E lá se vão sete anos...

O inesquecível gol perdido por Diego Souza contra o Corinthians, na Libertadores de 2012, está completando sete anos.

Há exatos sete anos, em 23 de maio de 2012, o Vasco da Gama enfrentava o Corinthians, no Pacaembu, em busca de uma vaga na grande semifinal da Copa Libertadores. A partida que ficou marcada pelo gol perdido por Diego Souza, e o início do declínio do Gigante da Colina.

Depois do empate em 0x0 no primeiro jogo, realizado em São Januário, o Vasco precisava de no mínimo um empate com gols para se classificar. O que se viu foi uma partida muito disputada, o placar insistia em ficar zerado, até que...

Já no segundo tempo, Diego Souza teve a grande oportunidade. Após o Corinthians perder a bola no ataque, o meio-campista partiu sozinho com a bola desde o meio de campo, saiu de cara com o goleiro, mas desperdiçou a grande oportunidade.

Caso Diego Souza fizesse aquele gol, o Vasco ficaria numa situação bastante confortável, já que o Corinthians precisaria marcar mais dois gols para se classificar. Vale lembrar que, pouco tempo depois, Nilton ainda colocou uma bola no travessão.

Para a tristeza dos vascaínos, e alegria dos corintianos, em cobrança de escanteio aos 43 minutos do segundo tempo, Paulinho marcou de cabeça e garantiu a classificação do Corinthians, que posteriormente se consagrou campeão da Libertadores. Na época, já era dito que o  grande vencedor da competição sairia do confronto.

Pouco tempo depois da eliminação da Libertadores, o Vasco perdeu jogadores importantes no elenco como Diego Souza, Allan, Rômulo e Fagner, sendo que repôs com nomes que não tinham a mesma qualidade. Com um grupo mais fragilizado, o Gigante da Colina não teve o mesmo desempenho no segundo semestre de 2012.

Nos anos seguintes, mais se teve a lamentar no Vasco. Mais jogadores importantes como Alecsandro, Fernando Prass, Juninho Pernambucano, Felipe e Dedé acabaram deixando São Januário, e o Clube, com problemas financeiros, seguiu sem conseguir repor as saídas com nomes de qualidade.

O resultado de tudo isso? Mais dois rebaixamentos, onde o Vasco teve grande dificuldade para conseguir retornar à Série A nas duas vezes, o que não condiz com a grandeza do Clube. Mesmo as conquistas do Carioca de 2015 e 2016 não conseguiram amenizar os problemas que a torcida vem tendo que suportar nos últimos anos, onde o Cruzmaltino está longe de ser um protagonista.

Se conquistasse a Libertadores seria diferente? Talvez sim, mas a grande questão no Vasco segue sendo as sucessivas más administrações, fator que implicou no desmanche em 2012, e nos elencos limitados montados nos anos seguintes. Mas aos vascaínos fanáticos, a pergunta segue até hoje: “E se Diego Souza tivesse feito aquele gol?”.

Por Willams Meneses

Relembre o lance de Diego Souza

Leia mais sobre: Diego Souza, Notícias Exclusivas

Comentários

Últimas notícias

Veja mais notícias »