Bola na área vira arma do Vasco em 2023; veja retrospecto

Vasco da Gama conseguiu transformar a bola pelo alto, antigo pesadelo do Clube, em uma jogada ofensiva importante na temporada. 

Pedro Raul comemorando gol contra o Palmeiras
Pedro Raul comemorando gol contra o Palmeiras (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

Os dois gols marcados contra o Palmeiras, em jogadas pelo alto, não são novidade para o Vasco em 2023. O time de Maurício Barbieri anotou mais da metade dos gols a partir da bola aérea nesta temporada – 18 dos 31 saíram desta forma, o que representa 58%.

Pedro Raul é o rei do fundamento e marcou sete dos seus oito gols no Vasco a partir de jogadas aéreas.

Os últimos cinco gols, sendo quatro nas duas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro, saíram de lances pelo alto. A bola aérea ofensiva se tornou ponto forte do time de Maurício Barbieri. E não por acaso: o treinador tem trabalhado as jogadas aéreas repetitivamente nos treinos, com os pontas e laterais abrindo nos lados do campo e cruzando para a área.

A ordem é para que os jogadores do Vasco preencham a área adversária sempre que há alguma jogada em profundidade, e os dois laterais têm sido muito agudos e com bom índice de acerto nos cruzamentos. Pec e Alex Teixeira também têm essa característica.

Sem um camisa 10 de ofício no elenco, o Vasco encontra dificuldades de trabalhar a bola por dentro, por isso o cruzamento tem sido a principal estratégia ofensiva. Dos 18 gols, sete saíram de cruzamentos com a bola rolando, seis de escanteio, dois de falta, dois de lateral e um de lançamento pelo meio. Confira abaixo:

Vasco 2×2 Palmeiras (Campeonato Brasileiro)

28min do 1º tempo: Jair puxa contra-ataque e faz lindo lançamento para Alex Teixeira. O camisa 7 domina, carrega para cima de Gustavo Gómez e finaliza. Pedro Raul chega para empurrar de cabeça na segunda trave.

39min do 1º tempo: Piton recebe passe de Andrey, dá lindo drible em Artur, vai na linha de fundo e cruza para Pedro Raul. O centroavante cabeceia, Weverton salva, e Gabriel Pec coloca a bola na rede no rebote.

Atlético-MG 1×2 Vasco (Campeonato Brasileiro)

4min do 1º tempo: Pec cobra falta forte na segunda trave, e Andrey mete a cabeça na bola para abrir o placar no Mineirão.

9min do 1º tempo: Pumita cobra o lateral na área, bola fica viva, Piton chuta cruzado, mas pega errado na bola e ela vai na direção de Pec, que só desvia de perna direita para marcar.

Vasco 1×3 Flamengo (Campeonato Carioca)

28min do 1º tempo: Lucas Piton cobra escanteio na primeira trave, e Capasso sobe mais alto que Pedro, se antecipa a David Luiz e cabeceia forte no gol para marcar para o Vasco.

Vasco 2×0 Bangu (Campeonato Carioca)

4min do 1º tempo: Paulo Victor lança lateral na área do Bangu, Carlos Eduardo corta contra a própria área, e Gabriel Pec cabeceia para o fundo das redes.

46min do 2º tempo: Nenê cobra escanteio fechado, e Pedro Raul sobe alto para cabecear e ampliar o placar.

Vasco 4×1 Boavista (Campeonato Carioca)

21min do 2º tempo: Nenê cobra bem o escanteio, e Eguinaldo desvia na primeira trave. A bola sobra para Pumita Rodríguez, que só dá o tapa para dentro das redes.

29min do 2º tempo: Nenê faz a cobrança de falta, a defesa do Boavista bate cabeça e a bola sobra na boa para Pedro Raul, que finaliza para o gol.

Trem-AP 0x4 Vasco (Copa do Brasil)

28min do 1º tempo: Erick Marcus encontra Lucas Piton, que cruza para dentro da área, e Pedro Raul desvia de peito para marcar o segundo do Vasco.

15min do 2º tempo: após cobrança de escanteio passar por toda a área, Nenê sai para ficar com a bola, recupera a posse e chuta de fora da área, pelo lado direito do campo.

Vasco 2×0 Botafogo (Campeonato Carioca)

10min do 2º tempo: Puma avança na direita, cruza para a área do Botafogo, a bola desvia em Hugo e sobra para Alex Teixeira cabecear para o gol.

25min do 2º tempo: Nenê cobra escanteio na área do Botafogo, Pedro Raul foge dos marcadores e cabeceia no canto.

Nova Iguaçu 0x2 Vasco (Campeonato Carioca)

49min do 1º tempo: Erick Marcus faz lindo lançamento para Pedro Raul, que desvia de cabeça e deixa Jair cara a cara com o goleiro. O volante dribla e bota a bola para o fundo das redes.

Vasco 5×0 Resende (Campeonato Carioca)

20min do 1º tempo: Pec recebe na direita e cruza por cima do goleiro. Pedro Raul aparece de peixinho e manda de cabeça para o gol.

37min do 2º tempo: Erick Marcus faz grande jogada pela esquerda e cruza na medida para Pedro Raul ampliar.

47min do 2º tempo: após cobrança de escanteio, Miranda escora, e Pedro Raul cabeceia para bonita defesa do goleiro. Léo marca no rebote.

Portuguesa 0x2 Vasco (Campeonato Carioca)

13min do 1º tempo: Piton passa por dois na linha de fundo e cruza com açúcar para Nenê, livre, só empurrar para a rede.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Dedé em ação pelo Vasco na Copa Sul-Americana 2011
Dedé revela estratégia que usou para anular Neymar em jogo memorável pelo Vasco

Zagueiro do Vasco da Gama entre 2009 e 2013, Dedé enfrentou Neymar em 2011, no auge do craque atuando no Brasil.

Deyverson em ação pelo Atlético-MG
Deyverson relembra quando se ofereceu ao Vasco e foi recusado

Atacante do Atlético-MG, que acumula passagens por Palmeiras e clubes da Europa, Deyverson é torcedor declarado do Vasco da Gama.

Logo Nike e símbolo do Vasco da Gama
Vasco encaminha acordo com a Nike para 2026

O Vasco da Gama encaminhou acordo com a Nike para ser a nova fornecedora de material esportivo em 2026.

Renato Gaúcho em sua época de técnico do Flamengo
Vasco formaliza interesse em Renato Gaúcho e aguarda resposta do técnico

A diretoria do Vasco entrou em contato com Renato Gaúcho e formalizou o interesse em contratá-lo.

Tomás Cuello, atacante do Athletico-PR
Vasco tem interesse em Tomás Cuello, atacante do Athletico-PR

De olho no mercado, o Vasco da Gama busca reforços para 2025 e demonstra interesse na contratação de Tomás Cuello.