Atlético-GO questiona Rizek após explicação para falhas do VAR em estádios menores

O Atlético-GO foi citado pelo jornalista André Rizek ao explicar falhas no VAR como aconteceu na partida entre Vasco da Gama e Internacional.

Avatar
Por Willams Meneses
-  17 de fevereiro de 2021 às 12:20-  Atualizada em 17 de fevereiro de 2021 às 12:22
VAR sendo observado pelo árbitro de campo na partida entre Vasco x Inter (Foto: Alexandre Neto/Photopress/Estadão Conteúdo

Na tentativa de explicar a falha do VAR na partida entre Vasco da Gama e Internacional, em São Januário, o jornalista André Rizek, durante a edição da última terça-feira (16) do programa Seleção SporTV, citou o exemplo da partida entre Atlético-GO e Santos.

A partida foi disputada no estádio Antônio Accioly, de menor capacidade e mais baixo, comparado com outras arenas da Série A, caso parecido com o de São Januário. André Rizek disse que é mais comum ocorrer falhas do VAR nesses casos do que em lugares maiores.

Segundo o jornalista, o que explica isso é a posição mais baixa em que as câmeras ficam posicionadas em estádios menores, o que tem interferência de luz e chuva, e que pode atrapalhar na calibragem das linhas de impedimento por causa da sombra. Citado na explicação, o Atlético-GO se manifestou em seu Twitter.

– Boa tarde, André Rizek. O problema, então, é o software e não o estádio. No jogo Atlético Goianiense e Santos, o árbitro avisa que apenas um dos lados não está funcionando. Não estava chovendo somente de um lado do estádio e o jogo a noite elimina o problema da sombra.

Disse o Atlético-GO, que continuou:

– Como se explica o erro no impedimento do jogo Atlético MG e São Paulo, no Mineirão, estádio “padrão FIFA” ? O Atlético investiu em iluminação de primeira linha e por ser um estádio aberto, também tem ótima iluminação natural.

Outros casos

Na ocasião do empate em 1 a 1 entre Atlético-GO e Santos, os capitães das equipes foram informados do problema, o que não houve no caso de São Januário. André Rizek disse que, em contato com profissionais da área, soube que já ocorreu outros problemas do tipo ao longo do Campeonato Brasileiro, mas que não foram relatados.

Derrotado por 2×0 pelo Internacional, o Vasco reclama da descalibragem nas linhas do VAR, que não permitiu a análise da tecnologia no primeiro gol colorado, em lance que poderia ser impedimento do volante Rodrigo Dourado, não observado pela arbitragem de campo. O Gigante pede que a partida seja anulada.

Leia Mais Sobre