Gestão Salgado completa 1 ano com promessas não cumpridas e crises sequenciais

Jorge Salgado completa um ano na presidência do Vasco da Gama com crises financeiras e no futebol, e planeja a venda do Clube.

Jorge Salgado, presidente do Vasco
Jorge Salgado, presidente do Vasco (Foto: João Pedro Isidro/Vasco)

E lá se foi um ano desde que Jorge Salgado foi empossado como presidente do Vasco. Houve ainda uma rerratificação três dias depois daquele 22 de janeiro de 2021, numa dessas confusões que o clube cruz-maltino está acostumado a viver. De todo modo, é um mandato que prometeu grandes mudanças nos processos e na imagem que seria transmitida. E se o primeiro acontece, o segundo não consegue exibi-lo.

A transição entre Alexandre Campello e o atual mandatário foi pacífica, mas não impediu o rebaixamento no Campeonato Brasileiro encerrado no último fevereiro. E ele, obviamente, ocorreu já na atual gestão. A má campanha já estava encaminhada. Aquelas últimas semanas foram apenas a consumação da queda.

A primeira grande medida foi, provavelmente, a mais dura dos últimos 365: uma reestruturação administrativa drástica, que resultou na demissão de quase 200 funcionários, na extinção (mesmo que temporária) de modalidades e na reorganização de sedes. Tudo em nome da economia de gastos. Era março.

No mês seguinte, o clube anunciou a atualização da dívida. Eram R$ 120 milhões a mais, descobertos por uma auditoria feita no outubro anterior, e que tornavam o cenário ainda mais desafiador. Quando a gestão completou seis meses, um documento com metas atingidas e outras por atingir foi divulgado.

Mas o tempo foi passando e o aparente controle dos problemas financeiros foram dando lugar à insatisfação. Salgado precisou, por exemplo, lidar com uma ameaça de greve por salários atrasados dos funcionários.

E como o futebol estava longe de atrair elogios, a estratégia desenhada foi de procurar diálogo com torcidas organizadas. Funcionou por vezes. Mas a sede de São Januário chegou a ser invadida e “interditada”.

Uma característica do presidente é a resiliência diante dos valores que construiu e a consequente resistência a mudanças. Embora pressionado externa e, em certa medida, também internamente, ele relutou em promover alterações radicais no departamento de futebol ao longo da campanha que foi regularmente ruim na Série B.

Viu-se obrigado a fazê-lo ao fim da competição. Mesmo assim, foram mais de três semanas sem a pasta ter comando – vale ressaltar que, por uma opção de profissionalizar o carro-chefe do clube, desde o início não houve um vice no departamento em questão. Contudo, há pouco mais de um mês o mandatário tem um comitê consultivo para a pasta.

As últimas semanas têm sido marcadas pela reconstrução da equipe principal de futebol para, finalmente, conquistar o acesso de volta à elite nacional; denúncias de precariedade na equipe feminina e as discussões em torno da abertura de capital para a SAF. Salários atrasados seguem rotineiros no clube de São Januário.

Fonte: Lance!

Mais sobre:Jorge Salgado
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
5 comentários
  • Responder

    Um ano já se passou, e o que era ruim, ficou muito pior! Essa atual gestão vai conseguir, finalmente, o que a política vascaína vem nos últimos vinte anos tentando fazer….acabar com o futebol vascaíno e, consequentemente, com o clube! Parabéns aos envolvidos!

  • Responder

    Um ano de decepção, mentiras, prejuízo, e teimosia de permanecer no poder.
    entregar o cargo não é vergonha, vergonha é tá sendo rejeitado e não querer perceber que tá destruído uma história muito bonita no futebol.

  • Responder

    Já se passou um ano e nada mudou e nem vai mudar

  • Responder

    Um ano fazendo raiva aos torceores do Vasco .

  • Responder

    Ainda está perdido.
    Péssimos resultados dentro e fora de campo.
    Assuma sua incompetência e renuncie.

Comente

Veja também
Lucas Piton em ação contra o Fluminense
Dia de Vasco! Gigante enfrenta o Fluminense às 16h no Maracanã

Em duelo válido pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro 2024, o Vasco da Gama busca a vitória diante do rival.

Phillipe Gabriel renova com o Vasco até 2027
Vasco renova com Phillipe Gabriel até 2027

Grande promessa da base, o goleiro Phillipe Gabriel, de 18 anos, assinou com o Vasco da Gama até dezembro de 2027.

Fernando Diniz em Fluminense x Vasco pelo Brasileiro 2023
Em má fase, Fluminense muda programação antes do clássico

O Fluminense resolveu se concentrar para o clássico contra o Vasco da Gama, diante da má fase que enfrenta na temporada.

Maicon em treino do Vasco
Maicon deve ser novidade entre os titulares contra o Fluminense

Mesmo com João Victor recuperado, o técnico do Vasco da Gama, Ramón Díaz, deve escalar Maicon na zaga contra o Fluminense.

Maicon, zagueiro do Vasco
Escalação do Vasco contra o Fluminense

Confira a escalação do Vasco da Gama contra o Fluminense na partida deste sábado, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.