Baixa estatura do elenco é obstáculo para resolver bola aérea defensiva do Vasco

O Vasco da Gama tem sofrido com a bola aérea defensiva, e o que pode explicar o problema é baixa estatura de seus jogadores.

Leandro Castan e Ricardo Graça
Leandro Castan e Ricardo Graça

A grande vilã nesse começo de temporada no Vasco da Gama tem sido as jogadas aéreas na defesa. Para se ter noção, nas últimas três partidas o Gigante levou quatro gols dessa forma, na vitória por 3×1 sobre o Macaé, no empate em 2 a 2 com o Madureira e o 1 a 1 diante do Fluminense.

Contra Madureira e Fluminense, onde os erros renderam pontos a menos para o Vasco, dois gols saíram de cobranças de falta laterais, e um de escanteio. A questão preocupa o técnico Marcelo Cabo, que reconheceu o problema: “É um ‘Calcanhar de Aquiles’ que a gente está tendo”, disse o comandante após o clássico.

O que explica muito sobre o problema vascaíno é a baixa estatura de muitos jogadores. Além do posicionamento em si, é muito importante ter jogadores de alta estatura para neutralizar as jogadas aéreas. Em matéria sobre o assunto, a Rádio Tupi divulgou quanto mede alguns integrantes do elenco vascaíno.

Além do goleiro Lucão, que mede 1,90m, o Vasco tem apenas mais dois jogadores acima de 1,85m, casos do zagueiro Leandro Castan e o lateral-direito Léo Matos, ambos com 1,86m. Parceiro de zaga do capitão, Miranda tem apenas 1,81m, sendo que o lateral-esquerdo Zeca é o mais baixo, com 1,70m. Em relação aos volantes, Andrey e Bruno Gomes aparecem com 1,75m cada.

Outros exemplos são os do atacante Germán Cano, com 1,76m, e do meio-campista Carlinhos, com 1,79m, que voltam para marcar com frequência mesmo jogando lá na frente. Para amenizar o problema, o zagueiro Ernando, de 1,84, está retornando de lesão e reforça o sistema defensivo no quesito estatura e experiência. Marcelo Cabo espera encontrar a solução para a bola aérea com muito trabalho.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
11 comentários
  • Responder

    O problema não é altura, é posicionamento e impulsão. Os jogadores ficam olhando a bola e esquece de marcar.
    O 1o. gol do Madureira foi por baixo. O marcador tem que ficar colado ao atacante, sentir o contato dele, ficar atento com a movimentação e a bola.

  • Responder

    Essa é uma questão de movimentação e treino….e não tinha esse problema o ano passado? Como assim? Claro que tinha!

  • Responder

    Conversa fiada,o problema é o não pagamento do salário em dia,os dirigentes prometem e não pagam.passem a cumprir a palavra,e podem exigir empenho,esse mixtao de refugos com jogadores da base não vão a lugar nenhum, só caindo, já virou hábito, não esperem milagres do Cabo,se não aparecer o dindin,nem pra você nem pra mim.
    Sofrimento continua rumo a série C

  • Responder

    Ano passado não tinha esse problema e esse ano tem não da para entender são os mesmos jogadores todos os times estão levando gols estão fazendo tempestade a toa

  • Responder

    Até parece que o Fred tem 2,00 m.
    Um goleiro com 1,90 m que não sai do gol nas bolas cruzadas na pequena área está querendo tomar gol.

    • Exatamente. Está com medo de sair na bola !

  • Responder

    Não concordo em parte que a estatura seja a causa pois a maioria dos defensores centrais do Vasco é superior a 1m80, o que falta é treinamentos de impulsão é só vê todos os gols sofridos pelo Vasco principalmente de bolas paradas, a de ontém por exemplo ve-se o Miranda sem sair nada do chão o Fred em subiu tanto assim nisso aí também falta malandragem aos defensores de menor estatura quem jogou sabe do que eu estou falando, malandragem e não desonestidade por isso a necessidade de treinamento específico no fundamento de impulsão…

  • Responder

    O problema não está só na estatura …. pra variar o gol do Fluminense saiu em cima do Miranda … que não é baixo , mais nunca sobe pra cabecear … ou faz um trabalho específico nesse quesito com ele , ou coloca ele como primeiro volante . Zagueiro que não sabe cabeceia não dá !

    • Cabecear *

    • Ano passado não tinha esse problema e esse ano tem não da para entender são os mesmos jogadores todos os times estão levando gols estão fazendo tempestade a toa

  • Responder

    O problema não se resume a baixa estatura dos defensores e,sim a má colocação e posicionamento ,no gol de Fred haviam três jogadores do Vasco na dianteira e, nenhum á frente ou do lado ,o atacante estava livre e,ele não tem dois metros de altura ,o problema que alem da mal marcação os zagueiros não tem impulsão .

Comente

Veja também
Pedrinho na Sede Náutica da Lagoa
Saiba de quanto Pedrinho abriu mão de receber do Vasco

O presidente do Vasco da Gama, Pedrinho, abriu mão de receber uma boa quantia do Clube quando assumiu o comando.

Vitor Roma em entrevista ao canal Fanático Vascaíno
Vitor Roma afirma que Salgado ignorou alerta sobe redução de sócios da associação

Vitor Roma, ex-VP de marketing do Vasco da Gama, disse que Jorge Salgado também não escutou plano para evitar esvaziamento.

Belinho no Dínamo Zagreb, da Croácia
Belinho, ex-Vasco, se naturaliza croata e é tido como promessa na Europa

Destaque do Dínamo Zagreb, da Croácia, ex-meia do Vasco da Gama brilha no futebol europeu e será convocado para a seleção em breve.

Diego Pereira discursando no vestiário do Vasco
Preparador físico Diego Pereira analisa treinos do Vasco visando o Brasileiro

O Vasco da Gama aproveita o período sem jogos e monta um planejamento específico para cada semana de treino.

Sérgio Frias é candidato à presidência do Vasco
Sérgio Frias lança livro que mostra uma vitória do Vasco para cada dia do ano

Benemérito do Vasco da Gama reúne 366 vitórias do Clube, uma para cada dia do ano, e lança livro ‘Vitorioso Todo Dia’.