Entrevista coletiva de Vanderlei Luxemburgo após o jogo contra o Atlético-MG

O técnico Vanderlei Luxemburgo analisou o desempenho do Vasco da Gama e comemorou a vitória contra o Atlético-MG.

Vanderlei Luxemburgo em jogo contra o Atlético-MG
Vanderlei Luxemburgo em jogo contra o Atlético-MG (Foto: André Durão)

A vitória que parecia fácil depois do Vasco abrir 3 a 0 no Atlético-MG – dois de Cano e um de Pikachu – terminou em sufoco em São Januário. O Galo veio para cima no fim da partida e fez o segundo gol próximo do apito final (3 a 2). Mas o resultado veio, e o time da Colina saiu da zona de rebaixamento, com 35 pontos – como Bahia e Sport, com 32, se enfrentam, os vascaínos vão passar a rodada longe do pior.

A próxima partida já será na próxima terça-feira, desta vez em São Paulo. No Allianz Parque, contra o Palmeiras, jogo atrasado da primeira rodada. O time paulista deve jogar com reservas, pois disputará a final da Libertadores no sábado, contra o Santos, no Maracanã.

Na coletiva de imprensa, o treinador do Vasco, Vanderlei Luxemburgo, comemorou a vitória e disse que preparou estratégia para tentar conter o ímpeto do Atlético-MG.

– Nós armamos no treino esse esquema. O Atlético quer que você marque em cima para poder encontrar espaços. Quando você tira espaços dele, ele deixa espaços para a gente. A estratégia foi sofrer um pouco, tem que sofrer para ganhar do Atlético. A ideia era nós fecharmos, e o Benítez fez função tática importantíssima por que ele vinha fazer o lado direito como segundo homem de meio de campo, Leo Gil pela esquerda e o Benítez pela direita, com Bruno Gomes por trás. Quando saía a bola, as jogadas sempre iniciavam com ele – disse Vanderlei, antes de encher a bola do time.

– Acho que foi melhor jogo no primeiro tempo, no segundo nós sofremos. Mas quero dar os parabéns porque o terceiro gol nosso foi jogo de futebol bonito e bem jogado. Com qualidade, toque de bola, visão de jogo, finalização perfeita. Então nosso time está de parabéns pelo resultado e contra um adversário muito difícil.

Com dois gols, Cano chegou aos 13 no Campeonato Brasileiro. O técnico do Vasco lembrou a qualidade do atacante, referência do time na temporada de 2020.

– O Cano é um grande finalizador. A bola tem que chegar nele, que ele bota a bola para dentro – disse o técnico do Vasco.

Luxemburgo também explicou a necessidade de preservar Benítez, que não foi a Bragança Paulista – 4 a 1 para o Bragantino -, mas iniciou como titular e muito bem contra o Galo, em São Januário.

– As pessoas às vezes não entendem que a gente tem um planejamento. As coisas são decididas em reuniões com a comissão técnica. O Benítez estava parado há muito tempo, e eu o trouxe para jogar com o Coritiba porque era um jogo em casa e importante. Ele jogou com um jogador a menos, então solicitou muito da parte física. Se eu o levasse para Bragança para um jogo que seria difícil com ele ou sem ele, poderia causar uma lesão e um prejuízo muito grande. Preferi deixá-lo aqui treinando para ter uma condição bem melhor – comentou o treinador.

– Benítez jogou bem no primeiro tempo até os 30 minutos, buscando o jogo. Voltou bem no segundo tempo, jogou mais do que deveria. Pedia para ficar mais um tempo. É malandro, experiente e segura a bola. Fiquei esperando ele me dizer quando seria a hora de trocar.

Confira mais da coletiva de Vanderlei

Campeonato de 12 jogos e tropeço inesperado

– Fugiu (da nossa ideia) o Coritiba, mas uma derrota em Bragança… o São Paulo foi lá e perdeu, outros times perderam. O Coritiba era um jogo importante, confronto direto e perdemos. Tivemos uma expulsão que nos prejudicou bastante. Estamos no caminho certo na busca pela manutenção na Primeira Divisão. A vitória foi importante para subir um pouquinho, mas ainda não terminou. Tem muita coisa para acontecer. (Muita tosse…) Ô, Covid, filho de uma égua… Mas está tudo bem, o velho está inteiro aqui, graças a Deus.

“Mais difícil foi recuperar o emocional”

– O mais difícil foi recuperar os jogadores dos quatro gols que tomamos em Bragança Paulista e levantar o emocional deles. Tive que ter muita paciência, em momento algum levantei a voz ou dei pancada. Era uma derrota doída, entramos na zona de rebaixamento. Era importante os jogadores me olharem, saberem que eu estava tranquilo e de que eu confiava neles que poderíamos ter uma atuação convincente.

