Entenda a polêmica da lista de sócios e possível punição a Campello

A Junta Deliberativa do Vasco abrirá um processo contra Alexandre Campello, que pode até ser expulso do quadro de sócios.

A ausência de Alexandre Campello na reunião da última segunda-feira da Junta Deliberativa do Vasco foi a gota d’água: os demais poderes do clube concordaram em abrir processo interno que pode, em última instância, expulsar o presidente do quadro de sócios. Mas muita coisa tem de acontecer antes disso. O LANCE! explica.

Com a concordância dos mandatários dos outros quatro poderes do clube, a abertura de uma sindicância foi autorizada no Conselho Deliberativo do clube. Tal casa tem Roberto Monteiro como presidente, e os outros signatários-membros da Junta são Edmilson Valentim, do Conselho Fiscal; Silvio Godói, do Conselho de Beneméritos; e Faues Mussa, da Assembleia Geral.

Mas o pontapé inicial no processo que poderá punir Alexandre Campello só será dado nesta terça-feira, para quando foi marcada nova reunião da Junta. É o prazo dado, e que atende à decisão judicial de mesmo tema: a obrigação ao presidente da diretoria administrativa de apresentar a lista de sócios aptos a votar no próximo pleito.

A cobrança da Junta Deliberativa do Vasco é pela lista digitalizada, que vem dando polêmica desde o ano passado. Caso Campello não apresente tal documento na teleconferência de terça-feira – ou apresente um que não satisfaça os demais presentes – é que o rito interno do clube será iniciado. Vamos a ele:

Monteiro, Mussa, Valentim e Godói entendem que, ao não apresentar a lista por eles solicitada para o início do processo eleitoral do clube, Campello está transgredindo o estatuto do clube. No artigo 99, incisos XIX e XX do regimento, constam as obrigações de “executar as próprias deliberações e as dos outros poderes, pela forma que julga mais acertada” e “cumprir e fazer cumprir o estatuto, o regimento interno e os regulamentos”.

A partir dos pontos citados acima, o Conselho de Justiça do Conselho Deliberativo será acionado. Tal conselho já existe, e é composto pelo presidente do Deliberativo mais dez membros: cinco eleitos pela casa na última eleição e cinco natos (beneméritos e/ou grande beneméritos).

Aberto o processo, eles debatem a pauta sob a ótica do artigo 35 do estatuto vascaíno, que diz:

“Pela transgressão de qualquer das obrigações sociais, o sócio será punido com as penas de advertência, suspensão de até seis meses ou desligamento.

§ 1º: a pena será graduada conforme a gravidade da falta, devendo impor-se de eliminação quando o sócio: 1. Revelar mau caráter ou inadaptabilidade ao meio social, ou causar grande dano ao clube.

§ 2º: na reincidência, impor-se-á a pena imediatamente superior.”

Após análise do Conselho de Justiça, o Deliberativo como um todo pode vir a ser acionado. Neste momento, então, estabelecer a punição.

De todo modo, a expectativa é de que, tanto pelas cobranças internas quanto pela judicial, Alexandre Campello satisfaça os demais poderes do Vasco. Caso contrário, aí sim, o rito acima descrito deverá, com maior ou menor rigor, ser levado adiante.

Lancenet

Comente

Veja também
Mateus Carvalho supera desconfiança e vira peça vital para o Vasco em 2024; veja números

Volante do Vasco da Gama, Mateus Carvalho é um dos jogadores do atual elenco que mais vezes entrou em campo pelo Cruzmaltino neste ano. 

Sonhando com Libertadores, Vasco ainda precisa se garantir matematicamente na Série A

Com 43 pontos, Vasco da Gama luta por vaga na Libertadores do ano que vem, enquanto corre risco remoto de rebaixamento.

Vasco tenta melhorar média de gols contra rival rebaixado

Vasco da Gama e Atlético-GO se enfrentam neste sábado (30), às 21h30, em São Januário, pela 36ª rodada do Brasileiro.

Menino Gui é indicado a prêmio de torcedor do ano no Fifa The Best

Torcedor mirim do Vasco da Gama que luta contra a epidermólise bolhosa, Gui Gandra se tornou um símbolo do Clube.

Libertadores e Sul-Americana: Veja pontuação que o Vasco precisa para ir aos torneios

Vasco da Gama luta pela Sul-Americana enquanto ainda sonha com classificação para a Libertadores da próxima temporada.

Sair da versão mobile