Confira os momentos mais marcantes do Vasco em 2018

Confira abaixo os momentos mais marcantes do Vasco da Gama em 2018, que vai da eleição até o jogo final do Brasileiro.

O LANCE! apresenta nesta sexta-feira uma retrospectiva, em dez imagens, dos momentos mais marcantes do Vasco neste 2018. Desde a eleição do presidente Alexandre Campello, até a garantia da permanência na elite do Campeonato Brasileiro em 2019 apenas na última rodada, diante do Ceará. Confira a seguir!

Em janeiro, o Vasco elegeu o novo presidente para o triênio 2018/2020. Alexandre Campello ganhou o pleito entre os conselheiros no Deliberativo, a segunda parte do processo eleitoral. A oposição, liderada pelo grupo "Sempre Vasco" através do advogado Alan Belaciano, segue tentando a anulação da eleição por meio judicial - o pleito já foi anulado duas vezes, mas atualmente a decisão está com efeito suspensivo da segunda instância do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

O goleiro Martin Silva terminou a temporada aquém, negocia a rescisão com o Vasco após ter recebido propostas do Cerro e do Libertad, do Paraguai, mas o uruguaio, há cinco anos em São Januário, teve os seus momentos de glória. Na Conmebol Libertadores, por exemplo, em fevereiro, na disputa de pênaltis fora de casa diante do Jorge Willstermann, foi o responsável por garantir a classificação do Vasco à fase de grupos após ter sido derrotado no tempo normal por 4 a 0 - e no jogo de ida, no Rio de Janeiro, vencido pelo mesmo placar.

No último jogo da temporada, neste mês, pelo Campeonato Brasileiro, o Vasco se livrou de um quarto rebaixamento na competição ao empatar, fora de casa, com o Ceará, por 0 a 0. O resultado garantiu o Cruz-Maltino na elite do futebol nacional em 2019, acabando com o drama que foi vivenciado pelos vascaínos ao longo de toda a temporada.

A única possibilidade real de título do Vasco neste 2018 foi no Campeonato Carioca. A equipe comandada pelo então técnico Zé Ricardo enfrentou o Botafogo, do então treinador Alberto Valentim - hoje ambos estão nos times contrários -, e acabou sendo derrotada, terminando com o vice-campeonato.

Outra competição que o Vasco participou e não foi bem foi a Copa do Brasil. Diante do Bahia, a equipe carioca acabou sendo eliminada do campeonato e de maneira antecipada.

Na Sul-Americana, o Vasco também foi eliminado no início da disputa. Desta vez, o adversário era a LDU, do Equador.

Yago Pikachu terminou o ano em alta no Vasco. O meia acabou 2018 como o artilheiro cruz-maltino, com 19 gols marcados. Para 2019, ele deve deixar São Januário - recebeu propostas de outros clubes, inclusive do exterior, com o Orlando City, dos Estados Unidos da América, estando mais avançados nas conversas.

Clube centenário, o Vasco completou neste 2018 120 anos de história. Vários eventos especiais aconteceram em comemoração para a data especial, principalmente no Complexo Esportivo de São Januário.

A maior contratação do Vasco nesta temporada foi o atacante Maxi López. O argentino se destacou chegando a São Januário no segundo semestre, tendo sido fundamental na briga que garantiu a permanência cruz-maltina em 2019 na elite do Campeonato Brasileiro.

Outro responsável diretamente pela permanência do Vasco na elite do Campeonato Brasileiro em 2019 foi o goleiro Fernando Miguel. Nos últimos jogos da temporada, ele ganhou a posição de titular, então de Martin Silva, e fez defesas milagrosas, como no jogo diante do São Paulo, em novembro, em São Januário.

Leia mais sobre: Futebol

Comentários

Últimas notícias

Veja mais notícias »