Entrevista coletiva de Marcelo Cabo após o jogo contra o Botafogo

O técnico Marcelo Cabo analisou a atuação do Vasco da Gama contra o Botafogo e se mostrou satisfeito com o empate.

Marcelo Cabo durante o clássico em São Januário
Marcelo Cabo durante o clássico em São Januário (Foto: André Durão)

O técnico Marcelo Cabo se mostrou satisfeito com a busca pelo empate nos minutos finais do confronto com o Botafogo, pela quarta rodada da Taça Guanabara, na noite deste domingo, em São Januário, que terminou 1 a 1.

Segundo o comandante, a equipe soube se portar bem após sair atrás no marcador e criou até mesmo oportunidades para sair com a vitória.

– Estou satisfeito pelo poder de reação. Pela primeira vez vivemos isso na competição. Até então, todos os jogos que eu dirigi, a gente tinha saído na frente. Hoje saímos atrás em um clássico. E o time teve depois dos 20 do segundo tempo bastante consistência, equilíbrio e tranquilidade.

– Empatamos o jogo e tivemos até a chance de virar. Mas isto é evolução. Eu preciso treinar. Como não existe esse tempo de treinamento, os conceitos acabam estacionando. É o que temos no momento. Corrigir em vídeo, tentar descansar os jogadores e já ir para os próximos jogos – declarou.

Marcelo Cabo também falou sobre a reformulação do time e pediu calma na reconstrução do elenco. Segundo o comandante, a equipe só vai estar em um estágio ideal no início da Série B do Brasileiro.

– Hoje posso dizer que ainda não atingimos nem 50% do que eu penso da nossa equipe para a temporada. Tanto física, quanto técnica e taticamente, quanto o elenco. A gente tem trabalhado bastante. Pode ser que esta semana tenhamos novidades. O Pássaro tem trabalhando incessantemente. Fazemos reuniões todos os dias. Chegamos cedo no CT, saímos tarde da noite. Buscando, analisando esse mercado. O Vasco vai contratar, está na pauta. Mas como falei anteriormente. Tem que ter critério para contratar. Não adianta contratar para contratar. Eu acredito que nossa equipe esteja em um estágio muito bom no início da Série B.

– Então vamos precisar fazer este estadual construindo um novo elenco, uma nova equipe. Precisamos passar de fase na Copa do Brasil. É só avançar que temos o início da Série B daqui a dois meses. Isso é pouco para quem está reconstruindo o elenco, uma equipe. Mas a gente precisa reconstruir, precisa contratar e ter os resultados. O futebol neste momento em que vivemos pandemia, que termina a temporada e começa outra se torna uma coisa atípica. Nunca vivemos um planejamento desse, até para contratar. Então precisamos ter um equilíbrio

De antemão, o treinador também antecipou que o atacante Cano seguirá de fora da equipe no próximo jogo por ainda estar em processo de preparação física.

– O Cano não joga contra o Macaé. Existe uma programação para ele. Tivemos que interromper essa programação por conta do jogo de quinta-feira, porque era um jogo único, de mata-mata. Então ele foi para que pudesse nos ajudar naqueles 15, 20 minutos. Agora seguimos a programação dele para que depois do jogo do Macaé façamos uma nova avaliação para que ele possa retornar contra o Madureira ou contra o Fluminense.

– A mesma situação ocorre com outros jogadores. No final do jogo o Ernando embolou, o Ricardo já não conseguia ir na área, porque não tivemos pré-temporada. Então, amanhã, vamos fazer uma análise do grupo. Pode ser que a gente preserve alguns jogadores para o jogo com o Macaé. Para que a gente possa rodar esse grupo e abrir semanas para alguns jogadores.

O Vasco segue sem vencer no Carioca e é o 11º colocado, com dois pontos. Na próxima quarta-feira, o clube enfrenta o Macaé em São Januário, às 18h (de Brasília).

Confira outras respostas do treinador

Pouco tempo de trabalho

– Temos que trabalhar muito. Mas, infelizmente, não temos tempo de trabalhar muito. Jogamos hoje, vamos jogar na quarta-feira com o Macaé, sábado com o Madureira e terça-feira com o Fluminense. Infelizmente, temos que fazer uma pré-temporada jogando. Então só temos o tempo de recuperar os jogadores e corrigir em vídeo, com poucas ações de treinamento. Mas precisamos construir uma equipe vencedora mesmo tendo essas adversidades de início de temporada – disse.

O que precisa melhorar

– A gente consegue construir bem até o último terço. A gente precisa de um melhor acabamento, ser mais eficiente, contundente na hora de definir o penúltimo passe ou até uma situação para finalizar em gol. Mas isso aí é ter tranquilidade e continuar trabalhando. É claro que a equipe é muito jovem. Eles estão amadurecendo uma competição que é a Copa do Brasil e o Campeonato Carioca. Mas a gente continua em evolução. Precisamos ter muita paciência e tranquilidade com esses jovens. Eu tenho certeza que os jogadores mais experientes, que já estão aqui no Vasco, quando estiverem em condições físicas boas, vão acrescentar.

