Confira quais são as pendências e o que está por vir na eleição do Vasco

A Justiça determinou que a realização da eleição do Vasco da Gama aconteça no dia 14 de outubro com votação exclusivamente online.

Eleições Vasco da Gama
Eleições no Vasco da Gama (Foto: Paulo Fernandes)

O sócio do Vasco precisa, acima de tudo, ter resiliência. Com diversas nuances, a eleição presidencial do clube teve capítulos derradeiros ontem, primeiro com a decisão dos candidatos de se adiar o pleito e depois com a Justiça acatando a ação do presidente da Assembleia Geral, Faues Cherene Jassus, determinando que a votação aconteça 100% de maneira online e no dia 14 de novembro.

Mas afinal, após estas movimentações, quais ainda são as pendências e o que está por vir no processo eleitoral que definirá o presidente cruz-maltino para o próximo triênio?

Definição da empresa em reunião

Está marcada para amanhã (5) uma nova reunião entre os candidatos e os presidentes de poderes do clube. Em pauta, a definição da empresa que irá gerir a votação online.

Faues Jassus – conhecido na política vascaína como Mussa e que, segundo a Justiça até aqui, é o único responsável por definir as regras do pleito – já sinalizou anteriormente ser favorável a contratação da “Eleja Online”, que administrou a votação virtual da Assembleia Geral Extraordinária (AGE), onde foi definida a eleição como direta pela primeira vez na história do clube.

O dirigente, porém, colocou como opções mais duas empresas para apreciação dos envolvidos no pleito.

Chapas precisam convencer Mussa por eleição híbrida

A decisão da eleição 100% online não agrada a maioria das chapas e nem a maioria dos presidentes de poderes. Somente o grupo “Sempre Vasco”, do candidato Julio Brant, não se mostrou favorável, num primeiro momento, a um pleito híbrido, ou seja, com o sócio podendo escolher entre votar online ou presencialmente.

A “SV” se manifestou dizendo que prefere aguardar um parecer técnico da empresa que será contratada.

Entre os presidentes de poderes, Alexandre Campello, presidente da Diretoria Administrativa e que tenta a reeleição, e Silvio Godói, presidente do Conselho de Beneméritos, são favoráveis à eleição híbrida.

Roberto Monteiro, presidente do Conselho Deliberativo, e Edmilson Valentim, presidente do Conselho Fiscal, não compareceram à reunião e não se manifestaram.

Ao UOL Esporte, no entanto, Monteiro deu sua opinião sobre a decisão judicial.

“Sou defensor do estatuto e contra a ingerência de fora para dentro. Não existe isenção nenhuma do Presidente da Assembleia Geral. Sempre o que esteve por trás era a possibilidade de fazer a eleição com a empresa dele para beneficiar os filhos dele”, disse o presidente do Conselho Deliberativo, numa insinuação de que os filhos de Mussa são integrantes da chapa Sempre Vasco.

Mussa não pretende mudar decisão

A Justiça acatou a ação de Mussa e determinou que a eleição aconteça 100% virtual e no dia 14 de novembro, mas este cenário pode mudar caso assim queira o presidente da Assembleia Geral.

O estatuto permite que o dirigente defina a data e o formato de acordo com sua avaliação, mas uma nova mudança não parece ser algo que agrade o dirigente.

Ontem no fim da noite, por exemplo, ele emitiu uma nota oficial confirmando que manterá as determinações judiciais, justificando que uma eleição híbrida exige mais tempo para a estruturação e cadastro dos sócios, o que irá infringir o estatuto, que em seu artigo 58 diz que o pleito precisa ser marcado na primeira quinzena de novembro.

Mussa também acusou Campello de omissão em não aceitar as sugestões previamente e de tentar se perpetuar no cargo por mais tempo.

Eleições municipais

Outro ponto que, teoricamente, dificulta uma eleição híbrida no dia 14 de novembro é o fato de São Januário receber as eleições municipais no dia seguinte. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), as zonas que receberão as votações precisam estar liberadas 48 horas antes. Logo, a sede estará impossibilitada, restando a opção de que se realize o pleito vascaíno na sede da Lagoa ou do Calabouço, caso desistam da eleição 100% virtual.

E os “off-Rio”?

A decisão de adiar a eleição causou revolta em sócios de fora do Rio de Janeiro que já haviam comprado passagem para o dia 7 de novembro. Alguns pretendem ingressar na Justiça alegando prejuízo com a mudança.

Fonte: Uol

Mais sobre:Eleição
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Adson comemorando gol contra a Portuguesa-RJ
Saiba os motivos que fizeram Adson perder espaço no Vasco

Atacante contratado pelo Vasco da Gama, Adson jogou pouco minutos na equipe titular neste começo de Campeonato Brasileiro.

Zé Colmeia, Salgado e Osório
Jorge Salgado se solidariza com Zé Colmeia e aponta ‘censura’ no Vasco

Além de Jorge Salgado, outro integrante da política do Vasco da Gama que se solidarizou foi o conselheiro Julio Brant.

Payet lamenta jogada desperdiçada
Payet sente joelho no treino, não está 100% e segue como dúvida

O meio-campista do Vasco da Gama, Dimitri Payet, sentiu no treino desta terça-feira e seguirá o trabalho gradativo para o retorno.

Newton e Ronaldo são apresentados pelo Criciúma
Criciúma terá novidades para o jogo contra o Vasco

O técnico Cláudio Tencati ganhou as opções de Newton e Ronaldo, novos reforços, para o jogo contra o Vasco da Gama.

Sub-20 do Vasco vence o Flamengo
Final entre Vasco e Flamengo pela Copa Rio Sub-20 será neste domingo, em São Januário

A FERJ decidiu a data do jogo de volta entre Vasco da Gama x Flamengo, pela partida de volta da final da Copa Rio Sub-20.