Aposta do Vasco para 2022, Andrey Santos detalha o início de sua carreira no futebol

Cria do Vasco da Gama, o meio-campista Andrey Santos revelou como foi o início da sua trajetória profissional.

Andrey Santos em ação pelo Vasco no Estádio Nivaldo Pereira
Andrey Santos em ação pelo Vasco no Estádio Nivaldo Pereira

Andrey Santos teve o primeiro contato com o futebol sem pretensões de ser profissional. Aos 4 anos, estava um pouco acima do peso, e a falecida avó Sueli o matriculou na escolinha de futsal do Bangu. A partir deste momento, tomou gosto pelo esporte e passou competir. Dois anos depois, após disputar uma competição contra o Vasco, o clube gostou do desempenho do garoto, que se apresentou à equipe na temporada seguinte.

Deu certo. Há 10 anos no clube, Andrey assinou seu primeiro contrato profissional em agosto do 2020, aos 16 anos. O meio-campo estreou pelo profissional no Carioca deste ano, contra o Volta Redonda, e se tornou o jogador mais jovem a atuar no time principal neste século, superando Talles Magno.

Ele também atuou no último compromisso do time na temporada, contra o Londrina. Com passagem pela seleção de base e vínculo até 2023, apesar da pouca idade, Andrey demonstra bastante maturidade e é uma aposta do departamento de futebol para o time profissional em 2022. Em entrevista ao ge, ele se apresentou e destacou seus pontos fortes.

– Sou muito focado, sério, e com a mentalidade de vencedor, quero ganhar o tempo todo. Não deixo meus companheiros se acomodarem, sempre quero evoluir. Minhas maiores características são a saída de bola na construção e a marcação. Tenho qualidade no passe e a visão de jogo – destacou Andrey.

O ano do Andrey terminou com dois títulos com a camisa do Vasco. Campeão do Estadual sub-17 e da Recopa Carioca, disputou 29 jogos e marcou seis gols, atuando na maior parte da temporada pelo sub-20. Com a amarelinha, o volante disputou a Revelations Cup, no México. Contra a Colômbia, marcou dois gols na vitória por 3 a 2. Nas redes sociais o clube parabenizou o atleta.

A adaptação na Seleção foi tranquila para Andrey. Apesar de ser um dos mais novos, contou que se sentiu muito bem com a confiança da comissão técnica e dos demais jogadores. Convocado a primeira vez aos 14 anos, detalhou como foi o momento que soube da notícia.

– Eu estava me arrumando para uma festa. Fui tomar banho e minha noiva começou a falar que meu celular estava apitando muito e pediu para eu ir olhar. Quando eu vi, chegou a notícia de que eu tinha sido convocado. Comecei a pular pela casa e avisei meus pais. Seleção é sempre um privilégio, sonho de menino. Você está representando sua família, todos que acreditaram em você e todos os brasileiros.

Apesar do bom desempenho nesta temporada, 2020 foi o grande momento da carreira de Andrey como atleta. Ele conta ter ficado muito feliz com as convocações para a seleção brasileira, mas que o ápice veio no final do ano, quando passou a integrar o elenco da categoria de cima. Com o sub-20, conquistou a Copa do Brasil, a Supercopa e o Campeonato Carioca.

Já em 2021, Andrey viveu outro grande momento, a estreia em uma competição nacional pelo Vasco. Apesar de ter atuado contra o Volta Redonda no Carioca, disputou apenas a última partida da Série B contra o Londrina. Na ocasião, a equipe saiu derrotada, mas o meio-campo acredita ter aproveitado a oportunidade e espera ser utilizado mais vezes entre o elenco principal em 2022.

– Quando o treinador me chamou, passou um filme na minha cabeça, com tudo que eu passei, tudo que minha família passou. Deu tudo certo, mas infelizmente a gente não saiu com a vitória. Para muitos era o último jogo do campeonato, mas para mim o início. Joguei como se fosse o primeiro jogo da minha vida. É importantíssimo aproveitar as oportunidades, eu acho que fui bem. Dei o meu melhor.

