Curiosidade: goleiro do Vasco foi o 1º a usar luvas no Brasil

Primeiro goleiro a ser ídolo do Vasco da Gama, Jaguaré marcou seu nome na história do futebol mundial e feitos impressionantes.

Jaguaré nos tempos de futebol francês, em 1937
Jaguaré nos tempos de futebol francês, em 1937

Com uma história recheada de grandes craques, sempre tem aquela primeira vez. No caso da posição de goleiro, o primeiro a carregar o status de ídolo do Vasco da Gama Jaguaré. Ele vestiu a camisa vascaína entre 1928 e 1931.

Depois que deixou São Januário, o arqueiro passou pela Europa, mais precisamente, pelo Barcelona, da Espanha. Por lá, aprendeu um hábito que não acontecia no Brasil, o de utilizar luvas durante as partidas, o que trouxe com ele na volta ao País.

A partir disso, Jaguaré foi pioneiro no quesito no futebol brasileiro, no que se tornou uma tradição nos anos seguintes e segue até os tempos atuais, agora com modelos mais modernos. Além disso, o arqueiro ficou conhecido por ser o primeiro da posição a balançar as redes.

Relato

A página Manual do Homem Moderno já abordou o assunto.

Em seu retorno ao Brasil, ele vestiu a camisa do Corinthians e depois voltou à Europa para defender o Olympique de Marseille, da França, e o Sporting, de Portugal, até por um ponto final na carreira em 1940, vestindo a camisa do São Cristóvão.

Mais sobre:Jaguaré
Comente

Veja também
Renato Gaúcho em sua época de técnico do Flamengo
Pedrinho se reunirá com empresário de Renato Gaúcho na próxima semana

Renato Gaúcho é um dos alvos do Vasco da Gama para assumir o comando da equipe em 2025 e Clube marca reunião com empresário do técnico.

Projeto Nosso São Januário - reforma do estádio do Vasco
Decreto de venda do potencial construtivo de São Januário é publicado no Diário Oficial

Após reunião entre Pedrinho e Eduardo Paes, decreto de venda do potencial construtivo de São Januário é publicado no Diário Oficial.

Logo Nike e símbolo do Vasco da Gama
Saiba quanto o Vasco deve receber com patrocínio da Nike

O Vasco da Gama encaminha acordo com a Nike e pode ter a maior fornecedora de material esportivo na história; veja valores.

Zé Gabriel em ação pelo Vasco contra o Bangu
Zé Gabriel tem contrato até 2025 e vira dor de cabeça no Vasco

Com contrato até 2025, Zé Gabriel tem luvas milionárias e salário alto e Vasco da Gama tem dificuldade para negociar o volante.

Pedrinho, presidente do Vasco
Pedrinho desmente rumores sobre a venda da SAF do Vasco

Após rumores nos últimos dias sobre negociação entre Evangelos Marinakis e Vasco da Gama, o presidente Pedrinho desmente a informação.