Botafogo e Vasco invertem papéis mas têm as mesmas metas no Brasileiro

Vasco da Gama e Botafogo se enfrentam nesta quarta-feira em confronto direto pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Na sétima rodada do Brasileirão, o Botafogo entrou no Nilton Santos para enfrentar o Vasco em momento menos conturbado e respaldado pelas três vitórias alcançadas até então no campeonato. Por outro lado, o Cruz-Maltino estava pressionado por ainda não ter vencido na competição, e seguiu assim: com gol de Diego Souza, o Alvinegro confirmou a boa fase e venceu por 1 a 0. Passado um turno, os rivais inverteram os papéis e voltam a se enfrentar nesta quarta.

A vitória no clássico deu mais confiança ao Botafogo naquele momento, que, na rodada seguinte, derrotou o CSA fora de casa. Nas nove rodadas que antecederam a pausa para a Copa América, o Glorioso conseguiu cinco vitórias e quatro derrotas. A gordura acumulada foi fundamental para o restante do turno, em que o time terminou com 27 pontos após queda de rendimento depois da competição de seleções.

Com três derrotas e três empates antes do clássico, a situação do Vasco mudou logo depois. Após ser derrotado pelo Botafogo, o time alcançou suas duas primeiras vitórias nas rodadas seguintes e conseguiu certo alívio antes da parada para a Copa América. Após a pausa, a equipe de Vanderlei Luxemburgo seguiu oscilando e terminou o turno com 23 pontos.

Se a diferença era de nove pontos ao fim do clássico, no dia 6 de junho, ela diminuiu para quatro no encerramento do turno.

Papéis invertidos

A virada de jogo veio no returno do Brasileirão. O Botafogo se perdeu de vez, e o Vasco continuou a crescer. Passado um turno, os rivais inverteram os papéis e voltam a se enfrentar às 21h30 desta quarta-feira, em São Januário. Enquanto o Alvinegro acumula cinco derrotas e apenas uma vitória no returno, o Cruz-Maltino tem duas vitórias, dois empates e duas derrotas. Conquistou cinco pontos a mais que o Glorioso.

Um fator que ajudou nesse avanço do Vasco foi o surgimento de Talles Magno, que, curiosamente, fez sua estreia nos profissionais justamente na derrota para o Botafogo. Hoje, o atacante é o principal jogador do Cruz-Maltino. Convocado para o Mundial Sub-17, ele não joga o clássico desta quarta.

Os momentos diferentes fizeram o Vasco ultrapassar o Botafogo na tabela de classificação. Em 12º lugar, o Cruz-Maltino tem 31 pontos, um a mais que o Alvinegro, em 13º.

Outra semelhança na troca de papéis. No primeiro turno, o Vasco trocou de treinador após o início ruim no Brasileiro. Caiu justamente Alberto Valentim, técnico apresentado pelo Botafogo nesta segunda após a demissão de Eduardo Barroca duas rodadas atrás. Contra o Glorioso, Luxemburgo fez seu terceiro jogo à frente do Cruz-Maltino. Valentim fará sua reestreia nesta quarta após ter apenas dois dias para treinar o grupo.

Mudaram os momentos, mas os objetivos dos clubes são os mesmos: o confronto é considerado como direto na luta contra o rebaixamento.

Leia mais sobre: Vasco x Botafogo, Campeonato Brasileiro

Comentários

Últimas notícias

Veja mais notícias »