Psicológico dos jovens

– Temos trabalhado bastante o lado psicológico dos jogadores. Esses jovens jogadores vieram de um momento difícil, de um rebaixamento da temporada passada. Não tiveram tempo de férias, de pré-temporada. Já iniciaram uma temporada. O Talles Magno teve três treinamentos e outros jogadores vieram nesta sequência, jogadores valorosos dentro do Vasco. Precisamos ter tranquilidade, planejamento, trabalhar bastante o psicológico para que eles não tragam uma bagagem extra da temporada passada nesta temporada.

– Não tivemos tempos de oxigenar, repaginar, de deixar baixar tudo aquilo que viveram no ano passado para viver um novo momento. Emendamos uma temporada na outra. Então a nossa equipe de trabalho tem trabalhado bastante isso. Por isso é interessante contar logo com os jogadores experientes, para que não se coloque uma carga inicial de começo de temporada, com resultados que não estão vindo, nos jovens jogadores. Então, estamos analisando todo esse contexto para que possamos dar tranquilidade a eles.

Lucão é o titular do Vasco

– Nós temos uma estatística que o Lucão, hoje, no Brasil, é o goleiro mais jovem a jogar um estadual. Lucão tem apenas 19 anos. E a gente precisa ter bastante sabedoria para conduzir o Lucão neste momento. Ele é um jovem promissor. Ele está evoluindo com a minutagem que está ganhando. E hoje ele fez uma grande partida. O Lucão neste momento é o titular do Vasco da Gama. Tem trabalhando bastante, tem correspondido. Precisamos entender que o Talles ainda tem 18 anos, o Lucão tem 19 anos. O Pec tem 18 anos. Então precisamos entender esses jovens jogadores do Vasco da Gama. Eles não podem ter toda essa responsabilidade de ser a solução neste início de temporada. E o Lucão é um deles. Mas eu fico muito feliz em ver ele em uma partida segura. Isso só nós dá a certeza da nossa convicção que o Vasco tem um grande goleiro.

Formação da equipe

Temos criado alternativas (táticas) dentro das peças que temos no elenco. Ainda é um elenco que sabemos que precisa de reforços. A diretoria está trabalhando. O mercado está com muita dificuldade pelo fato de emendar uma temporada na outra. Estamos trabalhando incessantemente. Sabemos que precisamos de alguns nomes para reforçar esse elenco para a competição e temporada. Mas temos criado alternativas táticas para que a gente possa usar a melhor característica de cada jogador dentro do momento que o jogo vive

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
2 comentários
  • Responder

    Esse é o time do Vasco, time de perdedores que acham um empate contra o grande Botafogo um ótimo resultado, já tá na hora de dar cabo com esse cabo

  • Com esse discurso de que gostou do Vasco nesse empate onde escapou de ser derrotado e defendendo jogadores sofríveis tecnicamente, o futuro e sombrio. O Vasco precisa de mudança, por isso entrou nova Diretoria, mudaram comissão técnica justamente para modificar o que vem acontecendo. Esses jogadores, menos o Cano, foram os responsáveis pelo rebaixamento. Então, se e pra continuar com que está, então, porque mudaram o técnico. Com esse discurso e com a prática de manutenção dos mesmeos, vamos continuar sofrendo e passando por vexame

Comente

Veja também
Hugo Moura concede entrevista à Vasco TV
Hugo Moura explica escolha e garante dedicação no Vasco

O volante do Vasco da Gama, Hugo Moura, ainda se mostrou confiante que a equipe terá bons resultados na temporada.

Paulo Henrique em ação pelo Vasco contra o São Paulo
Paulo Henrique vive má fase e vê titularidade ameaçada no Vasco

O lateral-direito do Vasco da Gama, Paulo Henrique, tem se mostrado bem abaixo do que já mostrou com a camisa vascaína.

Estádio do Maracanã
Vasco tenta recuperar pontos e eliminar Fla-Flu da licitação do Maracanã

O Vasco da Gama está tentando obter a pontuação máxima na última etapa e argumenta para eliminar Flamengo e Fluminense.

Adson em ação pelo Vasco contra o Flamengo
Reserva, Adson segue devendo em campo pelo investimento do Vasco

Segunda contratação mais cara do Vasco da Gama em 2024, o atacante Adson ainda não se destacou e tem sido reserva.

Dener em treino do Vasco
Agente diz que Eurico ‘queria de qualquer maneira’ manter Dener no Vasco

Na próxima sexta (19) completa 30 anos da morte de Dener e empresário revelou desejo de Eurico Miranda no Vasco da Gama.