Eleição do Vasco pode ter votação presencial em São Januário e online; veja detalhes

O presidente da Assembleia Geral, Faues Mussa, já indicou a Alexandre Campello empresas para votação online no Vasco da Gama.

Faués Cherene Jassus, o Mussa
Faués Cherene Jassus, o Mussa (Foto: Paulo Fernandes/Vasco)

O Vasco tem chance de organizar uma eleição híbrida em 7 de novembro: com votação presencial em São Januário e online – a Assembleia Geral Extraordinária que aprovou as diretas em 30 de agosto foi virtual e é o exemplo a ser seguido. Após indicação de Faues Cherene Jassus, o Mussa, presidente da Assembleia Geral, Alexandre Campello, presidente do clube, avalia qual a empresa a ser contratada para operar o serviço pela internet.

Depois das divergências na AGE, existe a ideia de que os dois dirigentes façam a escolha em conjunto. Desta forma, o sócio poderia optar por qual forma deseja escolher o novo mandatário do Vasco. A possibilidade de fazê-lo online é uma comodidade e uma segurança em tempos de pandemia do novo coronavírus.

– Fui a São Januário faz alguns dias e conversei com o presidente Campello. Falamos da eleição, falei da importância e da necessidade de termos a votação online. Indiquei três empresas, inclusive a que fez recentemente a AGE. Ele disse que iria avaliar e que iríamos decidir em conjunto. Até agora, não tive uma resposta oficial. Estou esperando, mas não temos muito tempo. Temos de decidir. Acho muito difícil com a pandemia fazer só presencial, acho que a híbrida é a melhor solução. Há risco de contaminação, há muitos eleitores idosos e me parece ser muito difícil assegurar todas as medidas de segurança sanitárias – disse Mussa ao ge.

Recentemente, após consulta do Vasco, a Secretaria Municipal de Saúde autorizou a realização da eleição presencial desde que medidas de segurança sejam observadas. É o que está previsto no estatuto do clube, aliás. Mas uma recente mudança na legislação, por conta de pandemia, permite que entidades esportivas adotem a votação online.

A lei 14.073, de 14 de outubro de 2020, dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor esportivo a serem adotadas durante o estado de calamidade pública, decretado por conta da pandemia e que se estende até o final do ano. Ela alterou o inciso IV do artigo 22 da lei 9.615, de 24 de março de 1998, mais conhecida como Lei Pelé. Ele agora diz o seguinte:

IV – sistema de recolhimento dos votos imune a fraude, assegurada votação não presencial;

O ge consultou Campello, que explicou o andamento da organização do pleito e a sua posição:

– Estive reunido com Mussa há cerca de uma semana, falamos da eleição e ele me trouxe propostas de empresas que poderiam fazer a eleição online. A partir daí, passei a trabalhar para que tivéssemos uma eleição da melhor maneira, com conforto e segurança ao nosso sócio. Então, criamos uma comissão que visa preparar o espaço físico, aumentando o número de terminais de computador, o que fará o sócio, ao chegar, ser identificado mais rapidamente e sem fila, seguindo os protocolos do TRE. Fizemos a uma consulta e tivemos resposta da Secretaria de Saúde autorizando a eleição. E também estamos em busca da melhor empresa para termos a eleição online. Se a eleição for híbrida, presencial como manda o estatuto e online, como muitos torcedores anseiam e que parece que tem previsão na lei, espero que isso seja possível. A decisão vai ser do presidente Mussa. A mim cabe oferecer todas as condições e providenciar tudo o que for necessário para termos a melhor eleição. E é isso que estou fazendo.

O estatuto do Vasco define que cabe a Mussa presidir a Assembleia Geral Ordinária, que apontará o novo presidente, coadjuvado por Campello. Até o momento, além do atual presidente que tenta a reeleição, Leven Siano, Jorge Salgado, Julio Brant e Sergio Frias são os candidatos.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Hugo Moura concede entrevista à Vasco TV
Hugo Moura explica escolha e garante dedicação no Vasco

O volante do Vasco da Gama, Hugo Moura, ainda se mostrou confiante que a equipe terá bons resultados na temporada.

Paulo Henrique em ação pelo Vasco contra o São Paulo
Paulo Henrique vive má fase e vê titularidade ameaçada no Vasco

O lateral-direito do Vasco da Gama, Paulo Henrique, tem se mostrado bem abaixo do que já mostrou com a camisa vascaína.

Estádio do Maracanã
Vasco tenta recuperar pontos e eliminar Fla-Flu da licitação do Maracanã

O Vasco da Gama está tentando obter a pontuação máxima na última etapa e argumenta para eliminar Flamengo e Fluminense.

Adson em ação pelo Vasco contra o Flamengo
Reserva, Adson segue devendo em campo pelo investimento do Vasco

Segunda contratação mais cara do Vasco da Gama em 2024, o atacante Adson ainda não se destacou e tem sido reserva.

Dener em treino do Vasco
Agente diz que Eurico ‘queria de qualquer maneira’ manter Dener no Vasco

Na próxima sexta (19) completa 30 anos da morte de Dener e empresário revelou desejo de Eurico Miranda no Vasco da Gama.