Com Riquelme, Lucão e Pec, Diniz segue tradição de lançar garotos para o estrelato

Técnico do Vasco da Gama, Fernando Diniz aposta no histórico de revelar grandes jogadores pelos clubes onde passou.

Fernando Diniz em jogo contra o Coritiba
Fernando Diniz em jogo contra o Coritiba (Foto: Alexandre Durão)

Primeiro Riquelme e agora Lucão. A escalação do goleiro de 20 anos surpreendeu a muitos minutos antes da vitória por 2 a 1 sobre o Coritiba, mas apostar e dar moral a jovens é um hábito antigo de Fernando Diniz. Em seus últimos trabalhos de relativo sucesso, um ponto em comum foi sempre fazer garotos decolarem em Athletico-PR, Fluminense e São Paulo.

Nesse pequeno recorte de sete jogos, outros pratas da casa têm aproveitado o olhar aguçado de Diniz em relação à base. Bruno Gomes e Gabriel Pec, ambos de 20 anos, têm jogado frequentemente. Espaço também não falta para os “experientes” Ricardo Graça, de 24, e Andrey, de 23. Riquelme e Lucão, porém, merecem destaque por não terem conseguido sequência com Lisca.

No pós-vitória contra o Coxa, no sábado passado, Diniz elogiou a integração dos jovens com o mais experientes do elenco vascaíno e mostrou otimismo em relação ao futuro do clube.

– Eu acho que é uma combinação bem positiva. O elenco do Vasco, de fato, foi muito bem formado. A tendência é que melhore cada vez mais com a sequência de jogos. Tem muitos jogadores técnicos, muitos jogadores bons nas suas categorias de base, alguns aqui e outros que daqui um próximo momento vão pintar aqui. E isso faz parte do que o Vasco pretende para o futuro.

Selecionáveis de hoje surgiram com Diniz no Furacão

Desde que começou a emplacar trabalhos nos principais clubes do país, Fernando Diniz tem conseguido revelar ou recuperar jovens de valor. No Athletico-PR, que dirigiu na temporada de 2018, jogou luz sobre dois atletas que hoje frequentam as convocações de Tite: o volante Bruno Guimarães e o lateral-esquerdo Renan Lodi.

Em relação a Guimarães, a participação de Diniz é mais decisiva. Trabalhou com ele como treinador e coordenador técnico no Audax-SP entre os anos de 2015 e 2017. Quando o reencontrou no Athletico-PR, em 2018, o futebol de Bruno ganhou projeção nacional.

Após pinçar Bruno Guimarães da base no Audax, Diniz o bancou como titular no Furacão. Depois disso, mesmo com a saída do treinador, o atleta virou peça-chave e ídolo dentro do clube paranaense.

Renan Lodi, nascido em 1997 a exemplo de Bruno Guimarães, estava no sub-23 do Athletico-PR quando Fernando Diniz chegou ao clube. Com a saída de Sidcley para o Corinthians, Lodi foi promovido e começou a ter oportunidades. Tiago Nunes, sucessor de Diniz, o consolidou posteriormente.

Lodi, hoje no Atlético de Madrid, e Guimarães, do Lyon, até hoje representam as duas maiores transferências da história rubro-negra. As duas negociações renderam mais de 40 milhões de euros.

Pratas da casa do Flu têm primeira chance, e outros jovens de fora ganham espaço

No Fluminense, Fernando Diniz lançou logo no início da temporada de 2019 os habilidosos João Pedro e Marcos Paulo. Ambos já estão na Europa. O primeiro, atacante, defende o Watford. Já o meia, que saiu sem custos, assinou com o Atlético de Madrid.

Ao elogiar a Riquelme após a vitória por 2 a 0 sobre o Goiás, o treinador mencionou os dois ex-tricolores.

– Ele jogou muito bem, é um jogador extremamente talentoso e, sobre a nossa relação, a gente se aproximou logo no primeiro dia da minha chegada. Ele é colega de seleção do Marcos Paulo e do João Pedro, que trabalhei junto no Fluminense. Tivemos um conexão imediata. Ele é um jovem talentoso e que tem um futuro brilhante pela frente – afirmou o treinador.

