Cano e Nenê disputam posto de artilheiro do Brasil no clássico deste domingo

O atacante Germán Cano e o meia Nenê fizeram juntos 40 gols até agora nesta temporada e se enfrentam no clássico deste domingo.

Cano e Nenê se enfrentam neste domingo
Cano e Nenê se enfrentam neste domingo (Foto: ge)

Oito letras responsáveis por 40 bolas na rede no futebol brasileiro em 2020. Dois nomes curtinhos e com fome de gols estarão frente à frente neste domingo, às 20h30 (de Brasília), em São Januário, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro: Cano e Nenê.

Enquanto os objetivos de Vasco e Fluminense são bem diferentes – o primeiro luta para evitar seu quarto rebaixamento, já o segundo olha para o alto e busca uma vaga na Libertadores –, o atacante vascaíno e o meia tricolor têm algo em comum: um duelo à parte na briga pela artilharia do país no ano. Cada um deles marcou 20 gols, sendo os de Cano em 36 jogos e os de Nenê em 42 partidas.

Ao lado de Pedro, do Flamengo, a dupla é quem mais estufou as redes pelo futebol carioca na temporada. Em nível nacional, não estão no topo, mas estão próximos. Entre os jogadores da Série A, apenas o ex-vascaíno Thiago Galhardo (do Inter) e o ex-tricolor e vascaíno Diego Souza (do Grêmio) marcaram um gol a mais e lideram o ranking com 21.

Considerando jogadores de outras divisões do futebol brasileiro, Cano e Nenê dificilmente poderão assumir o topo dos goleadores neste domingo. Mas podem se aproximar dos líderes, que são: Caio Dantas, do Sampaio Corrêa, com 24 gols, e Paulo Sérgio, do CSA, com 23.

Na única vez que se enfrentaram na temporada, o Fluminense levou a melhor. No primeiro turno, no Maracanã, vitória por 2 a 1 sobre o Vasco. Na ocasião, Cano e Nenê foram titulares, mas passaram em branco e foram substituídos no segundo tempo. Levando em conta a média de gols da dupla, um novo placar sem a marca de algum dos dois é improvável de se repetir.

Cano volta como “salvador” no Vasco

A esperança do Vasco de vencer o Fluminense e, eventualmente, sair da zona de rebaixamento tem nome e sobrenome: Germán Cano. Não é exagero dizer que o argentino é, pelo menos, meio time do Vasco. Ele foi responsável, por exemplo, por 50% de todos os gols do clube em 2020.

Não é pouca coisa, ainda mais se levado em conta que Cano desfalcou o time em dez jogos em 2020 – 22% das partidas do Vasco no ano. Ele, aliás, reaparecerá no domingo, após perder três jogos por conta de infecção de Covid-19. Nas três partidas em que esteve ausente, a equipe marcou apenas um gol, em cobrança de pênalti de Ribamar. No mesmo período, sofreu nove.

Depois de 10 dias em isolamento, para cumprir a quarentena do novo coronavírus exigida pela CBF, Cano retornou aos treinos na terça-feira. Algo muito comemorado em São Januário. Os motivos?

  • Os 10 gols de Cano do Brasileiro ajudaram o Vasco a ganhar 17 dos seus 24 pontos
  • Sem Cano, o Vasco ainda não venceu no Brasileiro
  • Nos 10 jogos sem Cano, o Vasco marcou apenas quatro gols (0,4 por partida)
  • Sem Cano, o aproveitamento do Vasco é de 16,6%
  • Com Cano, o aproveitamento sobe para 47,2%

Além dos 10 gols no Campeonato Brasileiro, Cano marcou outros seis no Carioca, dois na Copa do Brasil e dois na Sul-Americana.

Após fim de jejum, Nenê tenta “Lei do Ex”

No Fluminense, Nenê não chega a ter o mesmo rótulo de “salvador” que Cano possui no Vasco, mas o veterano meia de 39 anos vive uma temporada mágica. A ponto de, antes da pandemia, a imprensa debater uma possível “Nenêdependência” no time então dirigido por Odair Hellmann, que sofria para vencer jogos em que o artilheiro não brilhava.

E, de fato, seus números mostram essa importância: Nenê é responsável direto por 30,6% dos 75 gols do Fluminense até aqui em 2020: além das 20 bolas na rede, o meia deu ainda três assistências. Em agosto, com um hat-trick sobre o Figueirense na Copa do Brasil, ele chegou a assumir a artilharia do país na época após marcar 15 vezes. E popularizou um meme: “o vô tá on”.

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Pedro Martins estava no Cruzeiro
Pedro Martins é o novo executivo de futebol do Vasco

O Vasco da Gama acertou a contratação de Pedrinho Martins, que estava no Cruzeiro, para o cargo de executivo de futebol.

Edmundo relembra saída do Vasco em 1993
Edmundo projeta meio de tabela para o Vasco no Brasileiro

Eterno ídolo do Vasco da Gama, Edmundo analisou o desempenho do time neste início de Campeonato Brasileiro.

Gary Medel celebra a permanência no Vasco
Volta importante! Vasco não sofreu gol no Brasileiro com Medel em campo

Capitão do Vasco da Gama, Medel voltou ao Rio após passar alguns dias no Chile visitando a mãe que está com problemas de saúde.

Payet em jogo contra o América-MG
Payet avança na recuperação e deve ser relacionado contra o Criciúma

Camisa 10 do Vasco da Gama, o francês Payet não joga com a camisa Cruzmaltina desde as semifinais do Campeonato Carioca.

Roberto Dinamite, ídolo do Vasco, em sua época de jogador
Relembre vitórias do Vasco sobre o Criciúma com shows de Dinamite, Romário e Edmundo

Vasco e Gama e Criciúma se reencontram neste sábado (27), às 16h, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.