Confira detalhes da carreira e estilo de Marcelo Cabo, novo técnico do Vasco

O técnico Marcelo Cabo tem contrato com o Vasco da Gama até o final de 2021 e terá a missão de reconstruir o elenco.

Marcelo Cabo é o novo técnico do Vasco
Marcelo Cabo é o novo técnico do Vasco (Foto: Assessoria/ACG)

Marcelo Cabo, novo técnico do Vasco, chega a São Januário em meio à maior crise institucional e financeira da centenária história do clube. Afinal, ele terá a missão de reerguer novamente o Gigante da Colina após o quarto rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro.

Ele chega para substituir Vanderlei Luxemburgo, dispensado na última sexta-feira pela diretoria cruzmaltina. Ele não resistiu ao fracasso do time na temporada de 2020. Marcelo Cabo subiu com o Atlético-GO e CSA, em 2016 e 2018 da Série B para Série A, respectivamente.

O técnico tem o hábito de escalar suas equipes no 3-6-1 com variação para o 4-2-3-1. Além disso, Marcelo Cabo é conhecido por montar times consistentes na marcação. Contudo, ele gosta de jogadores rápidos e com boa saída de bola.

O comandante não abre mão de ter dois volantes mais marcadores, um meia centralizado, um atacante rápido pelo lado direito e outro que atue pelo lado esquerdo. Na frente, joga com um centroavante ou um atacante rápido centralizado, para puxar os ataques em velocidade.

Atualmente o Vasco tem um atacante que se tornou o símbolo de raça em campo: Germán Cano. O argentino incomoda os adversários explorando pouco espaço na área para finalizar, é importante no papel de pivô e faz muitos gols dentro da área.

Para fechar o time, Marcelo Cabo costuma tirar um meia ou atacante para colocar um terceiro zagueiro ou volante. Para lançar a equipe ao ataque, ele gosta de tirar um zagueiro e recua um volante com mais qualidade com a bola nos pés para compor a defesa.

No Vasco, Marcelo Cabo terá de reconstruir o elenco com criatividade. Afinal, o clube não tem muito dinheiro em caixa para empenhar na contratação de reforços. Além disso, o treinador precisará encontrar peças de qualidade na base para formar um time competitivo em 2021.

A carreira de Marcelo Cabo

Marcelo Ribeiro Cabo iniciou a carreira de treinador no Bangu em 2004. Fez seu nome no futebol trabalhando no Rio de Janeiro onde acumulou experiência no Bonsucesso. Volta Redonda, Macaé, Tigres do Brasil e Resende.

Além disso, o treinador também comandou o São Bento-MA, Atlético Tubarão-SC, Tombense-MG, Nacional-MG, Figueirense, Guarani, CSA, Vila Nova, CRB e Atlético-GO. No exterior, ele comandou o Al Nars, da Arábia Saudita e Al Arabi, do Kuwait.

Em 2006, ele foi auxiliar técnico de Marcos Paquetá, na Arábia Saudita, na Copa do Mundo da Alemanha. Em 2010, foi observador técnico da seleção brasileira comandada por Dunga na Copa do Mundo da África do Sul.

O Vasco será o primeiro grande clube na carreira de Marcelo Cabo. Porém, a relação entre o treinador e o Gigante da Colina é antiga. Afinal, ele foi atleta de futsal na década de 90, quando seu filho, Gabriel Cabo, ainda era criança.

Os títulos de Marcelo Cabo

Aos 54 anos, Marcelo Cabo levantou quatro taças ao longo da carreira. Em 17 anos, só para exemplificar, ele conquistou a Série B do Campeonato Brasileiro (2016), o Campeonato Goiano (2020) e o Campeonato Alagoano (2018, 2019 e 2020).

Fonte: Torcedores.com

Mais sobre:Marcelo Cabo
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
4 comentários
  • Responder

    Não sei se os vascaínos lembram do técnico do Volta Redonda que por decidir o campeonato com o Fluminense, foi contratado pelo Vasco. Foi um fiasco. Que o Marcelo Cabo não seja igual. É na barca, tem que ter Carlinhos, Gustavo Torres, Wesley e Guilherme Paredes como passageiros .

  • Responder

    Parece ser mais um retranqueiro como Luxemburgo, Sá Pinto e tb o Ramon que virou retranqueiro depois.
    Isso só funciona em time pequeno essa coisa de retranca.
    Chega da uma tristeza qd a gente ler que o cara gosta as vezes de 3 volantes e 3 zagueiros e só 1 atacante.
    Futebol pra cima e pra frente ninguém ler nada.
    Só se na prática for bem diferente, pq pela teoria, lá vem mais um fiasco que vai ter que deixar no banco ou esquecido nossas joias do sub 20, pq não vai ter vaga pra eles nesse esquema de retranca, como com os técnicos anteriores e vai afundar de vez: Lucas Santos, Talles, Vinicius, Juninho Tiago Reis e Pec.
    E vai escalar os ruins do Bruno Gomes e Andrey, Henrique e Tenório.
    Tudo pronto pra mais um fiasco.
    Infelizmente a reportagem mostra isso.

  • Responder

    Marcelo, desejo muita sorte e torço para que você consiga implantar um sistema de jogo que o Vasco jogue bola do meio de campo para frente. Nesses últimos anos o Vasco tem abdicado de jogar bola, são 11 jogadores no campo de defesa, só assistindo os outros times jogarem.

  • Responder

    Que seja feliz!!!

Comente

Veja também
Hugo Moura concede entrevista à Vasco TV
Hugo Moura explica escolha e garante dedicação no Vasco

O volante do Vasco da Gama, Hugo Moura, ainda se mostrou confiante que a equipe terá bons resultados na temporada.

Paulo Henrique em ação pelo Vasco contra o São Paulo
Paulo Henrique vive má fase e vê titularidade ameaçada no Vasco

O lateral-direito do Vasco da Gama, Paulo Henrique, tem se mostrado bem abaixo do que já mostrou com a camisa vascaína.

Estádio do Maracanã
Vasco tenta recuperar pontos e eliminar Fla-Flu da licitação do Maracanã

O Vasco da Gama está tentando obter a pontuação máxima na última etapa e argumenta para eliminar Flamengo e Fluminense.

Adson em ação pelo Vasco contra o Flamengo
Reserva, Adson segue devendo em campo pelo investimento do Vasco

Segunda contratação mais cara do Vasco da Gama em 2024, o atacante Adson ainda não se destacou e tem sido reserva.

Dener em treino do Vasco
Agente diz que Eurico ‘queria de qualquer maneira’ manter Dener no Vasco

Na próxima sexta (19) completa 30 anos da morte de Dener e empresário revelou desejo de Eurico Miranda no Vasco da Gama.