Com 21 cartões amarelos e 2 vermelhos, Vasco está entre os times mais disciplinados do Brasileiro

Vasco da Gama está entre os clubes que menos receberam cartões amarelos e vermelhos nesta edição do Brasileirão.

Henrique em jogo contra o Atlético-GO
Henrique em jogo contra o Atlético-GO (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

O Vasco da Gama aparece com um dos times mais disciplinados do Campeonato Brasileiro de 2020 até o final da décima rodada, segundo levantamento feito pelo GE. Com um jogo a menos em relação a outros 13 times da competição, o Cruzmaltino levou 21 cartões amarelos e 2 vermelhos. Os dados levam em consideração e advertência ou expulsão de jogadores, técnicos e membros da comissão técnica.

Para efeito de compração, o Sport, primeiro colocado no número de cartões amarelos levou 31, dez a mais que o Gigante da Colina. Apenas Grêmio, Atlético-MG, Bahia, Atlético-GO e Botafogo levaram menos cartões amarelos que o Vasco até aqui.

Já com relação aos cartões vermelho, apenas três equipes não tiveram nenhuma expulsão no campeonato, São Paulo, Atlético-PR e Botafogo. Palmeiras, Internacional e Flamengo tiveram que mandar alguém para o chuveiro mais cedo em uma oportunidade, o Vasco aparece empatado com Bahia, Atlético-GO e Goiás, com duas exclusões cada.

Veja o ranking de cartões dos times da série A

Aumento na distribuição cartões neste Brasileiro

O estudo do GE também revelou que a quantidade de cartões vermelhos distribuídos para jogadores, treinadores e comissões técnicas nas 10 primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro aumentou incríveis 126% com relação ao ano passado. Em 2019, foram 19 expulsões, enquanto nessa temporada o número subiu para 43. De todas essas, 31 foram com vermelho direto – 24 jogadores, dois treinadores e cinco membros de comissões técnicas.

Das 43 expulsões no Brasileirão 2020 até aqui, foram 36 jogadores, dois treinadores e cinco integrantes das comissões técnicas. Enquanto no ano passado apenas o Fluminense teve quatro expulsos, em 2020 o mesmo número se repetiu quatro vezes, dessa vez com Ceará, Corinthians, Coritiba e Santos. Porém, o Tricolor carioca segue como um destaque negativo, tendo em vista que nessa edição já recebeu três cartões vermelhos.

Para o comentarista de arbitragem da TV Globo. Paulo Cesar de Oliveira, os jogos acontecerem com portões fechados têm muita influência nessas expulsões, já que os xingamentos vindos das áreas técnicas são escutados mais claramente, porém existem outros fatores que culminam nesse aumento expressivo de cartões distribuídos. Veja abaixo os tópicos listados pelo ex-árbitro.

A intensidade do jogo é muito maior.

O reforço da orientação para os árbitros punirem as entradas com a sola da chuteira.

A vigilância do VAR, como por exemplo nas expulsões de Danilo Barcelos, do Fluminense, e Jefferson, do Goiás, na rodada 10.

O controle na área técnica. Nessa edição os árbitros foram orientados para agir com mais vigor, sem transferir a responsabilidade para o quarto árbitro.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Nova Iguaçu x Vasco pela semifinal do Carioca 2024
Jogador do Nova Iguaçu viraliza ao exaltar torcida do Vasco no Maracanã; veja

Volante Sidney, reserva do Nova Iguaçu, estava aquecendo quando interagiu e elogiou torcedores do Vasco da Gama.

Josh Wander em São Januário
Há 2 anos, Josh Wander prometia acabar com disparidade financeira entre Vasco e Flamengo

Principal investidor da 777 Partners fez a promessa (não concretizada) à torcida do Vasco da Gama em 18 de março de 2022.

Alexandre Mattos na entrevista de apresentação pelo Vasco
Vasco projeta 2 reforços para o Brasileiro

Visando uma realidade diferente no Campeonato Brasileiro, o Vasco da Gama pretende reforçar pelo menos duas posições.

Maracanã em Vasco x Nova Iguaçu pelo Campeonato Carioca
Marcos Braz, do Flamengo, comenta interesse do Vasco pelo Maracanã

Dirigente cutucou a 777, dona da SAF do Vasco da Gama, e afirmou que o Flamengo nunca tentou impedir o jogo contra o Nova Iguaçu no estádio.

Fabrício, do Nova Iguaçu, deixa o Maracanã de metrô
Goleiro do Nova Iguaçu deixa o Maracanã de metrô após vitória sobre o Vasco

Fabrício, goleiro do Nova Iguaçu, foi flagrado deixando o Maracanã com a família usando o metrô e viralizou nas redes sociais.