Carlos Brazil assume função de executivo diante da escassez de contratações no Vasco

Anunciado como gerente geral de futebol do Vasco da Gama, Carlos Brazil vem ganhando protagonismo no papel de executivo do Clube.

Carlos Brazil, gerente geral do Vasco
Carlos Brazil, gerente geral do Vasco (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

O Vasco não desistiu, mas também não vai aguardar a chegada de um diretor executivo para tocar o planejamento do futebol para 2022. Diante de muitas negativas e da dificuldade em encontrar este profissional, Carlos Brazil ganhou força e vem comandando as principais decisões do departamento no dia a dia do clube. É ele que vem agindo no mercado e definindo a reformulação do elenco.

Brazil foi anunciado na semana passada para o cargo de gerente geral, mas na prática ganhou poderes de executivo. Ao menos até a chegada de um nome forte, algo ainda sem previsão. Jorge Macedo, atualmente no Ceará, foi o personagem mais novo em uma lista de insucessos, que conta com Anderson Barros, Alexandre Mattos e Juninho Pernambucano.

Diante das negativas, o cenário é de indefinição até mesmo quanto à estrutura do futebol. Após encerrar negociações com Ricardo Gomes, o Vasco também desistiu de trazer Fernando Prass para o cargo de coordenador técnico, algo que estava muito bem encaminhado e surpreendeu.

O clube repensa nomes e a própria estrutura. Na mesa, há a possibilidade de profissionais que trabalharam com Brazil no Corinthians retornarem ao Vasco para encorpar o departamento, caso de Eduardo Húngaro, por exemplo. Ainda não há, no entanto, uma definição.

Vasco tenta antecipar chegada de Zé para apresentar planejamento

Apesar do cenário de dúvidas, no qual nenhuma contratação foi anunciada, o Vasco tenta avançar em algumas situações. Definiu nos últimos dias saídas de Morato e Marquinhos Gabriel, que inicialmente estava nos planos. Brazil também vem negociando a rescisão de contrato do zagueiro e capitão Leandro Castan. Mesma situação do goleiro Vanderlei, que atingiu a meta de renovação, mas não deve permanecer.

O dirigente fala por videoconferência com Zé Ricardo várias vezes por dia. Do Catar, o treinador participa das decisões em relação ao elenco. Quem sai, quem chega, tudo passa pelo crivo de Zé. Brazil também está em constante contato com presidente Jorge Salgado, que centralizou as decisões do futebol desde a saída de Alexandre Pássaro, em 11 de novembro.

Zé Ricardo é aguardado na próxima segunda-feira (20) no Rio de Janeiro, mas o Vasco tenta antecipar a chegada, pois quer seu treinador no CT o quanto antes. A previsão inicial para chegada ao Brasil era a quarta, dia 15.

A previsão é que, logo desembarque no Brasil, Zé Ricardo, Carlos Brazil e Jorge Salgado quebrem o silêncio e façam uma coletiva de imprensa para apresentar o planejamento do futebol para 2022 – o presidente, aliás, não dá declarações públicas desde 28 de novembro, quando se pronunciou sobre a permanência na Série B.

A expectativa é por anúncio de reforços e membros da comissão técnica, além da programação da pré-temporada, a princípio, prevista para ter início em 3 de janeiro, no CT Moacyr Barbosa. Atualmente Yuri Lara, volante destaque do CSA na Série B, é o nome mais próximo de reforçar o elenco.

Salgado cria novo comitê para aconselhá-lo no futebol

Paralelamente à montagem do novo departamento de futebol e alvo de pressão da oposição para dar explicação sobre o insucesso em 2021, Jorge Salgado criou um Comitê Consultivo, com nomes da diretoria administrativa e conselheiros, para aconselhá-lo. Esta informação foi divulgada inicialmente pelo site Jogada 10.

Fazem parte do conselho o vice de Projetos Especial, Pedro Seixas, o vice de Esportes Olímpicos, Marcel Kaskus, além dos conselheiros Cláudio Cardoso (Desenvolve Vasco) e Flávio Lopes (Confraria), membros de grupos que apoiaram Salgado na eleição. É a segunda tentativa da atual direção de ter um grupo de suporte.

Ao tomar posse, Salgado criou o Comitê do Futebol, que teve um funcionamento tímido. Fizeram parte o vice-presidente Carlos Roberto Osório, o vice de Finanças, Adriano Mendes, o CEO Luiz Mello e o então executivo Alexandre Pássaro.

Segundo o ge apurou, os conselheiros não terão poder de decisão no dia a dia do futebol, mas irão assessorar e aconselhar Jorge Salgado. Ao menos na teoria, por exemplo, eles não terão acesso a Zé Ricardo ou Carlos Brazil, mas poderão apresentar sugestões relacionadas ao futebol ao presidente. Caberá a Salgado filtrar o que será levado adiante.

O objetivo, segundo pessoas ligadas a Salgado, é arejar e trazer uma visão mais ampla, de vascaínos, para o futebol, algo que a direção sentiu falta na última temporada, uma vez que todo departamento foi centralizado pelo diretor Alexandre Pássaro. Na prática, além dos conselhos, o presidente traz figuras políticas para mais perto do futebol, uma vez que, no momento, não há planos de empossar um VP no departamento, algo previsto no organograma da campanha.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Carlos Brazil
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
2 comentários
  • Responder

    Esse ano e certo na Série C os admistradores pra compras de jogadores para o Vasco Zé Ricardo e Carlos Brasil isso e uma piada com Carlos Brasil nunca vi uma base forte não ganhava nada crias como Thiago Reis, Desgraça, Ulisses Figueredo, Pec, Bruno Gomes , Caio Lopes, MT e o ex craque da torcida Lucas Santos e tem mais ainda ele que vai formar o time do Vasco adeus Série A e Série B e uma piada

  • Responder

    Vamos trocer pra dar certo porque do jeito que ta está muito salgado pra pressão dos vascainos

Comente

Veja também
Hugo Moura concede entrevista à Vasco TV
Hugo Moura explica escolha e garante dedicação no Vasco

O volante do Vasco da Gama, Hugo Moura, ainda se mostrou confiante que a equipe terá bons resultados na temporada.

Paulo Henrique em ação pelo Vasco contra o São Paulo
Paulo Henrique vive má fase e vê titularidade ameaçada no Vasco

O lateral-direito do Vasco da Gama, Paulo Henrique, tem se mostrado bem abaixo do que já mostrou com a camisa vascaína.

Estádio do Maracanã
Vasco tenta recuperar pontos e eliminar Fla-Flu da licitação do Maracanã

O Vasco da Gama está tentando obter a pontuação máxima na última etapa e argumenta para eliminar Flamengo e Fluminense.

Adson em ação pelo Vasco contra o Flamengo
Reserva, Adson segue devendo em campo pelo investimento do Vasco

Segunda contratação mais cara do Vasco da Gama em 2024, o atacante Adson ainda não se destacou e tem sido reserva.

Dener em treino do Vasco
Agente diz que Eurico ‘queria de qualquer maneira’ manter Dener no Vasco

Na próxima sexta (19) completa 30 anos da morte de Dener e empresário revelou desejo de Eurico Miranda no Vasco da Gama.