CBF relembra participação de Fontana, ídolo do Vasco, na Copa de 70

A CBF publicou um texto especial sobre a participação do ídolo do Vasco, Fontana, na conquista da Copa do Mundo de 1970.

A série “50 anos do Tri” relembra, em crônicas e reportagens, a conquista da Copa do Mundo de 1970 pela Seleção Brasileira. Serão várias publicações ao longo do mês de junho, que marca o aniversário do terceiro título mundial do Brasil. Conheça agora o zagueiro Fontana, um dos campeões. Até o aniversário da final da Copa, serão apresentados todos os atletas e o técnico Zagallo, por ordem alfabética.

15. Fontana

Nome: José de Anchieta Fontana

Posição: Zagueiro

Nascimento: 31/12/1940

Cidade natal: Vitória (ES)

Clube: Cruzeiro EC

Nascido em Vitória (ES), Fontana começou sua trajetória no futebol capixaba. Defendeu, no início da carreira, dois rivais: o Vitória e o Rio Branco, pelo qual conquistou o Campeonato Capixaba. O zagueiro se destacou tanto que acabou se transferindo para jogar em um estado vizinho.

O Vasco da Gama contratou Fontana no começo da década de 1960. No Cruzmaltino, Fontana pegou o fim da era marcada pela liderança de Bellini, na defesa, e formou dupla com Brito por muitos anos. Em 1969, o defensor se transferiu para o Cruzeiro, de Belo Horizonte (MG), e desfez a dupla de zaga com Brito. Mas não por muito tempo.

Em 1970, os dois estiveram novamente lado a lado. Mas dessa vez não foi por um clube do nosso futebol, e sim pela Seleção Brasileira. Ambos foram convocados pelo técnico Zagallo para a disputa da Copa do Mundo do México.

A princípio, Fontana foi levado para ser o substituto imediato na zaga brasileira, já que os titulares seriam Brito e Piazza. Mas o defensor teve a oportunidade de atuar ao lado do antigo companheiro na partida contra a Romênia, na última rodada da fase de grupos. Com a lesão de Gérson, Piazza voltou ao meio-de-campo e Fontana ganhou a vaga entre os titulares. Aquele foi o único jogo dele durante o Mundial. Aquela seria, também, sua última partida com a camisa da Seleção.

Cerca de 10 anos depois da conquista do Tri, Fontana nos deixou precocemente, vítima de um ataque cardíaco durante uma pelada com amigos. Até hoje, Fontana é o único capixaba a conquistar a Copa do Mundo.

CBF

Comente

Veja também
Mateus Carvalho em jogo contra o Cuiabá
Mateus Carvalho supera desconfiança e vira peça vital para o Vasco em 2024; veja números

Volante do Vasco da Gama, Mateus Carvalho é um dos jogadores do atual elenco que mais vezes entrou em campo pelo Cruzmaltino neste ano. 

Payet comemorando gol contra o Juventude
Sonhando com Libertadores, Vasco ainda precisa se garantir matematicamente na Série A

Com 43 pontos, Vasco da Gama luta por vaga na Libertadores do ano que vem, enquanto corre risco remoto de rebaixamento.

Jogadores do Vasco em São Januário
Vasco tenta melhorar média de gols contra rival rebaixado

Vasco da Gama e Atlético-GO se enfrentam neste sábado (30), às 21h30, em São Januário, pela 36ª rodada do Brasileiro.

Pequeno Gui em quarto personalizado de Vasco
Menino Gui é indicado a prêmio de torcedor do ano no Fifa The Best

Torcedor mirim do Vasco da Gama que luta contra a epidermólise bolhosa, Gui Gandra se tornou um símbolo do Clube.

Coutinho Garro Corinthians x Vasco
Libertadores e Sul-Americana: veja pontuação que o Vasco precisa para ir aos torneios

Vasco da Gama luta pela Sul-Americana enquanto ainda sonha com classificação para a Libertadores da próxima temporada.