Conheça a história do vascaíno que foi sepultado com bandeira e sob hino do Vasco

Honorato Santiago Gomes, que faleceu aos 70 anos, não escondia seu amor pelo Vasco da Gama e fazia dívida quando o Cube perdia.

Honorato Santiago Gomes, era torcedor do Vasco
Honorato Santiago Gomes, era torcedor do Vasco (Foto: Arquivo Pessoal Rone Gomes)

O amor de Seu Honorato Gomes pelo Vasco venceu obstáculos e durou até o último ato. As imagens do enterro do torcedor cruz-maltino, inclusive, ganharam as redes sociais e rendeu uma homenagem do clube, que ele nunca teve oportunidade de ver da arquibancada. Como a distância nunca foi problema nesta relação, pode-se dizer que ele estará na torcida para que o time comandado por Jorginho possa vencer o Cruzeiro nesta noite, no Mineirão, e dar mais um passo para se aproximar do acesso à Série A do Campeonato Brasileiro.

Os cariocas, com 48 pontos, iniciaram a rodada na quarta posição, e buscam aumentar a distância para o quinto colocado Londrina. Já os mineiros, que lideram a competição com 65 pontos, podem garantir vaga na elite do futebol, em caso de vitória.

A paixão de Seu Honorato pelo clube começou por causa da família. Filho de portugueses que vieram para o Brasil e desembarcaram na Ilha de Marajó, no Pará, ele se identificou com o clube, um “traço de união Brasil-Portugal”.

No decorrer da década de 70, ele foi para Humaitá, no Amazonas, onde o destino lhe fez conhecer Dona Otilia, uma ferrenha torcedora do Flamengo, rival do Vasco, e uma das responsáveis por nenhum dos nove filhos carregar no DNA o gosto pelo clube de São Januário.

Entre os corações rubro-negros, botafoguenses, palmeirenses e corintianos, porém, sempre houve uma torcida para que o Vasco pudesse ir bem. As vitórias, além do humor do “Couro Velho”, como ele era conhecido, também faziam bem ao bolso. A cada resultado negativo, ele queimava uma peça do clube, como camisa ou bandeira, mas, no dia seguinte, ia a uma loja de artigos esportivos da cidade e comprava uma nova, muitas vezes parcelado, segundo a família.

“Em dia de jogo do Vasco, ele sempre suspendia a bandeira em frente de casa. No jogo que o Vasco foi para a segunda divisão, no ano passado, ele ateou fogo na bandeira, chateado. Mas, no dia seguinte, já comprou outra bandeira. Ele sempre assistia aos jogos, tudo do Vasco”, conta o filho Risonilson Gomes.

Apesar do amor pelo Vasco, Seu Honorato nunca teve a oportunidade de ver um jogo do time ao vivo ou ir a São Januário devido aos custos necessários para isso. Assim, o rádio se tornou um companheiro inseparável.

Além da paixão pelo clube da Colina, ele também ficou conhecido na região pelas brincadeiras com os moradores.

“Quando ele via qualquer pessoa durante o dia que não estivesse no trabalho, falava: ‘malandragem, eu só quero viver minha vida!’ (risos)”, recorda a neta Brenda Gomes.

Aos 74 anos Seu Honorato acabou falecendo, vítima de um câncer no pâncreas. Como não poderia deixar de ser, ele foi enterrado enrolado na bandeira e sob o hino do Vasco, um último pedido. A as imagens, feitas por Rone Gomes, viralizaram após publicação do jornalista João Pedro Godoy nas redes sociais e chegaram ao clube.

O Cruz-Maltino homenageou o “Couro Velho” no minuto de silêncio antes do jogo contra o Náutico, em São Januário, local em que ele nunca pôde estar presente ainda em vida. Nas redes sociais oficiais, foi citado como “torcedor ilustre”.

Vasco oscila na Série B

Em campo, o time de Jorginho tenta engrenar para carimbar vaga no G4 nesta reta final da competição. Recém-contrato, o treinador retornou a São Januário para ocupar cargo que estava vago desde o fim de julho, com a demissão de Maurício Souza, e vinha sendo ocupado interinamente por Emílio Faro.

A mudança na comissão técnica aconteceu em meio a uma queda de rendimento e quando a posição na zona de classificação à elite do Brasileiro ficou em xeque. A estreia do comandante foi com derrota para o Grêmio, em Porto Alegre, mas na última sexta-feira a equipe bateu o Náutico, na Colina. Os jogos fora de casa, inclusive, têm sido uma pedra no sapato para o Cruz-Maltino nesta campanha.

“Sabemos que também tem o Sport e outras equipes se aproximando, como a Ponte Preta. A gente precisa estar concentrado, atento. É uma semana fundamental. O Cruzeiro é favorito, mas aqui é Vasco. Acredito nos meus jogadores. Contra o Grêmio, o time foi compacto, nossa transição melhorou bastante. Eu tenho cobrado dos mais jovens o quanto é importante…não dá para cobrar para o Nenê voltar. Eu falo com o Marlon, com o Yuri. É uma semana importante para a gente. Vamos nos concentrar no Cruzeiro, mas o jogo seguinte é fundamental. Espero que a gente tenha um final de campeonato mais tranquilo, mas sabemos como vai ser difícil”, disse, após o triunfo sobre o Timbu.

Fonte: Uol

1 comentário
  • Responder

    É que vcs não conhecem a história do meu irmão Ademir Linhares, de Nova Friburgo. Vascaíno roxo, nunca saiu de casa sem a camisa do Vascão e fez história mantendo a tradicão do nosso pai Crysantho Silva, o maior Vascaíno de Cantagalo. Dos três filhos do meu irmão, Alexsamer, Kelsamer e Ademir Júnior, assim como os netos tidos Vascaínos. O Ademir Júnior é chefe da Força Jovem 15 família de Nova Friburgo. No dia do sepultamento a torcida foi presente uniformizada e ele foi cremado com a camisa e bandeira do Vascão. Tudo ao hino do Vasco e gritos da torcida. Emocionante. Todos foram as lágrimas. Obrigado Força Jovem.
    Além disso tudo, meu irmão Ademir Linhares foi sócio proprietário remido do Vascão.

Comente

Veja também
Vegetti em jogo contra o Cuiabá
Vegetti alcança melhores números da carreira e fecha ano com chave de ouro

Destaque e artilheiro do Vasco da Gama em 2024, Vegetti alcança a maior marca da sua carreira e termina a temporada em alta.

Vasco x Fortaleza na Arena Castelão
Confira o raio-x dos jogadores do Vasco nesta temporada

Fim de temporada para o Vasco da Gama e o raio-x completo dos jogadores durante o ano de 2024; confira os números.

Pedrinho, presidente do Vasco
Vasco foi o 12º time brasileiro que mais faturou em premiações na temporada

Com participação na semifinal da Copa do Brasil, o Vasco da Gama ficou entre as 12 equipes que mais arrecadou com premiações em 2024.

Torcida do Vasco em São Januário
Vasco agradece apoio da torcida após temporada

Vasco da Gama encerra a temporada sem títulos, mais uma vez, mas conta com o apoio da torcida e Clube agradece nas redes sociais.

Mauricinho em jogo pelo Vasco
Mauricinho declara sua paixão pelo Vasco e desabafa após título na Libertadores

Tetracampeão da da Libertadores de futebol de areia com o Vasco da Gama, atacante Mauricinho declara e faz desabafo.