Auge em 2019 e declínio em 2020: Talles tem 2021 crucial para mostrar quem realmente é

Com ótima performance em 2019 mas aquém em 2020, Talles Magno tem em 2021 a chance de mostrar o que realmente pode ser para o Vasco da Gama.

Talles Magno em aquecimento antes de jogo do Vasco
Talles Magno em aquecimento antes de jogo do Vasco (Foto: Reprodução)

Perto de completar dois anos, o dia 02 de junho de 2019 foi inesquecível para o atacante Talles Magno. Na referida data, em derrota do Vasco da Gama por 1×0 para o Botafogo, o jogador fazia sua estreia pelos profissionais do Gigante da Colina.

De lá para cá, dois panoramas bem distintos em relação ao atleta: ainda em 2019, Talles viveu seu auge com a camisa do Vasco até aqui, com atuações que encantaram demais a torcida cruzmaltina e fizeram do jogador uma das principais revelações do futebol brasileiro, despertando o interesse de diversos clubes europeus.

Já em 2020, uma lesão logo no início do ano, durante o recesso de Carnaval, mudou os rumos da carreira do atacante. Mesmo recuperado, não conseguiu repetir, na sequência da temporada após a pausa dos jogos devido à pandemia, as exibições do ano anterior.

Os dribles encantadores e jogadas desconcertantes acabaram ficando de lado, e Talles foi perdendo prestígio junto aos torcedores e à comissão técnica, que passou a substituí-lo com frequência.

No entanto, há cerca de um ano, uma negociação (não concretizada) poderia ter mudado os rumos da carreira do jogador. O Krasnodar, da Rússia, acionou o Vasco interessado em contratar Talles Magno por um valor entre 10 e 12 milhões de euros (R$ 64 milhões a R$ 77 milhões na cotação da época).

Mas o Cruzmaltino não quis. Acreditou que a má fase do atacante era passageira e preferiu esperar uma proposta financeiramente melhor. O próprio staff do jogador também desejava um clube europeu de maior expressão.

Vale ressaltar que Talles, além de ainda ter idade para atuar na equipe sub-20, pulou etapas, digamos assim. Isso porque, na ótima campanha do Vasco na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2019, por exemplo, o jogador era reserva e estava praticamente debutando nos juniores, uma vez que, em 2018, atuava pelo Sub-17.

Ou seja, Talles pouco jogou pelo Sub-20, não atuando na categoria o tempo considerado ”necessário” para completar sua formação antes de chegar ao elenco profissional.

E tampouco retornou à categoria, diferentemente de Gabriel Pec, que, com más atuações no time principal, voltou a jogar com os juniores, amadureceu e teve papel fundamental na conquista da Copa do Brasil Sub-20. Hoje, é titular do Vasco e um dos principais destaques deste início de temporada.

O técnico do Vasco, Marcelo Cabo, enfatiza o ainda processo de formação de Talles e diz acreditar que o jogador voltará a performar da maneira que todos esperam.

– Talles ainda é um jogador sub-20. Eu costumo dizer: apesar de ter muita minutagem no profissional, ele ainda está em formação. Infelizmente, pelo segundo ano consecutivo, ele se machucou no começo da temporada. Vou até ser meio que o advogado dele: ele não estava 100% preparado física e tecnicamente para começar o ano. Então, teria de fazer uma pré-temporada em meio aos jogos. Tenho certeza de que ele vai voltar melhor, e nós vamos dar atenção especial a ele – disse, em entrevista a um podcast do portal Globo Esporte em 22 de março.

Corroborando com Cabo na expectativa pela retomada da boa fase de Talles, o preparador Daniel Félix ressalta o objetivo de fazer do atacante um atleta melhor preparador fisicamente.

– A gente quer fazer o Talles se tornar um cara mais potente e mais forte, colocando todo o seu potencial para fora. O menino realmente está muito consciente de tudo que está acontecendo com ele. Não vejo o Talles com essa alegria e felicidade há bastante tempo. A gente tem muita fé e esperança que as coisas vão se refletir nas partidas – afirmou.

Assim que estiver disponível novamente para ser utilizado por Marcelo Cabo, Talles, que atua preferencialmente como ponta-esquerda, disputará posição com Gabriel Pec, atual titular da função. No entanto, outros nomes, como Morato e Léo Jabá, por exemplo, também são concorrentes. Isso sem contar Figueiredo, jovem promessa que começa a se destacar no profissional atuando justamente por aquela faixa do campo.

Atualmente com 18 anos, Talles Magno tem 69 jogos disputados pelo Vasco e cinco gols marcados. Com ele em campo, foram 22 vitórias, 21 empates e 26 derrotas. O jogador tem contrato com o Gigante da Colina até 31 de dezembro de 2022.

Com certeza a torcida cruzmaltina ainda tem expectativa em torno do jogador, mas tudo depende de como será seu desempenho individual quando voltar a atuar. Possivelmente, a temporada de 2021 será um divisor de águas para Talles, para decifrar se a performance de 2019 foi um mero acaso ou se é a real qualidade do atleta.

