Desembargador concede habeas corpus a 65 torcedores presos no Rio

Os 65 torcedores ficam proibidos de frequentar estádios de futebol ou o perímetro de cinco quilômetros de seu entorno.

O desembargador Joaquim Domingos de Almeida Neto concedeu habeas corpus a 65 dos torcedores presos no último domingo, devido aos confrontos entre organizadas de Vasco e Fluminense na estação de trem do Méier, bairro da Zona Norte do Rio. A decisão, publicada nesta sexta-feira, troca a prisão preventiva por medida cautelar. O pedido de habeas corpus foi feito pelo advogado de um dos detidos, Lusenrik Sarandy Pinto, e estendido aos demais. 

Pela decisão do magistrado, os 65 torcedores ficam proibidos “de frequentar estádios de futebol ou o perímetro de cinco quilômetros de seu entorno” e deverão comparecer duas horas antes dos jogos de Fluminense e Vasco ao prédio central da Polícia Civil e lá ficarem até duas horas após o encerramento dos jogos. 

Em sua justificativa para libertar os acusados, o desembargador classifica a infração do artigo 41-B do Estatuto do Torcedor como de “menor potencial ofensivo”. Segundo o magistrado, “trata-se de infração de menor potencial ofensivo”.

Outro ponto utilizado pelo desembargador para derrubar a prisão preventiva é que o crime de “associação criminosa” só ocorre em caso de crimes “com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais cujas penas máximas sejam superiores a 4 (quatro) anos, ou que sejam de caráter transnacional”. No caso do artigo 41-B do Estatuto do Torcedor, a pena máxima é de dois anos.

Nesta quinta-feira, o juiz Marcelo de Oliveira da Silva havia convertido em prisão preventiva a prisão em flagrante de 97 torcedores. Eles foram indiciados por crimes de formação de quadrilha e violência no esporte. 

Globo Esporte

Comente

Veja também
Vegetti é oferecido ao Fluminense, Bittencourt veta possibilidade e alerta Pedrinho

Empresário de Vegetti teria oferecido o atacante do Vasco da Gama ao Fluminense, mas presidente do Tricolor alerta Pedrinho.

Fiorentina fará proposta ao Vasco por Rayan

Na mira do futebol europeu há alguns meses, Rayan, do Vasco da Gama, deve receber proposta da Fiorentina em breve.

Vasco tem interesse em Luizão, ex-zagueiro do São Paulo

De olho no mercado, o Vasco da Gama demonstrou interesse na contratação Luizão, do West Ham, mas lida com forte concorrência.

Vegetti analisa temporada pelo Vasco, revela gol especial e manda recado à torcida

Destaque do Vasco da Gama nas últimas temporadas, Vegetti faz balanço de 2024 e deixa recado para a torcida.

777 Partners é removida da administração do Genoa

Após Assembleia Geral de Acionistas no Genoa, da Itália, a 777 Partners é removida da administração do clube italiano.

Sair da versão mobile