Criadores falam sobre repercussão da ‘Baianidade Nagô’ entre vascaínos

Jorge Menezes e Jayme Neto, criadores da 'Baianidade Nagô', falaram sobre a repercussão da paródia entre os vascaínos.

Ritmo e melodia conhecidos do grande público aliados a uma letra que cita ídolos do Vasco. Foi essa a receita que fez com que a versão cruzmaltina de “Baianidade Nagô” ganhasse as redes sociais nos últimos dias, empolgasse os torcedores e até mesmo o perfil oficial do clube compartilhasse.

A paródia do axé que ficou famoso na década de 90, através da Banda Mel, é uma obra dos vascaínos Jorge Menezes e Jayme Neto. Na composição, nomes que marcaram época em São Januário, como Barbosa, Bellini, Ademir de Menezes, Dinamite, Romário e Edmundo.

Com Jorge no vocal e Jayme no banjo, eles entoaram a música de forma despretensiosa, durante um momento de descontração com amigos. A torcida aprovou e já há a tentativa de fazê-la chegar às arquibancadas.

“Sou professor há mais de 20 anos e, nas aulas de matemática e química, fazia algumas paródias. Há algum tempo tenho me dedicado a músicas para o Vasco. Essa da “Baianidade Nagô” é de março e acabamos divulgando agora. É uma forma de aproveitar esse momento da torcida, de resgate dessa que, para mim, é a mais bela história do futebol”, disse o empresário Jorge, que completou:

“É uma melodia que está na boca do povo. Sabíamos que ia pegar (risos)”.

Para o músico Jayme Neto, o fato de o vídeo ter sido amplamente compartilhado nas redes sociais foi uma surpresa. Ele, agora, torce para que a música seja cantada na Colina, o que representaria a realização de um sonho de infância.

“Honestamente, não esperava todo esse viral da música. Até por ser um vídeo totalmente amador. Escolhemos a “Baianidade Nagô” porque, além de ser um hit eterno, encaixou perfeitamente com a letra que homenageia nossos ídolos. Estamos na torcida para que pegue. Caso a música seja entoada em São Januário, será um sonho de infância se realizando”, apontou.

Jorge, por sua vez, já sentiu esse gostinho anteriormente. Ele é o autor de “A Cruz de Malta é quem me guia”, versão de “Descobrir dos sete mares”, de Tim Maia, e que foi adotada por uma das torcidas do Vasco.

A ideia deles com “Ídolos do Vascão, como foi batizada a versão de “Baianidade nagô”, é lembrar jogadores que fizeram parte da história do clube.

“Como que não vamos falar dos muitos craques que o Vasco já fez, que já defenderam o Vasco? Claro que não caberiam todos e, infelizmente, alguns ficaram fora. Mas a música é para esses grandes ídolos”, ressaltou Jorge.

Campanha por artistas

Pouco depois de a versão vascaína de “Baianidade Nagô” ter caído nas redes, diversos torcedores fizeram uma campanha para que a música fosse gravada e marcaram artistas notoriamente cruzmaltinos, como foi o caso de Teresa Cristina e Iza.

Recentemente, “Hoje o Vasco joga, amor”, paródia de “Tempos modernos”, de Lulu Santos, foi gravada por Lexa e MC Darlan e fez sucesso na torcida.

Veja a letra:

Ídolos do Vascão

“Já chegou o Vascão
Bellini, Mauro Galvão
Germano, Acácio e Barbosa

Pedrinho, Felipe foi magia
Dinamite artilharia
Eterno Ademir e Vavá

Luizão e Donizete
Animal em 97
Bebeto e o Baixinho a reinar
(Mil gols)

Com Sorato alegria
E o Denner covardia
Falta pro Juninho cobrar… Vai ser gol!

Eu vou
Cantar pelo time que encantou
São Januário templo levantou
Lutou pela igualdade na cor

Eu queria…
Que a mais linda história fosse eterna
Enquanto houver criança na Terra
O sentimento não pode parar”

Uol

Comente

Veja também
Vasco x Atlético-MG em São Januário
Vasco acelera conversas para definir novo treinador

O objetivo do Vasco da Gama é de que o novo treinador já esteja trabalhando nos primeiros treinos do elenco em 2025.

Maicon celebra gol contra o Vitória
Maicon faz balanço da temporada do Vasco e exalta união do elenco

Zagueiro do Vasco da Gama, Maicon avaliou a temporada da equipe que conquistou uma vaga na Copa Sul-Americana de 2025.

Souza, volante do Vasco
Souza tem treinado há mais de 2 meses como zagueiro no Vasco

Volante de origem, Souza teve poucas chances no meio e se colocou à disposição para atuar como defensor no Vasco da Gama.

Caetano, zagueiro do Corinthians
Veja jogadas de Caetano, cogitado no Vasco

Zagueiro que atuou pelo Goiás no Campeonato Brasileiro, Caetano pode pintar no Vasco da Gama para a próxima temporada.

Caetano, zagueiro do Corinthians
Vasco demonstra interesse em Caetano, zagueiro do Corinthians

O Vasco da Gama teria sondado o zagueiro Caetano, de 23 anos, que pertence ao Corinthians, mas estava emprestado ao Goiás.