Confira os bastidores da eleição do Vasco

A eleição do Vasco da Gama foi bastante conturbada, como as anteriores, teve apagão e segue com o futuro indefinido.

Eleição do Vasco foi suspensa
Eleição do Vasco foi suspensa (Foto: Hector Werlang)

“Vai dar Vasco”. O lema-chiclete de Luiz Roberto Leven Siano ficou próximo de se tornar realidade na eleição que não teve fim nesse já histórico 7 de novembro de 2020 na política vascaína. Com recurso de última hora na Justiça obtido na noite de sexta-feira, Leven comemorou a notícia como gol em final de campeonato. Era o início de mais uma página tumultuada na história política do clube, indo até as 4h20 da manhã deste domingo. E sem definição sobre o futuro.

Os carros de som do candidato da chapa “Somamos” chegaram a São Januário ainda na noite de sexta, horas depois da decisão do desembargador Camilo Rulière, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Instalou telão em frente à porta principal de São Januário e inflamou a militância que lembrou antigas estratégias eleitorais de Eurico Miranda, cujos apoiadores compareciam em peso nas primeiras horas das eleições.

Pela manhã, o que se viu foi um “mar branco” de pessoas com a camisa branca de Leven dominando a rua General Almério de Moura.

A eleição marcada na noite de sexta pegou de surpresa até mesmo um dos principais concorrentes. Jorge Salgado estava em sua fazenda no interior do Rio de Janeiro, esperando que a eleição fosse realizada somente no dia 14 de novembro. Só chegou a São Januário depois das 13h, o que causou aflição nos seus apoiadores. Os “roxos” – da chapa “Mais Vasco” – passaram a madrugada rodando milhares de fichas de Salgado para concorrer na disputa.

Salgado e Julio Brant, que virou candidato em 2014 depois da desistência do empresário, hoje líder da “Mais Vasco”, discutiram até altas horas da madrugada de sábado estratégias, sem descartar um apoio para quem tivesse mais chances de vencer Leven. Na verdade, discutiam até mesmo se iriam para a eleição. Havia, dos dois lados, esperança em vencer no voto, mesmo em alegada desvantagem – entendiam, amarelos (“Sempre Vasco”) e roxos, que Leven já tinha seu time em campo.

Nos cálculos das duas chapas, apenas com torcedores de fora do Rio – que participariam em pleito online ou híbrido -, seriam, pelo menos, mil votos a mais, que eles acreditavam que seriam divididos entre “Mais Vasco” e “Sempre Vasco”. Em bocas de urna divulgadas por cada chapa, ora um aparecia em segundo, ora o outro. Disputavam voto útil, enquanto Leven estava em clima de “já ganhou”.

Os corredores dos tribunais

Um nome pouco conhecido da torcida vascaína ganhou notoriedade nas últimas semanas na política do clube: Werson Rêgo. Eleito desembargador no Tribunal de Justiça do Rio há seis anos, Rêgo recebeu “moção de repúdio” em reunião do Conselho Deliberativo – pelas críticas que fez aos opositores da chapa amarela, a qual apoia, no Twitter.

Na rede social, ele define-se desta maneira: “Deus, Família e Justiça, meus valores. Vasco da Gama, minha paixão”. Apoiadores da chapa de Leven Siano comemoraram a vitória na sexta, aos 45 minutos do segundo tempo, contra o que consideravam suposta influência de Rêgo nas decisões do tribunal fluminense. Rêgo, durante a votação deste sábado, criticava a decisão em segunda instância da Justiça, que remarcou a eleição das 20h de uma sexta-feira para as 9h da manhã seguinte.

Horas mais tarde, decisão do presidente do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Martins, em Brasília, suspendeu a eleição.

Depois da avalanche de branco pela manhã, com presença maciça de eleitores de Leven, apoiadores de Salgado e Brant passaram a dividir a rua e mostraram força, mas uma ausência foi sentida: o ídolo Edmundo, nome forte no grupo de Brant. No início da tarde, já existia burburinho de possível paralisação da eleição, mas roxos e amarelos contavam com possível virada.

Campello, mesmo com o hit “Campellooooo, obrigadoooo, por você realmente existir” nas alturas no entorno de São Januário, já sentia que estava fora da jogada. Sérgio Frias, sem chance de vitória, era parabenizado pela valentia de ficar até o fim na disputa.

Decisão judicial ignorada

Depois de episódios de agressão – verbal e até física, contra Luis Manoel Fernandes, de um candidato a conselheiro da “Sempre Vasco” -, os ânimos se acalmaram dentro de São Januário. Leven comemorava, Salgado e Brant dialogavam, mas não saíam do lugar.

