Comentaristas opinam sobre novo esquema tático do Vasco; maioria se mostra a favor

Formação tática 3-3-3-1 foi implementada contra o São Paulo e agradou a maior parte da torcida do Vasco da Gama e os comentaristas da Globo.

Lisca durante jogo contra o São Paulo em São Januário
Lisca durante jogo contra o São Paulo em São Januário (Foto: Alexandre Durão)

O inovador esquema tático implementado pelo técnico Lisca na derrota do Vasco da Gama por 2×1 para o São Paulo na última quarta-feira (04), em São Januário, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, segue dando o que falar.

Entre os torcedores, é praticamente uníssona a opinião de que o 3-3-3-1 utilizado contra o Tricolor paulista deve ser mantido para o duelo deste sábado (07), contra o Vitória, pela 16ª rodada da Série B do Brasileirão. Já na visão de alguns comentaristas do Grupo Globo, embora não haja nenhuma crítica ao esquema, pelo contrário, há controvérsias.

Para Lédio Carmona, o Gigante da Colina fez, enquanto esteve em igualdade numérica com o SP (Léo Jabá foi expulso aos 33 minutos do primeiro tempo), sua melhor partida nos últimos dois meses.

– Até o Jabá ser expulso, o Vasco fazia seu melhor jogo em pelo menos dois meses. Jogava bem, equilibrava o jogo e foi melhor do que o São Paulo em alguns momentos. Marcava em cima, os atacantes trocavam de posição, o Marquinhos Gabriel estava mais ligado, o Zeca trabalhava como ala fazendo uma boa partida, o Juninho provavelmente fazia seu melhor jogo como profissional. Estava acontecendo. O time realmente fazia uma boa partida – disse.

Ele complementa opinando que Lisca deveria manter a formação para o jogo deste sábado, apenas com a entrada de Andrey, Matías Galarza ou Romulo no lugar de Bruno Gomes, que, lesionado, não deve ter condições físicas de atuar.

– Eu não mexeria. Manteria exatamente o mesmo time. Como o Bruno Gomes provavelmente não poderá jogar, eu pensaria no Andrey, no Galarza ou no próprio Romulo, que não entrou mal. O Lisca tem opções – concluiu.

Já o também comentarista Roger Flores tem um ponto de vista diferente de Lédio. Para ele, o referido esquema tático foi usado de maneira circunstancial por Lisca (e isso foi até admitido pelo próprio treinador), devido à formação do São Paulo.

O ex-jogador complementa dizendo que, para o Vasco atuar dessa maneira, deveria ter um time capaz de enfrentar qualquer adversário de igual para igual, mas não é essa a realidade.

– O Vasco não tem um time pronto e capaz de enfrentar qualquer adversário. Jogou com três zagueiros para tentar se adaptar ao estilo de jogo do São Paulo, e acabou encaixando a marcação atrás. Mas é uma coisa que demanda mais treino, entrosamento, e, para mim, foi circunstancial – afirmou.

Numa espécie de meio-termo em relação às duas opiniões anteriores, Paulo Vinícius Coelho, o PVC, diz que o Vasco pode manter o esquema, mas, para isso, deverá criar situações de superioridade numérica em cada setor do campo.

– Quando tem a bola, para atacar, é um 3-3-4. Quando perde, você volta e faz até linha de cinco. Pode ser criativo. A questão é você ter superioridade numérica em um setor. Então, quando tem quatro no ataque, você pode deixar defensores no mano a mano. E isso te ajuda a construir situações de gol – explicou.

Por fim, o especialista tático Leonardo Miranda, do portal Globo Esporte, mais propenso à opinião de Lédio Carmona, é a favor da manutenção do esquema, apenas mexendo em algumas peças.

Para ele, o fato do Vasco ter conseguido jogar melhor do que o São Paulo, que é, na teoria, uma equipe mais qualificada, é algo bastante positivo e tem que ser levado em consideração.

– Acredito que o 3-3-3-1 deve ser mantido, sim, com algumas alterações, como a entrada do Léo Matos como zagueiro e o MT no lugar do Léo Jabá ou do Morato. O aumento de rendimento do time contra uma equipe muito superior como o São Paulo foi muito animador. O Vasco criou muitas jogadas e neutralizou os dois atacantes do rival – disse.

Vitória x Vasco

Se Lisca manterá ou não o mesmo esquema tático e os mesmos jogadores que iniciaram a partida contra o São Paulo, só saberemos neste sábado, quando o Cruzmaltino encara o Vitória, às 19h30min, no Barradão, em Salvador.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
1 comentário
  • Responder

    Dane-se o esquema!
    Precisamos de jogadores, novas peças pontuais e que queiram jogar com raça.

Comente

Veja também
Bandeira do Vasco da Gama
Dívidas do Vasco associativo disparam e chegam a R$ 200 milhões  

Balanço financeiro correspondente ao último ano de Jorge Salgado como presidente do Vasco da Gama deve ser apresentado na próxima semana.

Julio Brant é candidato à presidência do Vasco
Julio Brant sai em defesa de Zé Colmeia após polêmica com Pedrinho

Conselheiro do Vasco da Gama foi mais um a engrossar o coro de apoio ao influencer após episódio de suposta censura.

Adson comemorando gol contra a Portuguesa-RJ
Saiba os motivos que fizeram Adson perder espaço no Vasco

Atacante contratado pelo Vasco da Gama, Adson jogou pouco minutos na equipe titular neste começo de Campeonato Brasileiro.

Zé Colmeia, Salgado e Osório
Jorge Salgado se solidariza com Zé Colmeia e aponta ‘censura’ no Vasco

Além de Jorge Salgado, outro integrante da política do Vasco da Gama que se solidarizou foi o conselheiro Julio Brant.

Payet lamenta jogada desperdiçada
Payet sente joelho no treino, não está 100% e segue como dúvida

O meio-campista do Vasco da Gama, Dimitri Payet, sentiu no treino desta terça-feira e seguirá o trabalho gradativo para o retorno.