Concessão do Maracanã será debatida nesta quarta; Vasco pode fazer gestão conjunta

O Vasco da Gama pretende fazer uma gestão conjunta do estádio do Maracanã ao lado dos rivais Flamengo e Fluminense.

Torcida do Vasco no Maracanã
Torcida do Vasco no Maracanã

Está marcada para esta quarta-feira, das 14h às 17h, a audiência pública para debater a nova concessão da gestão do Maracanã. No evento, serão apresentadas propostas relativas à formatação inicial do projeto, que prevê um número mínimo de jogos a serem disputados no estádio anualmente. Caso a exigência seja mantida, cresce a possibilidade que Flamengo, Fluminense e Vasco apresentem uma proposta conjunta para administrar o complexo.

O edital pede como comprovação de qualificação técnica a garantia de que ocorrerão pelo menos 70 datas das principais competições de futebol no estádio anualmente, sendo 54 delas de Brasileirão (séries A e B), Copa do Brasil, Libertadores e Sul-Americana. No Maracanãzinho, são exigidas 12 datas de eventos oficiais de modalidades esportivas.

“Apresentar documento comprobatório de que o licitante possui o direito de realizar no mínimo 70 (setenta) datas oficiais de futebol no Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã), das quais, no mínimo 54 delas sejam obrigatoriamente de Campeonatos Brasileiro das Séries A e/ou B e da Copa do Brasil todos organizados pela Confederação Brasileira de Futebol – CBF e das principais competições internacionais, assim consideradas a Copa Libertadores da América e a Copa Sul Americana, ambas organizadas pela Confederação Sul Americana de Futebol – CONMEBOL”, diz trecho do documento.

Até o momento, Flamengo e Fluminense, que vinham administrando o Maracanã, somam 55 jogos em casa na temporada 2021 contando apenas as competições descritas no edital para os 54 jogos. Uma entrada do Vasco no cenário ajudaria a garantir que a conta feche, uma vez não há a garantia de que a dupla dispute a mesma quantidade de partidas como mandante nas próximas temporadas.

O rubro-negro e o tricolor gerem o Maracanã desde abril de 2019, com concessão que vinha sendo renovada semestralmente. A dupla segue interessada no novo projeto, assim como o cruz-maltino. Com o Nilton Santos, o Botafogo, até o momento, não mostrou interesse público no projeto.

Em entrevista ao jornal “Folha de S. Paulo”, o secretário estadual da Casa Civil, Nicola Miccione, ressaltou a importância da presença dos clubes na licitação.

— Havia dois opostos em que o estado se viu num dilema: trabalhar de uma forma historicamente atrasada, a partir de um órgão público sem capacidade de investimento, ou transformá-la num equipamento de shows com poucas datas de jogos. Procuramos um meio termo. O Maracanã é dos clubes do Rio de Janeiro.

Há ainda a possibilidade do envolvimento de empresas em parceria com os clubes na gestão do estádio e do Maracanãzinho. Essa era uma das possibilidades cogitadas pelo Vasco na época em que anunciou o interesse na gestão, em abril. Na última quinta-feira, o presidente do Vasco, Jorge Salgado, voltou a se reunir com o governador do Rio, Claudio Castro, para tratar do assunto.

“Reafirmei a decisão do Vasco de retornar ao Maracanã, que, junto com SJ, comporá um portfólio perfeito para nossos jogos e nossa torcida”, afirmou o mandatário, em suas redes sociais.

O edital inicial estabelece que a nova concessão será de 20 anos, prorrogáveis por mais cinco. A intenção do governo é finalizar o processo até fevereiro de 2022.

Fonte: O Globo

Leia mais sobreMaracanã
Nenhum comentário ainda.
Deixe sua opinião

Últimas notícias
21 de janeiro de 2022
Gols e jogadas de Ianson, zagueiro cogitado no Vasco

Confira lances importantes de Ianson com a camisa do Brusque, seu clube atual; zagueiro teria sido oferecido ao Vasco da Gama.

Vasco estaria interessado no zagueiro Ianson, do Brusque

Defensor teria sido oferecido ao Vasco da Gama, que, ainda buscando um zagueiro para a temporada, analisa o nome.

20 de janeiro de 2022
Empresário diz que saída de Vanderlei do Vasco segue indefinida

Carlos Eduardo, que cuida da carreira do goleiro, inclusive, relembrou que Vanderlei tem contrato com o Vasco até o fim de 2022.

Confira a programação do Vasco até a estreia no Carioca, na próxima quarta-feira

Nesta sexta (21), por exemplo, o elenco do Vasco da Gama terá folga, voltando aos treinos no sábado (22) pela manhã.

Prestes a ser anunciado, Getúlio se diz ‘feliz demais’ por acerto com o Vasco

Atacante já esteve no CT Moacyr Barbosa e deve ser confirmado como novo reforço do Vasco da Gama nos próximos dias.

Vasco perde por 2 x 0 para o Audax-RJ em amistoso preparatório para o Carioca

Jogo-treino foi realizado no CT Moacyr Barbosa nesta quinta (20); Vasco da Gama estreia no Carioca na próxima quarta (26), contra o Voltaço.

Figueiredo concorre ao prêmio de craque da Copinha 2022

O atacante Figueiredo, do Vasco da Gama, está concorrendo ao prêmio de craque da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2022.

Fuzarca critica montagem do elenco do Vasco para 2022

Através de postagem no Twitter, o grupo Fuzarca criticou a montagem do elenco do Vasco da Gama para a temporada 2022.

Gui Neto fala sobre transformação digital no Vasco em 2022

Digital Manager do Vasco da Gama, Gui Neto falou sobre a transformação digital do Cruzmaltino prevista para o ano 2022.

Lisca se manifesta sobre o planejamento do Vasco para a temporada 2022

Lisca falou sobre o planejamento do Vasco da Gama para a temporada 2022, onde o Clube almeja voltar à Série A.

Veja mais notícias