Confusão com decretos faz Globo viver situação rara no Carioca

A Globo viveu uma situação rara de cancelar transmissão do jogo entre Vasco da Gama e Macaé, após confusão com decretos.

A confusão com os decretos da Prefeitura do Rio de Janeiro, que suspendeu e depois autorizou ontem (20) a realização de jogos do Campeonato Carioca, deixou a Globo em uma posição desconfortável e rara. A emissora chegou a anunciar para hoje (21) a transmissão de Vasco x Macaé para Rio de Janeiro, Distrito Federal e outros 14 estados. Mas, mesmo antes de a partida ser adiada para quarta-feira (24), a rede já havia decidido que não faria a transmissão, por não ter tempo viável para estabelecer sua operação em São Januário.

O UOL Esporte relembra aqui alguns episódios em que jogos anunciados pela Globo acabaram não indo ao ar, tendo espaço reservado na grade —uma situação nada comum e que está longe do ideal, ferindo interesses comerciais e todo o encadeamento de sua programação.

Envolvendo clubes do Rio de Janeiro, um momento de convulsão social na Argentina forçou a mudança à emissora. Em 21 de dezembro de 2001, a final da Copa Mercosul entre San Lorenzo (ARG) e Flamengo teve de ser adiada devido a uma crise que explodiu nas ruas da capital argentina e causou a renúncia do então presidente Fernando De Lá Rua.

A final da Mercosul foi canceladas horas antes, e a equipe da Globo enviada a Buenos Aires foi deslocada para cobrir justamente o movimento popular. A situação causou, inclusive, uma situação insólita: Galvão Bueno, que narraria o jogo, foi a voz que anunciou a renúncia de De Lá Rua no “Jornal Nacional”. O jogo aconteceu mais de um mês depois, em 23 de janeiro em 2002.

Em São Paulo, outros dois casos. Em 2004, o jogo Paraná x Palmeiras válido pelo Campeonato Brasileiro daquele ano também ganhou chamada no ar. No entanto, a Record estava exibindo com exclusividade a Eurocopa de 2004, com uma boa campanha do Portugal do Felipão, dando índices generosos para a emissora.

Com a decisão exatamente no domingo à tarde, a Globo sentiu que o jogo do Verdão poderia não fazer frente no Ibope em concorrência com a final europeia. De última hora, entãoo, a rede optou pela exibição para o clássico entre Corinthians e Santos. Deu certo para a audiência: foi apertado, mas a Globo venceu 18 pontos a 16 no Ibope na Grande São Paulo.

Aí saltamos no tempo para 2013, quando Corinthians, Palmeiras e São Paulo foram eliminados precocemente da Libertadores. Para um jogo de quarta-feira, a alternativa seria um Santos x Joinville pela Copa do Brasil. Esse jogo chegou a ser anunciado no ar no “Bom Dia SP” pelo apresentador Rodrigo Bocardi. Mas no dia seguinte, a Globo mudou a grade e cancelou a transmissão do futebol para São Paulo. O “Cinema Especial” tapou buraco com um filme até então inédito na TV aberta nacional: “Encontro Explosivo”, com os astros Cameron Diaz e Tom Cruise.

Santos x Joinville acabou passando somente para as cidades que abrigam os clubes, além de Goiás e Tocantins. A emissora causou a ira dos torcedores do Santos na ocasião, que começaram a promover um boicote contra a Globo.

Vasco x Macaé marcaria o retorno da Globo ao futebol após três meses de paralisação pro causa da pandemia do novo coronavírus. Mesmo com a mudança de decreto que proibiu apenas jogos de Botafogo e Fluminense até o dai 25 de junho, a Globo afirmou que não poderia exibir a partida em suas mídias digitais por já ter desmobilizado a sua equipe de transmissão. O jogo foi adiado para a próxima quarta, às 21h30, numa tentativa de forçar a transmissão da emissora carioca.

Uol

Comente

Veja também
Mateus Carvalho supera desconfiança e vira peça vital para o Vasco em 2024; veja números

Volante do Vasco da Gama, Mateus Carvalho é um dos jogadores do atual elenco que mais vezes entrou em campo pelo Cruzmaltino neste ano. 

Sonhando com Libertadores, Vasco ainda precisa se garantir matematicamente na Série A

Com 43 pontos, Vasco da Gama luta por vaga na Libertadores do ano que vem, enquanto corre risco remoto de rebaixamento.

Vasco tenta melhorar média de gols contra rival rebaixado

Vasco da Gama e Atlético-GO se enfrentam neste sábado (30), às 21h30, em São Januário, pela 36ª rodada do Brasileiro.

Menino Gui é indicado a prêmio de torcedor do ano no Fifa The Best

Torcedor mirim do Vasco da Gama que luta contra a epidermólise bolhosa, Gui Gandra se tornou um símbolo do Clube.

Libertadores e Sul-Americana: Veja pontuação que o Vasco precisa para ir aos torneios

Vasco da Gama luta pela Sul-Americana enquanto ainda sonha com classificação para a Libertadores da próxima temporada.

Sair da versão mobile