Curiosidade: goleiro do Vasco foi o 1º a usar luvas no Brasil
Primeiro goleiro a ser ídolo do Vasco da Gama, Jaguaré marcou seu nome na história do futebol mundial e feitos impressionantes.
Com uma história recheada de grandes craques, sempre tem aquela primeira vez. No caso da posição de goleiro, o primeiro a carregar o status de ídolo do Vasco da Gama Jaguaré. Ele vestiu a camisa vascaína entre 1928 e 1931.
Depois que deixou São Januário, o arqueiro passou pela Europa, mais precisamente, pelo Barcelona, da Espanha. Por lá, aprendeu um hábito que não acontecia no Brasil, o de utilizar luvas durante as partidas, o que trouxe com ele na volta ao País.
A partir disso, Jaguaré foi pioneiro no quesito no futebol brasileiro, no que se tornou uma tradição nos anos seguintes e segue até os tempos atuais, agora com modelos mais modernos. Além disso, o arqueiro ficou conhecido por ser o primeiro da posição a balançar as redes.
Relato
A página Manual do Homem Moderno já abordou o assunto.
Em seu retorno ao Brasil, ele vestiu a camisa do Corinthians e depois voltou à Europa para defender o Olympique de Marseille, da França, e o Sporting, de Portugal, até por um ponto final na carreira em 1940, vestindo a camisa do São Cristóvão.