Boa parte do grupo de Salgado apoiou Brant em 2017, e havia expectativa de alguns apoiadores dos dois lados sobre uma união contra Leven. No entanto, depois de várias conversas até a interrupção da eleição, não houve acordo entre os dois.

O estouro com a notícia da suspensão, pouco antes das 20h, provocou novo imbróglio. A decisão suspendia todo o processo eleitoral de sentença anterior, do desembargador Camilo Rulière, mas não provocou paralisação imediata no Vasco. Leven protestou.

– Não está suspenso o fato jurídico. Estão suspensos os efeitos da eleição – dizia.

No que era contrariado pelo vice-presidente jurídico do Vasco, Rogério Peres. O clube recebeu a intimação por volta das 20h, por e-mail, mas, depois do manifesto de Leven, três integrantes da mesa diretora votaram por continuar a eleição. Eram eles o presidente do Conselho Deliberativo, Roberto Monteiro, o presidente do Conselho de Beneméritos, Silvio Godói, e o vice-presidente do Conselho Deliberativo, Sérgio Romay.

Naquele momento – Mussa havia ido embora depois da suspensão da eleição -, o vice-presidente da Assembleia Geral, Alcides Martins, presidia a seção eleitoral. Ele se eximiu do voto e acatou os companheiros de mesa diretora. Três candidatos se retiraram do pleito por discordar da retomada: Alexandre Campello, Jorge Salgado e Julio Brant.

Para quem esperava para o apagar das luzes alguma mudança no quadro, fica uma aula de Vasco. Em São Januário, apagar das luzes não é apenas um ditado popular. Repetindo lendária história que se atribui a Eurico Miranda, em 1969, quando era diretor de patrimônio do clube teria apagado as luzes para impedir cassação de Reinaldo Reis, o presidente Alexandre Campello ordenou que as luzes do ginásio fossem apagadas. No breu, Leven protestou e esbravejou.

Após o apagão, restou pouca gente. Mas a luz voltou e, diante da impossibilidade de encontrar um lugar para abrigar as urnas lacradas, a mesa diretora decidiu contar os votos. Quem já viu fotos ou vídeos de apurações passadas, com centenas de pessoas ansiosas pelo resultado, ficou espantado com a imagem da madrugada em São Januário. Resumia o cenário o cochilo tirado por Leven Siano no colo de sua mulher enquanto esperava o início da contagem.

A contagem de votos começou à 1h51, com apenas dois candidatos presentes: Leven Siano e Sérgio Frias. Os outros três – Alexandre Campello, Jorge Salgado e Julio Brant – haviam deixado o local fazia muito tempo. Da decisão judicial de sexta ao fim da contagem de votos de uma eleição já suspensa pelo presidente do STJ, foram 32 horas que ficarão marcadas na história do Vasco.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Eleição
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
2 comentários
  • MAIS UMA VEZ RIDÍCULA A ELEIÇÃO DO MEU VASCO!!

  • Responder

    Leven, na cabeça, espero muito um bom e ótimo retorno e que tenha um grande sucesso pela sua vitória, e cumpre o que vc prometeu ??????
    Pq de 71, já estou cansado de ser enganado lhe desejo boa sorte e vê se consegue se afastar desse euriquinho, esse é raiz ruim pode contaminar a sua gestão, cuidado fique de olho nele????.

Comente

Veja também
Pedrinho na Sede Náutica da Lagoa
Saiba de quanto Pedrinho abriu mão de receber do Vasco

O presidente do Vasco da Gama, Pedrinho, abriu mão de receber uma boa quantia do Clube quando assumiu o comando.

Vitor Roma em entrevista ao canal Fanático Vascaíno
Vitor Roma afirma que Salgado ignorou alerta sobe redução de sócios da associação

Vitor Roma, ex-VP de marketing do Vasco da Gama, disse que Jorge Salgado também não escutou plano para evitar esvaziamento.

Belinho no Dínamo Zagreb, da Croácia
Belinho, ex-Vasco, se naturaliza croata e é tido como promessa na Europa

Destaque do Dínamo Zagreb, da Croácia, ex-meia do Vasco da Gama brilha no futebol europeu e será convocado para a seleção em breve.

Diego Pereira discursando no vestiário do Vasco
Preparador físico Diego Pereira analisa treinos do Vasco visando o Brasileiro

O Vasco da Gama aproveita o período sem jogos e monta um planejamento específico para cada semana de treino.

Sérgio Frias é candidato à presidência do Vasco
Sérgio Frias lança livro que mostra uma vitória do Vasco para cada dia do ano

Benemérito do Vasco da Gama reúne 366 vitórias do Clube, uma para cada dia do ano, e lança livro ‘Vitorioso Todo Dia’.