O caso que mais chamou atenção foi o de Miguel, hoje no Bragantino e que recentemente deixou as Laranjeiras de forma litigiosa. O garoto também estreou em 2019, aos 16 anos, e sem contrato profissional assinado àquela altura. Logo em seus primeiros minutos, o meia iniciou jogada que terminou em golaço de bicicleta de João Pedro.

Puxado para treinar entre os profissionais em maio, Miguel estreou um mês depois. A decisão de Diniz relacioná-lo para jogo importante contra o Cruzeiro, pela Copa do Brasil, pegou de surpresa a diretoria do Fluminense, que ainda negociava a assinatura do primeiro contrato profissional do atleta.

Não só pratas da casa ganharam olhares atentos de Fernando Diniz. Os recém-contratos Dodi (23 anos), Allan (22), Nino (22) e Caio Henrique (21) tornaram-se peça importante do Fluminense pelas mãos do treinador. Caio e Nino passaram a ser convocados para a seleção olímpica, e o zagueiro fez foi titular do time que conquistou a medalha de ouro em Tóquio.

Antony troca banco e vaias pela Europa, e trio começa a se firmar

Ainda no assunto seleção olímpica, outro medalhista de ouro e hoje integrante do time de Tite também tem muito a agradecer a Diniz. O atacante Antony era reserva e alvo de vaias quando o treinador chegou ao Morumbi, no fim de 2019.

Logo em sua estreia, no empate com o Flamengo, em 28 de setembro, Diniz o escalou como titular. A partir daí, Antony deslanchou, tornou-se o principal jogador do São Paulo e rendeu 16 milhões de euros aos cofres tricolores no início de 2020. Em recente entrevista ao “The Guardian”, da Inglaterra.

– Ele é um homem que te levanta quando você comete um erro. Ele faz você se sentir confortável. Isso é o que ele fez comigo. O primeiro jogo dele foi contra o Flamengo. Lembro que ele me chamou e me deixou à vontade, dizendo: ‘Sempre que você pegar a bola, quero que avance sempre que puder. Não importa se você cometer um erro’. É assim que jogadores como Brenner e Gabriel Sara têm florescido. É o Diniz.

Mencionado por Antony, Brenner foi outro a garantir uma transferência vantajosa para o São Paulo. Saiu em negociação fechada em cerca de US$ 15 milhões. O jogador vinha de passagem apagadíssima pelo Fluminense (fora emprestado em 2019), estava sem espaço no Morumbi, mas passou a jogar com Diniz e terminou a temporada passada como artilheiro do time, com 22 gols, e destaque de uma equipe que chegou a liderar o Campeonato Brasileiro, vencido pelo Flamengo na reta final.

Outros que hoje em dia têm bastante espaço no Morumbi são os meias Igor Gomes e Gabriel Sara, ambos bancados por Fernando Diniz.

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Bandeira do Vasco da Gama
Dívidas do Vasco associativo disparam e chegam a R$ 200 milhões  

Balanço financeiro correspondente ao último ano de Jorge Salgado como presidente do Vasco da Gama deve ser apresentado na próxima semana.

Julio Brant é candidato à presidência do Vasco
Julio Brant sai em defesa de Zé Colmeia após polêmica com Pedrinho

Conselheiro do Vasco da Gama foi mais um a engrossar o coro de apoio ao influencer após episódio de suposta censura.

Adson comemorando gol contra a Portuguesa-RJ
Saiba os motivos que fizeram Adson perder espaço no Vasco

Atacante contratado pelo Vasco da Gama, Adson jogou pouco minutos na equipe titular neste começo de Campeonato Brasileiro.

Zé Colmeia, Salgado e Osório
Jorge Salgado se solidariza com Zé Colmeia e aponta ‘censura’ no Vasco

Além de Jorge Salgado, outro integrante da política do Vasco da Gama que se solidarizou foi o conselheiro Julio Brant.

Payet lamenta jogada desperdiçada
Payet sente joelho no treino, não está 100% e segue como dúvida

O meio-campista do Vasco da Gama, Dimitri Payet, sentiu no treino desta terça-feira e seguirá o trabalho gradativo para o retorno.