadora do Vasco e ex-rainha do Carnaval do RJ. Tem duas filhas e uma neta de seis anos.

A homenagem a Ita foi apresentada pelo vereador Antônio Carlos da Silva (Dr. Batata/PSB) e, durante a solenidade, o ex-arqueiro recebeu uma camisa do antigo Cruz Preta das mãos do vereador José Carlos Morais (Vardemá/PROS). Uma outra camisa da equipe foi autografada por Ita e será encaminhada ao radialista e jornalista Milton Neves, do Grupo Bandeirantes.

Ita defendeu o Vasco na década de 60

Alfenas Hoje

Comente

Veja também
Keiller pode deixar o Vasco e acertar com o Ceará

Goleiro reserva do Vasco da Gama, Keiller ainda não atuou em nenhum jogo do Cruzmaltino na atual temporada.

Payet fecha 2024 como jogador do Vasco com mais assistências

Camisa 10 do Vasco da Gama, o francês Dimitri Payet disputou 44 partidas na temporada, marcando seis gols pelo Cruzmaltino.

Souza avalia ano do Vasco e revela pretensões para 2025

Sem muito espaço no Vasco da Gama, o volante Souza analisou a temporada do Clube e celebrou a vaga na Copa Sul-Americana.

Veja os jogadores do Vasco com mais participações em gols, desarmes, cartões e minutos em 2024

Rankings com o desempenho dos atletas do Vasco da Gama mostra um raio-x do elenco Cruzmaltino na temporada.

Vasco acelera conversas para definir novo treinador

O objetivo do Vasco da Gama é de que o novo treinador já esteja trabalhando nos primeiros treinos do elenco em 2025.

Sair da versão mobile