A infância de Andrey foi difícil. Nascido e criado na Vila Aliança, em Bangu, ele conta que a família passou por dificuldades financeiras, e que a criminalidade sempre esteve presente no bairro. Mesmo com os obstáculos, desistir nunca foi opção, e creditou o sucesso ao amor da família, que sempre o apoiou.

Vencer é o principal objetivo do jogador de 17 anos, que demonstra espírito de liderança. Com Cristiano Ronaldo como ídolo, Andrey se inspira na carreira vitoriosa do craque português, mas dentro de campo, até pela função que exerce, declarou que o volante Busquets, do Barcelona, é a grande referência, pela qualidade técnica e por ser um líder entre os companheiros.

Cria não deixa estudos de lado

Entretanto, se desistir nunca foi uma opção, um segundo plano sempre foi tido como fundamental para o atleta, que entende os riscos da profissão. Andrey – que faz aulas de inglês pensando na carreira internacional – destacou que estudar é algo que gosta de fazer e entende ser muito importante. O volante revelou o interesse pelo meio acadêmico e projetou uma carreira como técnico no futuro.

– É um pouco difícil de conciliar (escola e rotina de treino). Querendo ou não, a gente (jogador) tem que ter um plano B. Tenho o sonho de ser jogador, e logo depois ser treinador também. Eu tenho meta de fazer faculdade de Educação Física. Acho importantíssima a escola na vida de um atleta.

Para alcançar os objetivos, revelou trabalhar com metas. Em 2022, incluiu estar no elenco profissional como um dos alvos para a temporada, assim como o acesso à elite do futebol brasileiro. A joia vascaína tem muito identificação com o clube. Desde 2011 defendendo o Vasco, sonha em fazer o gol do título contra o Flamengo em São Januário, diante da torcida. Neste ano, o meia fez um gol de calcanhar no primeiro jogo da final do Campeonato Brasileiro sub-17 contra o rival da Gávea. Para ele foi o gol mais bonito e mais marcante da carreira.

Fora de campo, Andrey contou que costuma jogar vídeo game para se divertir com os amigos. Entre os favoritos está o game Free Fire que, segundo ele, ajuda a esvaziar a mente e se desligar um pouco do futebol. Mas confessou que os jogos de futebol são seus preferidos, e que tem uma competição acirrada com o capitão da equipe sub-17, o zagueiro Victão. Sem esconder seu lado competidor, afirmou que sempre leva a melhor nas apostas com o amigo.

Mas dentro de campo o foco de Andrey é o Vasco da Gama. Sobre uma possível transferência, revelou estar tranquilo e que oportunidades de atuar no futebol internacional ainda virão. Antes, no entanto, planeja conquistar títulos com a camisa da equipe carioca e entrar para a história do clube.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Andrey Santos
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Rossi na zona mista após Vasco 5 x 1 Coritiba
Rossi celebra assistência e minimiza atrito com Soteldo

Titular do Vasco da Gama na estreia diante do Grêmio, Rossi fala sobre a sua atuação e relembra episódio com Soteldo.

Cavalinho do Vasco e Tadeu Schmidt
Veja o Cavalinho do Vasco no Fantástico após vitória sobre o Grêmio

Após vitória do Vasco da Gama na estreia do Campeonato Brasileiro, o Cavalinho do Gigante da Colina marcou presença no Fantástico.

Payet comemorando gol pelo Vasco
Líder! Payet motiva elenco do Vasco antes de vitória sobre o Grêmio

O meio-campista do Vasco da Gama, Dimitri Payet, motivou o elenco no vestiário antes de a bola rolar e acompanhou em camarote.

Hugo Moura chega ao Rio para assinar com o Vasco
Contratação de Hugo Moura rende milhões ao Flamengo; volante está no Rio

O volante Hugo Moura desembarcou no Rio de Janeiro para dar seguinte aos trâmites para ser anunciado pelo Vasco da Gama.

Pedrinho na Sede Náutica da Lagoa
Pedrinho teria cobrado débitos da 777 com o Vasco; empresa negou estar devendo

O presidente do Vasco da Gama, Pedrinha, ainda teria pedido garantias do pagamento do aporte de setembro no valor de R$ 270 milhões.