– Então foi todo um processo de construção para o jogo de hoje muito complicado. Foi importante nós virmos à TV Vasco da Gama e mostrarmos que queremos manter o Vasco na Primeira Divisão. Nós não estamos preocupados com parte política, financeira e se vamos ou não receber salários. Falta tão pouco, só sete jogos, então queremos que o Vasco se mantem na Primeira Divisão. Essa camisa tem que ser honrada de uma maneira de quem está aqui entenda a grandeza desse clube.

Atrasos salariais em segundo plano

– Claro que existem equívocos, são normais. Pagamento atrasado é ruim, mas entre pagamento atrasado e termos o compromisso de manter o Vasco na Primeira Divisão, mesmo eu mudando a cobrança que faço com dirigentes de cumprir com suas obrigações, fico com o compromisso. O mais importante era mandar uma mensagem para o torcedor saber que estamos empenhados em manter o Vasco na Primeira Divisão a qualquer preço.

Sem folga no domingo

– Amanhã não tem folga, nós vamos ao CT para trabalhar, para recuperar os caras. Vamos para São Paulo, jogar terça-feira e ficar em Atibaia trabalhando a equipe para poder voltar para cá jogar no domingo contra o Bahia. Tudo é planejamento e o trabalho para manter o Vasco na Primeira Divisão porque o Vasco merece, é um clube grande e tem uma história muito bonita. Eu vou me doar o máximo e vou cobrar dos jogadores a doação máxima para que possamos manter o Vasco na Primeira Divisão.

Elogios ao novo presidente

– Nós falamos, ele (Salgado) disse, “me dá de presente uma vitória contra o Atlético porque tomei posse, tenho que começar com o pé direito”. E eu falei: “Tá, vamos trabalhar bastante para que isso possa acontecer”. Não quero falar sobre política porque o Vasco tem essa parte política muito aguçada.

– O Salgado é o novo presidente. Espero que ele consiga, pelas conversas que teve conosco e pela tranquilidade que fala com a gente… O Vasco tem tudo com o Salgado para começar o resgaste da sua história. Acredito nisso porque conheço o Salgado há muito tempo. Sei que ele é aquele vascaíno, aquele cardeal que conhece a história do Vasco da Gama.

– Eu torço para que ele possa fazer um grande trabalho e que possa fazer três anos com bastante capacidade. E trazer o Vasco lá para cima, que é onde deve estar, buscando grandes conquistas. Mas não é fácil. Primeiro vamos trabalhar com o Salgado no sentido de que temos mais sete jogos para terminar a temporada e temos que manter o Vasco na Primeira Divisão. Acho que a conversa é por aí.

Reencontro com o Palmeiras

– Já fui algumas vezes no Palmeiras enfrentá-los, não tenho mágoa de nada, é normal ser mandado embora no futebol, sair. É uma decisão de dirigente, a gente não tem como interferir. Vamos analisar o time do Palmeiras para aí sim poder escalar a equipe e tomar a decisão tática daquilo que nós vamos fazer.

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
2 comentários
  • Responder

    Luxa futebol é simples, montar a base certa do time, agora por favor herley não ok, voce tinha o miranda garoto da base, melhor que ele, enfim 2o gol do atlético falha de quem. sem falar na falta na entrada da área momentos antes, sei que é um jogador esforçado, mas a fase é ruim, creio que o Carlinhos tem vaga nesse time junto com o Benitez, tira ou picachu ou Thales que esse time tem tudo pra ir mais longe.

  • Responder

    Luxa contra o palmeiras faz um favor pro bem do Vasco entra jogando com o marcelo e um ótimo…zagueiro a defesa com ele fica segura ele não brinca tira todas por cima e por baixo.

Comente

Veja também
Puma Rodríguez em campo contra o Fluminense
Puma se torna última opção e fica atrás de improvisados no Vasco

O lateral-direito do Vasco da Gama, Puma Rodríguez, soma apenas quatro jogos em 2024, e aparece atrás até de jogadores de improvisados.

Ednaldo Rodrigues é o presidente da CBF
Presidente da CBF descarta paralisar o Brasileirão

Após pedido da ANAF e apoio da CPI das Apostas Esportivas para a paralisação do Brasileirão, presidente da CBF descarta.

Léo Jardim no treino desta quarta-feira
Com retorno, Vasco treina nesta quarta visando o Criciúma; veja trechos

Confira o que de melhor aconteceu no treino do Vasco da Gama nesta quarta-feira, no CT Moacyr Barbosa, visando o Criciúma.

Gary Medel volta ao Rio e treina com elenco nesta quarta-feira
Medel volta ao Rio e treina com o elenco nesta quarta-feira

Após passar uns dias com sua mãe no Chile, Medel retorna ao Brasil e fica à disposição para o próximo jogo do Vasco da Gama.

Hugo Moura com a camisa 25 do Vasco
Hugo Moura é apresentado e mira títulos pelo Vasco: ‘Time enorme’

O Vasco da Gama apresentou oficialmente o volante Hugo Moura, que chegou bastante motivado e sonhando com conquistas.