Filha de Barbosa comenta exposição do ídolo vascaíno no Museu do Futebol

Filha de um dos maiores ídolos da história do Vasco da Gama fala da exposição em homenagem ao ex-goleiro do Cruzmaltino.

Barbosa é um dos grandes ídolos do Vasco
Barbosa é um dos grandes ídolos do Vasco (Foto: Arquivo Nacional)

Em entrevista ao site Dibradoras, Tereza Borba, filha do eterno Barbosa, um dos maiores ídolos da história do Vasco da Gama, falou da emoção de ver a exposição – “Tempo de Reação – Os 100 anos do goleiro Barbosa” – feita em homenagem ao centenário do pai, em cartaz no Museu do Futebol, no estádio do Pacaembu, em São Paulo.

No relato de Tereza Borba, ela fala da angústia que é conviver com uma das maiores injustiças do futebol mundial, quando o seu pai ficou marcado por uma falha na derrota do Brasil para o Uruguai na final da Copa do Mundo de 1950, no episódio que ficou conhecido como “Maracazo”.

A mostra em homenagem a Barbosa, foi concebida peças do acervo reunido por Tereza desde os anos 1990, que tenta mudar o estigma racista que foi atribuído ao lendário arqueiro do Gigante da Colina.

– Ele é um herói, um grande símbolo. Só tacaram a culpa nele porque ele era negro”

Em São Paulo para acompanhar o tributo ao pai, Tereza também fala da devoção dos vascaínos por Barbosa, usando como exemplo um grupo de torcedores que veio do Rio de Janeiro para ver a exposição, eles pediram para tirar fotos com ela, além de chamadas

Tudo isso, segundo ela, serve como combustível para seguir contando a história de Barbosa e mostrar que o ídolo Cruzmaltino representa muito mais do que o que a história que insiste em ser contada de forma erronia.

– Tinha hora que minha filha falava ‘pô, eu preciso de atenção’, e aí eu pensava em desistir. Mas aí alguém me encontra na rua e fala ‘eu estou com a filha do Barbosa, estou em lágrimas’, aí a torcida vascaína me abraça… Eu não posso desistir.

Incansável na luta pela preservação da trajetória de vida do pai, Tereza conta que tem como objetivo recontar a história do ídolo Cruzmaltino para as futuras gerações.

– Nada me breca. Até o fim dos meus dias, eu vou lutar pela memória do Barbosa, para que as gerações que venham, quando falarem de Barbosa, não falarem da Copa de 50. Falar para as gerações que estejam vindo e mostrar o negro digno que o Barbosa foi, o quanto ele foi campeão. Que ele não foi o cara que fez o Brasil chorar.

Tereza salienta que Barbosa tinha a sensação de que havia cumprido o seu dever e não guardou mágoas sobre como foi tratado. Ainda assim, ela trabalha quer corrigir a injustiça à qual ele foi submetido.

– O Brasil precisa pedir perdão para o Barbosa por tudo o que fez ele passar.

A exposição “Tempo de Reação – Os 100 anos do goleiro Barbosa” foi inaugurada no último sábado (19) e permanece no Museu do Futebol, até o dia 21 de novembro. 

1 comentário
  • Sergio - 22 de junho de 2021

    Sou vascaino e sempre me inspirei no Barbosa. Amava jogar no gol. Sou de 1969 mais quando cresci aos 8 anos de idade já comecei a aprender ter um ídolo, BARBOSA era o nome dele. Parabéns eterno Barbosa. Deixou saudades. Temos vc nos nossos corações vascaino. TOP DAS GALAXIAS. BARBOSA SAUDASES. Att

    Responder
Deixe sua opinião

Últimas notícias
3 de agosto de 2021
Pintura em homenagem a Barbosa em São Januário está em andamento; veja fotos

Trabalho é idealizado pelo projeto Negro Muro; pintura fica atrás de um dos gols do estádio do Vasco da Gama, próximo à piscina.

Vasco parabeniza Martine Grael e Kahena Kunze pelo ouro olímpico na vela em Tóquio

Velejadoras Martine Grael e Karine Kunze conquistaram nesta terça-feira (02) a 3ª medalha de ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Henríquez diz que Vasco é sua 2ª casa: ‘Tenho muito orgulho de ter jogado no Clube’

Atualmente com 32 anos e atuando no futebol de Israel, zagueiro colombiano Oswaldo Henríquez deixou o Vasco da Gama após o término de 2019.

2 de agosto de 2021
Dinamite acredita em classificação do Vasco contra o SP: ‘Tem que ter muita vontade’

Grande ídolo do Vasco da Gama, Roberto Dinamite destaca a necessidade de haver vontade, aplicação e determinação contra o São Paulo.

Marcos Veras recebe presentes do Vasco: ‘Quem disse que não me dá alegrias?’

O ator e humorista Marcos Veras recebeu um kit com presentes especiais do Vasco da Gama após participação no GiganteCast.

Léo Jabá comemora aniversário com toda a sua família trajada de Vasco; veja fotos

Atacante Léo Jabá completou 23 anos nesta segunda (02) e fez questão de celebrar com seus familiares vestidos de Vasco da Gama.

Olho no rival! Escalação do São Paulo contra o Vasco

Confira a escalação do São Paulo para o jogo contra o Vasco da Gama, que acontece nesta quarta-feira, pela Copa do Brasil.

Pimentinha relembra emoção com chamado para Seleção Sub-20: ‘Sensação incrível’

A atacante do Vasco da Gama, Nayra Pimentinha, ainda revelou o sonho de jogar pela Seleção Principal e de criar um projeto social no Pará.

Confira a agenda de jogos das categorias de base nesta semana

A garotada do Vasco da Gama tem agenda cheia de compromissos nesta semana com jogos em várias categorias e competições.

Vasco TV mostra trechos do treino desta segunda-feira

Confira agora a atividade do Vasco da Gama na manhã desta segunda-feira, começando a preparação para enfrentar o São Paulo.

Veja mais notícias