Confira a situação contratual dos jogadores do Vasco e quem pode ficar para 2022

Reformulação do elenco do Vasco da Gama para a próxima temporada segue a todo vapor nos bastidores de São Januário.

Marquinhos Gabriel durante jogo contra o Guarani
Marquinhos Gabriel durante jogo contra o Guarani (Rafael Ribeiro/Vasco)

Ainda sem contratações, o Vasco concentra a primeira parte de sua reformulação nas saídas. Até o momento, o clube confirmou que oito jogadores com contratos no fim não ficarão em 2022. Entre eles, Germán Cano, principal nome do elenco vascaíno nas duas últimas temporadas.

A barca, no entanto, não vai parar por aí. Há outros nomes com vínculos no fim e até jogadores com contrato que têm a permanência avaliada. Obviamente contratos em vigor podem ser um obstáculo, mas em São Januário a ordem é reavaliar todo o elenco, independentemente da situação contratual.

Ainda sem um diretor-executivo, desde a saída de Alexandre Pássaro há quatro semanas, os casos estão sendo avaliados pelo presidente Jorge Salgado, com a ajuda do técnico Zé Ricardo que, mesmo de longe, já se envolve na formação do elenco para 2022. O técnico está no Catar e é aguardado na próxima semana em São Januário.

Daniel Amorim, Morato e Marquinhos Gabriel têm contrato até o fim do mês e ainda não tiveram o futuro definido. Os dois primeiros estão emprestados, respectivamente, por Tombense e Bragantino. O caso de Marquinhos Gabriel é diferente. Sem vínculo com outro clube, o meia está nos planos da comissão técnica, e o Vasco tentará um acordo de renovação.

Há ainda a situação de Vanderlei. O goleiro atingiu meta de jogos estipulada em contrato que prevê renovação automática com o mesmo salário. Caso conseguisse o acesso, o valor seria reajustado. No entanto, como perdeu espaço ao longo da Série B e terminou a temporada na reserva, a situação está sendo avaliada pelas duas partes. Hoje, a tendência é que ele não permaneça em São Januário.

Entre os atletas com contrato, a maior dúvida paira sobre o futuro de Leandro Castan. O capitão vascaíno tem vínculo até o fim de 2022, mas terminou o ano em baixa, muito vaiado pela torcida.

O desgaste vem desde o rebaixamento e, para muitos, a relação de quatro temporadas deveria chegar ao fim. Inclusive há uma pressão interna pela saída do zagueiro. Após a saída de Cano, é o caso tratado com mais cuidado. A decisão, no entanto, passa também pela avaliação da comissão técnica e pela possibilidade de um acordo.

Jogadores em fim de contrato

Marquinhos Gabriel: sem vínculo com outro clube e com contrato no fim, está nos planos do Vasco, que tem interesse na renovação.

Morato: emprestado até o fim do mês pelo Bragantino, sua permanência é avaliada pela comissão técnica. Para o jogador também seria interessante jogar a Série A em 2022, o que pode pesar. Hoje, pelo desgaste com a torcida, a tendência é que Morato não fique, mas ainda não há uma definição.

Daniel Amorim: emprestado pela Tombense até o fim do mês, deixou boa impressão quando teve oportunidade. Sua permanência, no entanto, ainda é incerta.

Vanderlei: a situação do goleiro é peculiar. Após atingir meta de jogos estabelecida, seu contrato prevê renovação automática por mais um ano. O novo vínculo, no entanto, ainda não foi assinado, e a tendência é que as partes entrem em um acordo para o fim da relação.

Jogadores com contrato

Leandro Castan: parte da diretoria do Vasco entende que o melhor caminho é encerrar a relação, devido ao desgaste do zagueiro com a torcida, além da queda técnica na última temporada. A permanência, no entanto, também passa por avaliação da comissão técnica. Castan renovou contrato no início do ano, quando aceitou reduzir o valor.

É uma situação delicada, que o clube trata com cuidado. Apesar da permanência de Castan encontrar muita resistência interna, a direção entende que ele é um jogador que tem uma história no clube, sempre se dedicou e isso é levado em consideração. A tendência é que as partes busquem um acordo pelo fim do vínculo.

Léo Matos: é outro que aceitou reduzir o salário após o rebaixamento e renovou até dezembro de 2022. Sua permanência vai depender de avaliação de Zé Ricardo.

Quem já saiu

  • Andrey
  • Cano
  • Ernando
  • Zeca
  • Walber
  • Romulo
  • Michel
  • Léo Jabá

Fonte: Globo Esporte

2 comentários
  • Responder

    Se Marquinhos Gabriel ficar eu acabo desligando de vez do Vasco, já saí de ser sócio, tenho atualmente a premiere, caso ele seja recontratação quem roda é a Sky agora, e depois a globo play, aí depois não vou passar mais raiva…kkkkk

  • Responder

    Pelo amor do Vasco; manda Marquinho Gabriel sumir de São Januário. Leva junto Morato.

Comente

Veja também
Payet em São Januário após vitória
Payet fecha 2024 como jogador do Vasco com mais assistências

Camisa 10 do Vasco da Gama, o francês Dimitri Payet disputou 44 partidas na temporada, marcando seis gols pelo Cruzmaltino.

Souza está de volta ao Vasco
Souza avalia ano do Vasco e revela pretensões para 2025

Sem muito espaço no Vasco da Gama, o volante Souza analisou a temporada do Clube e celebrou a vaga na Copa Sul-Americana.

Jogadores comemorando gol contra o Cuiabá
Veja os jogadores do Vasco com mais participações em gols, desarmes, cartões e minutos em 2024

Rankings com o desempenho dos atletas do Vasco da Gama mostra um raio-x do elenco Cruzmaltino na temporada.

Vasco x Atlético-MG em São Januário
Vasco acelera conversas para definir novo treinador

O objetivo do Vasco da Gama é de que o novo treinador já esteja trabalhando nos primeiros treinos do elenco em 2025.

Maicon celebra gol contra o Vitória
Maicon faz balanço da temporada do Vasco e exalta união do elenco

Zagueiro do Vasco da Gama, Maicon avaliou a temporada da equipe que conquistou uma vaga na Copa Sul-Americana de 2025.