Base do Vasco cresce mas precisa melhorar na geração de receitas

A categorias de base do Vasco da Gama cresce sob o comando de Carlos Brazil, mas precisa melhorar a geração de receitas.

Vasco conquista o título da Copa do Brasil Sub-20
Vasco conquista o título da Copa do Brasil Sub-20 (Foto: ge)

Considerada um dos pilares para o retorno do Vasco aos dias de títulos que ficaram no passado, a categoria de base do clube continuarão sob o comando de Carlos Brazil. O gerente acertou com a nova diretoria, encabeçada por Jorge Salgado, a permanência à frente do departamento de formação de novos atletas.

A permanência do dirigente abre a perspectiva de que o cruz-maltino seguirá na trajetória de ascensão nas competições de jovens. Desde que Carlos Brazil foi contratado, em 2018, o desempenho do Vasco melhorou nas quatro principais competições que disputa no sub-20, última categoria antes dos profissionais.

O principal título veio na Copa do Brasil de 2020 — o time foi campeão sobre o Bahia, no começo do mês. Quando comparado ao desempenho alcançado entre 2015 e 2017, houve melhora tanto na Copa do Brasil, quanto no Campeonato Brasileiro, na Copa São Paulo de Futebol Júnior e no Estadual da categoria.

A permanência de Carlos Brazil no setor era esperada. Tanto o gerente quanto os dirigentes que vão assumir o Vasco até o fim do mês tinham interesse na sequência do trabalho. No Twitter, Jorge Salgado, presidente eleito do clube, afirmou:

“Ratifiquei que a base será uma prioridade de nossa gestão. Viabilizaremos condições para a execução de um trabalho de excelência.”

Carlos Brazil também utilizou a rede social para se manifestar a respeito:

“Fico muito feliz com a minha permanência no Vasco. Temos muito a realizar ainda. Fiquei extremamente impressionado com a capacidade e conhecimento de todos com quem pude me reunir. Tenho certeza que o Vasco seguirá muito forte! Agradeço em especial ao presidente Alexandre Campello e ao vice de futebol José Luiz Moreira por todo apoio que sempre tive deles nesses três anos de trabalho. Não tenho dúvidas que nessa gestão foram construídos alicerces fortes para a construção do novo Vasco”.

Carlos Brazil chegou ao Vasco em 2018 e assumiu as categorias de base do clube em substituição a Álvaro Miranda, encarregado durante a gestão de Eurico Miranda. Além do título da Copa do Brasil, o Vasco na gestão Brazil foi campeão estadual, outras duas vezes finalista da competição, e também finalista na Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Resultado na geração de receitas ainda é tímido

Com a melhora nos resultados, falta agora o Vasco evoluir também nos valores movimentados na negociação dos jogadores formados na base. Depois da transferência de Paulinho para o Bayer Leverkusen, da Alemanha, no começo de 2018, o clube não conseguiu efetuar a venda de mais nenhuma promessa envolvendo grandes somas de dinheiro.

O clube precisa desses recursos para conseguir amortizar dívidas de curto prazo e assim tanto pagar passivos de longo prazo quanto reforçar o elenco.

Quando comparado aos outros três clubes grandes do Rio, o potencial de geração de receitas subaproveitado fica evidente. Em 2018 e 2019 – o resultado consolidado de 2020 ainda não foi divulgado pelos clubes nos balanços financeiros -, o Vasco só arrecadou mais que o Botafogo com a revelação de talentos. As categorias de base de Flamengo e Fluminense foram substancialmente mais rentáveis no período.

*Os valores de receita com a venda de direitos de jogadores não diferenciam jogadores revelados pelo clube de atletas formados na base de terceiros

Fonte: O Globo Online

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Gary Medel celebra a permanência no Vasco
Volta importante! Vasco não sofreu gol no Brasileiro com Medel em campo

Capitão do Vasco da Gama, Medel voltou ao Rio após passar alguns dias no Chile visitando a mãe que está com problemas de saúde.

Payet em jogo contra o América-MG
Payet avança na recuperação e deve ser relacionado contra o Criciúma

Camisa 10 do Vasco da Gama, o francês Payet não joga com a camisa Cruzmaltina desde as semifinais do Campeonato Carioca.

Roberto Dinamite, ídolo do Vasco, em sua época de jogador
Relembre vitórias do Vasco sobre o Criciúma com shows de Dinamite, Romário e Edmundo

Vasco e Gama e Criciúma se reencontram neste sábado (27), às 16h, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.

Hugo Moura durante a apresentação pelo Vasco
Hugo Moura explica escolha pelo Vasco e projeta casa cheia contra o Criciúma

Apresentado de forma oficial no Vasco da Gama, Hugo Moura revelou que está feliz de retornar ao Rio e projetou encontro com a torcida.

Torcedores eternizam o ídolo Dinamite na pele
Torcedores eternizam Dinamite na pele em tatuagem; Vasco TV mostra

Dois torcedores do Vasco da Gama visitaram o Studio da Colina para homenagear o ídolo Roberto Dinamite na pele.