Arbitral confirma jogo entre Vasco e Macaé para este domingo

A partida entre Vasco da Gama e Macaé pelo Campeonato Carioca está marcado para o próximo domingo, em São Januário.

A segunda parte do arbitral da Série A do Carioca terminou sem acordo. O desejo de Fluminense e Botafogo foi superado pela força dos outros clubes do estadual, no bloco formado por Flamengo, Vasco e os pequenos.

A reunião sacramentou que o rubro-negro e Bangu vão se enfrentar nesta quinta-feira, na retomada da competição, no Maracanã.

E manteve na próxima segunda-feira as partidas de tricolores e alvinegros, a contragosto de ambos.Os horários serão definidos posteriormente.

Vencidos no voto, os presidentes de Fluminense e Botafogo prometem recorrer à Justiça Desportiva para não entrarem em campo e evitarem o W.O nos dois jogos da Taça Rio que restam. O presidente do TJD-RJ, Marcelo Jucá, participou dos dois dias de reuniões.

– Ignorando os riscos da pandemia e mesmo o risco de lesões aos atletas por falta de tempo adequado ao treinamento, o arbitral optou por manter sua posição imprudente, estabelecendo as datas de 22 e 25 de junho para o Fluminense. Sendo assim, não resta outra alternativa ao clube senão buscar as medidas na justiça desportiva para fazer valer o que é certo. Ou seja, remarcar a data de nossos jogos para julho – disse o presidente do Flu, Mário Bittencourt.

O clima do encontro desta terça-feira à noite foi bem mais tenso do que se viu na noite anterior. A reunião de segunda foi tão longa que os dirigentes decidiram fazer um novo debate no dia seguinte. A ideia era verificar se seria possível conjugar os interesses dos dois lados.

O Fluminense, por exemplo, bateu o pé a respeito do desejo de só entrar em campo após o dia 29. Os resultados dos exames feitos no elenco tricolor devem sair na quinta-feira. A projeção é que os treinos só sejam retomados na sexta. Assim, não há tempo suficiente para colocar os jogadores em forma, após três meses de paralisação, para entrarem em campo na segunda-feira, contra o Volta Redonda. A tentativa do presidente Mário Bittencourt foi conseguir mais dez dias de treinos, mas ele não foi atendido.

Desde a véspera, Mário já tinha dito que buscaria a Justiça, se fosse necessário, para adiar o jogo tricolor. No outro lado do debate, os clubes estavam ressentidos com o Flu, já que foi opção dele não reiniciar as atividades ao mesmo tempo que os outros. O próprio presidente da Ferj, Rubens Lopes, chegou a comparar Fluminense e Botafogo a maus alunos que não estudam para uma prova e pedem adiamento dela.

O Botafogo engrossou a fileira da tentativa de postergar o retorno aos jogos. O alvinegro já detectou cinco casos de contaminação com coronavírus no elenco e aguarda o resultado de toda a bateria de testes na sexta-feira. Os treinos devem voltar no sábado, antevéspera do confronto com a Cabofriense. Carlos Augusto Montenegro, membro do conselho gestor do futebol do Bota, participou do arbitral ao lado do presidente Nelson Mufarrej, citou as dificuldades e também ressaltou a indisposição de colocar o time em ação.

Um dos representantes do Flamengo na reunião foi Cacau Cotta, diretor de relações institucionais do clube. Em determinado momento, ele subiu o tom e falou de forma mais dura em direção aos dirigentes de Fluminense e Botafogo.

Ponderação do Vasco

Alexandre Campello, presidente do Vasco, chegou a ponderar em prol de uma flexibilização das datas para evitar um choque ainda maior com Fluminense e Botafogo. Mas a medida em que o tempo foi passando, o acordo idealizado no início tornou-se cada vez mais distante.

– O Vasco propôs um acordo sensato. Ou chegamos a esse acordo ou cada um seguirá seu caminho e arcará com as consequências – contou Carlos Augusto Montenegro ao GLOBO, dizendo que Campello sugeriu jogos em 28 de junho e 1º de julho.

A realidade que ameaça o Carioca, além do coronavírus, em si, é a briga judicial. Nesta quarta-feira de manhã, os clubes terão reunião com o prefeito Marcelo Crivella para cumprir o ritual a respeito da tabela decidida no arbitral.

Tabela acertada

Quinta – Flamengo x Bangu

Sexta – Portuguesa x Boavista

Domingo – Vasco x Macaé / Madureira x Resende

Segunda – Fluminense x Volta Redonda x Botafogo x Cabofriense

Agência O Globo

Comente

Veja também
Mateus Carvalho em jogo contra o Cuiabá
Mateus Carvalho supera desconfiança e vira peça vital para o Vasco em 2024; veja números

Volante do Vasco da Gama, Mateus Carvalho é um dos jogadores do atual elenco que mais vezes entrou em campo pelo Cruzmaltino neste ano. 

Payet comemorando gol contra o Juventude
Sonhando com Libertadores, Vasco ainda precisa se garantir matematicamente na Série A

Com 43 pontos, Vasco da Gama luta por vaga na Libertadores do ano que vem, enquanto corre risco remoto de rebaixamento.

Jogadores do Vasco em São Januário
Vasco tenta melhorar média de gols contra rival rebaixado

Vasco da Gama e Atlético-GO se enfrentam neste sábado (30), às 21h30, em São Januário, pela 36ª rodada do Brasileiro.

Pequeno Gui em quarto personalizado de Vasco
Menino Gui é indicado a prêmio de torcedor do ano no Fifa The Best

Torcedor mirim do Vasco da Gama que luta contra a epidermólise bolhosa, Gui Gandra se tornou um símbolo do Clube.

Coutinho Garro Corinthians x Vasco
Libertadores e Sul-Americana: Veja pontuação que o Vasco precisa para ir aos torneios

Vasco da Gama luta pela Sul-Americana enquanto ainda sonha com classificação para a Libertadores da próxima temporada.