‘Base zero’: Vasco revisa orçamento e mira redução de custos em 2021

O Vasco da Gama tem como meta reduzir os custos após o rebaixamento à Série B, o que se passa pela revisão do orçamento para a temporada.

Luiz Mello, novo CEO do Vasco da Gama
Luiz Mello, novo CEO do Vasco da Gama

Não será um ano nada fácil para o Vasco da Gama na questão financeira. O que já não seria fácil naturalmente foi agravado com o rebaixamento à Série B.

Problemas financeiros, agravados pela pandemia, que somado com redução de receitas por causa da queda, farão com que a diretoria tenha que apertar o cinto para fechar as contas em 2021.

O assunto foi abordado pelo jornalista Rodrigo Capelo, especializado em finanças no esporte, em matéria publicada no site Globo Esporte. O profissional contou que o Vasco utilizará o conceito ‘base zero’ para reduzir os custos na Série.

Um novo orçamento será utilizado, deixando para trás a prévia de arrecadação próxima a R$ 365 milhões, ainda pela gestão de Alexandre Campello, que se tornou impraticável com o rebaixamento.

Com isso, os gastos também serão revisados. O conceito ‘base zero’ será utilizado para elaborar o novo orçamento. Ele consiste em estipular os números do zero, sem usar como parâmetro cifras de exercícios anteriores, como explica o CEO Luiz Mello.

– A partir do momento em que o Vasco caiu, tivemos que reestruturar a fórmula de cálculo. A diferença é que você não pega o orçamento do ano passado e faz reajustes. Você começa a analisar o que cada área necessita. Estou pedindo para cada gestor, de cada área, analisar o que precisa essencialmente – disse o CEO, em contato por telefone com o jornalista.

Todas as áreas do Vasco passarão por revisão de custos, desde o futebol profissional até as funções administrativas e os esportes olímpicos/amadores. Sobre o primeiro, inclusive, a folha salarial precisará ser reduzida para cerca de R$ 5 milhões.

Com uma recente demissão em massa de funcionários, além de saídas de jogadores, o Vasco espera reduzir em cerca de 40% da despesa geral. Para atingir o objetivo, a diretoria vascaína tem feito acordos com jogadores para diminuir custos.

Todo esse trabalho tem sido feito com a participação da consultoria KPMG, que presta serviços ao Vasco desde a outra gestão. O que será imprescindível para amenizar o impacto financeiro será o futebol respondendo em campo, atraindo recursos através de premiações e, naturalmente, com o possível aumento de sócios-torcedores.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Hugo Moura concede entrevista à Vasco TV
Hugo Moura explica escolha e garante dedicação no Vasco

O volante do Vasco da Gama, Hugo Moura, ainda se mostrou confiante que a equipe terá bons resultados na temporada.

Paulo Henrique em ação pelo Vasco contra o São Paulo
Paulo Henrique vive má fase e vê titularidade ameaçada no Vasco

O lateral-direito do Vasco da Gama, Paulo Henrique, tem se mostrado bem abaixo do que já mostrou com a camisa vascaína.

Estádio do Maracanã
Vasco tenta recuperar pontos e eliminar Fla-Flu da licitação do Maracanã

O Vasco da Gama está tentando obter a pontuação máxima na última etapa e argumenta para eliminar Flamengo e Fluminense.

Adson em ação pelo Vasco contra o Flamengo
Reserva, Adson segue devendo em campo pelo investimento do Vasco

Segunda contratação mais cara do Vasco da Gama em 2024, o atacante Adson ainda não se destacou e tem sido reserva.

Dener em treino do Vasco
Agente diz que Eurico ‘queria de qualquer maneira’ manter Dener no Vasco

Na próxima sexta (19) completa 30 anos da morte de Dener e empresário revelou desejo de Eurico Miranda no Vasco da Gama.