Em clima tenso e polêmico jogam Vasco e Libertad
O Vasco da Gama e o Libertad se enfrentam nesta quarta-feira, às 22h, em São Januário, pela Libertadores.
O Vasco entra em campo, nesta quarta-feira, contra o Libertad-PAR em um clima de total decisão. Uma vitória contra os paraguaios iguala a pontuação das duas equipes que passariam a dividir a liderança do Grupo 5 e deixa bem encaminhada a classificação para as oitavas de final. Porém, um tropeço no último jogo em casa na primeira fase pode deixar o clube em situação complicada já que teria a obrigação de vencer seus dois jogos fora – Alianza Lima-PER e Nacional-URU- para ter chances de avançar. Além disso, o clima que envolve a partida é de muita tensão provocada pela polêmica sobre atitudes racistas que a torcida do Libertad teria cometido contra Dedé e Renato Silva no confronto da semana passada, em Assunção. O duelo tem início às 22h (horário de Brasília) e será disputado em São Januário.
O Libertad desembarcou no Rio na terça-feira com o discurso de que o Vasco não informou ao clube qualquer incidente e, por isso, nenhuma atitude foi tomada. Eles procuraram minimizar o caso, dizendo que vieram ao Brasil apenas para jogar futebol.
Com quatro pontos, o Vasco ocupa a segunda posição do grupo. O Libertad, com sete, é o líder, mas pode perder o posto justamente para o Gigante da Colina que, em caso de vitória, iguala a pontuação dos paraguaios, mas pode os ultrapassar no saldo de gols (hoje, o Vasco tem saldo 0 e o Libertad 4).
A Rede Globo transmite a partida ao vivo para RJ, MG (menos Ituiutaba e Uberlândia), SC, DF, GO, SE, AL, PB, RN, PI, MA e toda a Região Norte. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real. O colombiano Wilmar Roldán apitará o duelo. Ele será auxiliado pelos conterrâneos Wilmar Navarro e Alexander Guzman.
Vasco: Cristóvão não quis divulgar a equipe que vai a campo nesta quarta, mas o treinador deixou claro que pretende contar, nem que seja como opção para o segundo tempo, com os recém-recuperados Rômulo, Allan e Eder Luis. Juninho, que jogou no domingo, também vai atuar. O Vasco deve ir a campo com: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Renato Silva e Thiago Feltri; Nilton, Eduardo Costa (Rômulo), Juninho (Allan) e Felipe; Willian Barbio (Eder Luis) e Alecsandro.
Libertad: Pressionado por bons resultados, Burruchaga não fará mudanças drásticas em relação ao time que empatou em 1 a 1 com o Vasco, em Assunção, na semana passada. A provável escalação será formada por Muñoz, Bonet, Bizera (Bareiro), Benegas e Samudio; Aquino, Cáceres, Santana e Civelli; Gamarra e Menéndez.
Vasco: suspenso por ter recebido o cartão vermelho no último jogo, Diego Souza está fora da partida. Kim, que se recupera de problemas musculares, e Carlos Tenório, que rompeu o ligamento do tornozelo também não jogam.
Libertad: o atacante Nuñez é o único jogador que não está à disposição do técnico Burruchaga. Ele levou cartão vermelhor no último jogo, justamente contra o Vasco.
Vasco: Eder Luis voltou bem ao time, mostrando muita disposição. Embora ainda precise ganhar ritmo de jogo, o “motorzinho” da equipe promete ser uma boa opção pelos lados de campo.
Libertad: o volante paraguaio Victor Cáceres está nos planos do Flamengo para reforçar o time na janela de transferências internacionais que abre em agosto.
Cristóvão Borges, técnico do Vasco: “Tem que estar atento e concentrado com as situações que envolvem o jogo. Eles mostraram (no último jogo) que têm respeito pelo Vasco e aqui não vai ser diferente. Eles devem vir com uma equipe fechada jogando nos contra ataques. Quando isso acontece tem que ter cuidados. Temos que estar bem conscientes na partida para não oferecer facilidades ao Libertad”.
Burruchaga, técnico do Libertad: “Vamos fazer a partida que mais nos convenha. Devemos estar atentos e ordenados quando tivermos a posse de bola. Se ganharmos, estaremos classificados, mas não precisamos surpreender ninguém. O Vasco tem uma margem menor que a nossa nesse jogo”.
* Ao longo da história, o Vasco enfrentou equipes paraguaias em 17 ocasiões, obtendo sete vitórias, quatro empates e seis derrotas.
* Na história da Libertadores, o time cruz-maltino atuou 29 vezes no Rio de Janeiro, obtendo 15 vitórias, nove empates e cinco derrotas. A partida contra o Libertad será a sétima em São Januário em 2012. Nesses jogos em casa, o time somou quatro vitórias, um empate e uma derrota.
* Vasco e Libertad se enfrentaram quatro vezes na história. As três primeiras partidas foram amistosos realizados no Rio de Janeiro e, a última, ocorreu na semana passada em Assunção, pela Libertadores..
Vasco e Libertad se enfrentaram pela última vez na semana passada. O jogo de ida pela fase de grupos da Libertadores, em Assunção, terminou empatado em 1 a 1. Diego Souza abriu o placar para o time da Colina, mas Nuñez empatou para os anfitriões. A partida, válida pelo Grupo 5, foi marcada por muita tensão, empurrões e discussões e, curiosamente, os autores dos dois gols foram expulsos.
globo esporte
Curta nossa fan page no facebook
Inscreva seu e-mail abaixo e concorra a um Celular Oficial do Vasco