Confira detalhes da relação de Jorge Sampaoli com o Vasco

Técnico do Atlético-MG, Jorge Sampaoli comprou uma camisa vascaína em uma viagem às Cataratas do Iguaçu, em 1980.

Jorge Sampaoli com a camisa do Vasco da Gama
Jorge Sampaoli com a camisa do Vasco da Gama (Foto: Reprodução/TyC Sports)

A 13ª rodada do Brasileirão será finalizada no domingo, às 20h30 (de Brasília), com um grande jogo. O Atlético-MG (líder) vai receber o Vasco (5º colocado), no Mineirão, em um duelo que vale muito para os dois times que brigam no pelotão de cima da tabela. A partida é mais um capítulo da curiosa relação entre Jorge Sampaoli e o Cruzmaltino, que começou muito antes de o argentino se tornar treinador.

Em 2017, a TyC Sports, emissora argentina de televisão, veiculou um documentário chamado “El origen” (A origem, em português), sobre a trajetória de Sampaoli. Nele, logo nos primeiros minutos, uma foto chama atenção. O jovem Jorge, em algum momento da década de 1980, vestia uma camisa do Vasco.

O ge foi atrás dessa história. Quem explicou a foto foi Pablo Paván, jornalista, amigo e biógrafo do treinador argentino. Pablo revelou que a camisa foi adquirida por Sampaoli em uma viagem dele com seu pai às Cataratas do Iguaçu (na fronteira entre Brasil e Argentina). O então jovem de 20 e poucos anos gostou do uniforme, comprou e usava com frequência em Casilda, sua cidade natal.

– A respeito da história que me consultam, Jorge estava com uma camisa do Vasco da Gama nessa foto. Comprou em uma viagem que fez às Cataratas do Iguaçu com seu pai. Gostou da camisa, comprou e usava às vezes em Casilda, na década de 80. Por isso existe esse registro de Sampaoli com a camisa do Vasco da Gama.

Rivais em 2011

A relação entre Jorge Sampaoli e o Vasco teve um capítulo relevante em 2011. Naquele ano, o técnico foi campeão da Sul-Americana com a Universidad de Chile. Esse é, até hoje, o maior título conquistado pelo argentino como comandante de um clube. O confronto com os cariocas foi na semifinal. No Rio, empate por 1 a 1. No Chile, vitória da equipe de Sampaoli por 2 a 0 (veja os dois vídeos abaixo). A final foi contra a LDU, do Equador. O time chileno venceu os dois jogos (1 a 0 e 3 a 0) e ficou com a taça.

Aquela equipe campeã com a Universidad de Chile (sob comando de Jorge Sampaoli) tinha jogadores que, hoje, são conhecidos pelos brasileiros. Eduardo Vargas, por exemplo, fez gol no segundo jogo. Ele defendeu o Grêmio em 2013 e, atualmente, defende o Tigres, do México. Vargas está na mira do Atlético para a janela internacional de outubro. É um jogador indicado/pedido por Jorge Sampaoli.

Outro conhecido daquela La U é Charles Aránguiz. O meia jogou os 90 minutos nas duas partidas contra o Vasco. Em 2014 e 2015, defendeu o Inter. Hoje, joga no Bayer Leverkusen, da Alemanha.

O time do Vasco, eliminado pela La U de Sampaoli em 2011, teve, no primeiro jogo da semifinal: Fernando Prass; Fagner, Dedé, Renato Silva e Jumar; Allan (Leandro), Rômulo, Juninho Pernambucano, Felipe (Fellipe Bastos) e Bernardo; Elton (Alecsandro). A escalação da segunda partida, vencida pelos chilenos, teve: Fernando Prass; Fagner, Dedé, Renato Silva e Jumar; Rômulo, Nilton, Allan (Bernardo), Juninho Pernambucano (Leandro) e Diego Souza (Diego Rosa); Alecsandro.

No domingo…

O Atlético está com a motivação em alta para vencer mais uma e se sustentar como líder isolado do Brasileirão. O Galo venceu os cinco jogos que fez no Mineirão na competição. Contando o Campeonato Mineiro, são 10 vitórias seguidas no estádio.

Quem vai tentar atrapalhar a ótima sequência atleticana é o Vasco de Ramon Menezes, que tem o argentino Cano, conterrâneo de Jorge Sampaoli, como principal destaque individual. O treinador da equipe carioca comentou a dificuldade do jogo, mas mostrou confiança: “Temos que respeitar, mas somos Vasco da Gama”. Do outro lado é o Galo de Sampaoli, que, desta vez, ao contrário dos tempos de garoto, tem a camisa cruzmaltina como adversária.

Veja o vídeo:

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Jorge Sampaoli
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
João Victor em ação pelo Vasco contra o Fluminense
João Victor será avaliado e pode desfalcar o Vasco contra o Fluminense

Zagueiro do Vasco da Gama, João Victor sofreu uma pancada no joelho contra o Bragantino no meio de semana.

De Lucca em campo na vitória sobre o Boavista
De Lucca pode deixar o Vasco

Sem receber muitas oportunidades, o volante De Lucca não deve permanecer no Vasco da Gama nesta temporada.

Vegetti comemorando gol contra a Portuguesa-RJ
Vegetti se torna o 9º estrangeiro com mais gols pelo Vasco

O atacante do Vasco da Gama, Pablo Vegetti, chegou ao 17º gol na derrota por 2×1 para o Bragantino, e superou o compatriota Andrés Ríos.

Hugo Moura concede entrevista à Vasco TV
Hugo Moura explica escolha e garante dedicação no Vasco

O volante do Vasco da Gama, Hugo Moura, ainda se mostrou confiante que a equipe terá bons resultados na temporada.

Paulo Henrique em ação pelo Vasco contra o São Paulo
Paulo Henrique vive má fase e vê titularidade ameaçada no Vasco

O lateral-direito do Vasco da Gama, Paulo Henrique, tem se mostrado bem abaixo do que já mostrou com a camisa vascaína.