Mais sobre:Talles Magno
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
10 comentários
  • Responder

    Thales é ótimo jogador. Esteve mal em 2020, quando foi deslocado para jogar praticamente como um ponta-esquerda. Não é essa a posição pra ele! Gostaria de ver o Thales jogando como meia-esquerda trocando de posição com o Pec – este originalmente na meia-direita – e ambos avançando para trocar figurinhas com o Morato e o Cano. Claro que precisa melhorar alguns fundamentos, como o chute, por exemplo, mas tem futebol e condições de fazer um bom campeonato.

  • Responder

    Talles é craque. Os técnicos é que estão acabando com o futebol do garoto, colocando Talles para jogar de lateral esquerdo. Isso é um crime?

  • Responder

    Como é fácil julgar um jogador, se jogar bem é craque se jogar mal é ruim tem que mandar embora ou emprestar.
    São tantas circunstâncias a serem avaliadas; mas considero a principal de todas:
    Os caras vê os moleques no time do framídia e falam, pow esse moleque joga muito já no Vasco só tem moleque pereba..
    Só esquecem que na base esses moleques do Vasco estão acostumados a enfrentar os mulambos e ganhar e ainda da show de bola neles.
    Porém aí que entra a questão primordial.. A incompetência da gestão profissional, que monta estes elencos principal pífio que só dar desgosto nos últimos 20 anos..
    E fazem os moleques pularem etapas para salvar a pátria de um time mal formado e mal treinado..
    Tantos o framídia quanto o Palmeiras já tem um elenco profissional formado de qualidade. Qualquer moleque que encaixar nesses times, não vão ter a mesma pressão que no Vasco, eles tem tudo para renderem muito pois o time é qualificado.
    Portanto esses garotos do Vasco jogando em times que eu citei seriam estrelas e renderiam milhões aos cofres destes times..
    Pois são melhores ou no mínimo iguais as estes garotos dos outros times.
    Nosso Sub-17 e 20 é recheado de craques, pena que com essa gestão dificilmente serão bem aproveitados e vendidos como deveria ser o processo normal..

  • Responder

    A outra plataforma permitia apagarmos com uma publicação com o objetivo de corrigir. Essa não. Causa desconforto

  • Responder

    Já fiz muitas críticas em desfavor desse garoto. Porém, hj, reconheço q ele não passa de uma vítima dos famigerados dirigentes da instituição Vasco. Ao projetar as ‘JÓIAS’, subtraindo etapas importantíssimas no pré-ãmbulo de um jovem atleta, sobremaneira no dias atuais, eles se comportam como ceifadores do futuro dos meninos da base e dos sonhos dos torcedores de um dia terem as alegrias de outrora.

  • Responder

    Já fiz muitas críticas em desfavor desse garoto. Porém, hj, reconheço q ele não passa de uma vítima dos famigerados dirigentes da instituição Vasco. Ao projetar as ‘JÓIAS’, subtraindo etapas importantíssimas no pré-ãmbulo de um jovem atleta, sobremaneira no dias atuais, eles se comportam como ceifadores do futuro dos meninos da base..

  • Responder

    Já fiz muitas críticas em desfavor desse garoto. Porém, hj, reconheço q ele não passa de uma vítima dos famigerados dirigentes da instituição Vasco. Ao projetar as ‘JÓIAS’, subtraindo etapas importantíssimas no pré-ãmbulo de um jovem atleta, sobremaneira, no dias atuais, eles se comportam como ceifadores do futuro dos meninos da base..

  • Responder

    Eu acredito no futebol desse muleque, a torcida do Vasco é muito ansiosa e carente de craques e titúlos no Clube, não tem a devida paciência com o garoto, mas eu torço muito por ele, ainda será um grande jogador na Europa, ele me lembra muito o Holandes Gullit, ele é muito parecido!👍🏾👍🏾

    • Vamos ter paciência com nossos moleques da base, as vezes nos queimamos os garotos sem ter necessidade.
      Hoje nós queremos o coutinho, Alan cardek, Alex Oliveira, e muitos que eram criticados.
      Bom trabalho Talles, vc é melhor que muitos jogadores já experiente.

  • Responder

    VENDE LOGO….PELADEIRO

Comente

Veja também
Paulinho no Espaço Experiência de São Januário
Paulinho visita São Januário com a família e revela sonha de jogar a Libertadores

Acompanhado da família, o meio-campista do Vasco da Gama, Paulinho, realizou um tour por São Januário e revelou o sonho pela Libertadores.

Pedro Martins estava no Cruzeiro
Pedro Martins é o novo executivo de futebol do Vasco

O Vasco da Gama acertou a contratação de Pedrinho Martins, que estava no Cruzeiro, para o cargo de executivo de futebol.

Edmundo relembra saída do Vasco em 1993
Edmundo projeta meio de tabela para o Vasco no Brasileiro

Eterno ídolo do Vasco da Gama, Edmundo analisou o desempenho do time neste início de Campeonato Brasileiro.

Gary Medel celebra a permanência no Vasco
Volta importante! Vasco não sofreu gol no Brasileiro com Medel em campo

Capitão do Vasco da Gama, Medel voltou ao Rio após passar alguns dias no Chile visitando a mãe que está com problemas de saúde.

Payet em jogo contra o América-MG
Payet avança na recuperação e deve ser relacionado contra o Criciúma

Camisa 10 do Vasco da Gama, o francês Payet não joga com a camisa Cruzmaltina desde as semifinais do Campeonato Carioca.