Na tentativa de explicar a falha do VAR na partida entre Vasco da Gama e Internacional, em São Januário, o jornalista André Rizek, durante a edição da última terça-feira (16) do programa Seleção SporTV, citou o exemplo da partida entre Atlético-GO e Santos.
A partida foi disputada no estádio Antônio Accioly, de menor capacidade e mais baixo, comparado com outras arenas da Série A, caso parecido com o de São Januário. André Rizek disse que é mais comum ocorrer falhas do VAR nesses casos do que em lugares maiores.
Segundo o jornalista, o que explica isso é a posição mais baixa em que as câmeras ficam posicionadas em estádios menores, o que tem interferência de luz e chuva, e que pode atrapalhar na calibragem das linhas de impedimento por causa da sombra. Citado na explicação, o Atlético-GO se manifestou em seu Twitter.
– Boa tarde, André Rizek. O problema, então, é o software e não o estádio. No jogo Atlético Goianiense e Santos, o árbitro avisa que apenas um dos lados não está funcionando. Não estava chovendo somente de um lado do estádio e o jogo a noite elimina o problema da sombra.
Disse o Atlético-GO, que continuou:
– Como se explica o erro no impedimento do jogo Atlético MG e São Paulo, no Mineirão, estádio “padrão FIFA” ? O Atlético investiu em iluminação de primeira linha e por ser um estádio aberto, também tem ótima iluminação natural.
Como se explica o erro no impedimento do jogo Atlético MG e São Paulo, no Mineirão, estádio “padrão fifa” ? O Atlético investiu em iluminação de primeira linha e por ser um estádio aberto, também tem ótima iluminação natural.
— Atlético Clube Goianiense (@ACGOficial) February 16, 2021
Outros casos
Na ocasião do empate em 1 a 1 entre Atlético-GO e Santos, os capitães das equipes foram informados do problema, o que não houve no caso de São Januário. André Rizek disse que, em contato com profissionais da área, soube que já ocorreu outros problemas do tipo ao longo do Campeonato Brasileiro, mas que não foram relatados.
Derrotado por 2×0 pelo Internacional, o Vasco reclama da descalibragem nas linhas do VAR, que não permitiu a análise da tecnologia no primeiro gol colorado, em lance que poderia ser impedimento do volante Rodrigo Dourado, não observado pela arbitragem de campo. O Gigante pede que a partida seja anulada.
Leia Mais Sobre
Pelé foi homenageado pelo Vasco da Gama em seu aniversário de 80 anos e recebeu o título de Sócio Honorário do Clube.
Antônio Lopes afirmou que é preciso fazer uma mescla entre jogadores novos e experientes para montar um time competitivo.
O Vasco da Gama enfrentará Botafogo, Macaé, Madureira e Fluminense da rodada quatro a sete do Campeonato Carioca 2021.
O Vasco da Gama estreia no Carioca com a maioria dos jogadores do Sub-20, que se destacaram na temporada passada.
Gilmar Ferreira afirmou que o Vasco da Gama esperou o fim da era Eurico Miranda para se aproximar do Rei Pelé.
Com três títulos conquistados em quatro meses, Diogo Siston é a aposta do Vasco para o início do Campeonato Carioca.
O meio-campista Wellington Rato, do Atlético-GO, está sendo cogitado para reforçar Vasco da Gama e Botafogo.
Meio-campista Wellington Rato, que defendeu o Atlético-GO em 2020, é especulado no Vasco da Gama para a temporada 2021.
Pedrinho foi xingado por torcedores do Vasco da Gama após deixa o papel com nome do Clube cair em sorteio da Copa do Brasil.
Guerreiros do Almirante postou mensagem de apoio ao ex-jogador do Vasco da Gama, Pedrinho, sobre episódio no sorteio da Copa do Brasil.
O Rizek tem que voltar ao ativismo politico! Porque sobre futebol tá difícil! Quer dizer que estádio pequeno tem problemas com VAR? Turf Moor estádio do Bruley 22500 lugares, Craven Cottage 25500 lugares estádio do Fullham ambos da premier League. Será que o VAR so funciona em estádios pequenos na Europa? Ps: O Real Madre esta mandando seus jogos no estádio Alfredo Di Stéfano 9 mil lugares e tem VAR meu querido Andre “sem noção”Rizek.