Análise da atuação do Vasco contra o Grêmio

O Vasco da Gama mais uma vez não fez uma boa partida e foi presa fácil em goleada do Grêmio, em Porto Alegre.

Jogadores do Vasco antes da partida contra o Grêmio
Jogadores do Vasco antes da partida contra o Grêmio (Foto: Lucas Bubols)

Não é de hoje que o Vasco de Ricardo Sá Pinto aposta na estratégia de, ao ter solidez defensiva, explorar o contragolpe para surpreender o adversário. Mas faz tempo que o plano não surtir efeito virou rotina.

Tudo o que foi arquitetado diante do Grêmio deu errado. Em ritmo de treino, o time gaúcho passeou: fez 4 a 0 ao natural. Mesmo com três zagueiros e por vezes com uma linha defensiva de cinco atletas, o time de São Januário esteve exposto. Além disso, não criou chance clara de gol.

Resultado: foi presa fácil em uma goleada que poderia ter sido mais elástica. O time continua na zona do rebaixamento do Brasileirão (é o 17º, com 24 pontos), e o presidente Alexandre Campello sofre pressão por demitir o técnico português. Por ora, ele está mantido.

Nos 90 minutos, o Grêmio fez quatro gols. E teve 22 finalizações ao gol de Fernando Miguel – cinco chances claras e outros dois gols corretamente anulados. Um número considerável diante de um time que foi para se defender – importante contextualizar que na rodada anterior o Vasco levou 4 a 1 do Ceará, ou seja, sofreu oito gols em dois jogos. A ideia de o Vasco ser reativo não funcionou. Por alguns motivos:

  • Os vascaínos marcaram os gremistas à distância, o que gerou espaços generosos.
  • Miranda e Castan, os zagueiros de lado, são lentos e tiveram enormes dificuldades diante de Pepe e Ferreira.
  • A saída de bola da defesa ao ataque foi extremamente lenta.

Neste cenário, o Vasco ficou encaixotado no campo defensivo. O Grêmio teve 54% de posse de bola, e a apatia tomou conta dos vascaínos. Os alas Léo Matos e Neto Borges não conseguiram proteger os zagueiros. Os volantes Marcos Junior e Leo Gil foram nulos na saída de bola. E, assim, Talles e Gustavo Borges viraram meros espectadores da partida.

Chegou a dar pena de Benítez. O argentino correu, mas ficou isolado no lado direito. Melhorou um pouco quando se deslocou ao meio. Insuficiente, claro, para fazer frente ao Grêmio.

Não à toa Sá Pinto mexeu no intervalo. Sacou Castan e Marcos Junior. Queria com Ricardo Graça ter uma melhor saída de bola da defesa e um homem capaz de articular melhor as ações ofensivas com Juninho. Não funcionou. Rapidamente, em sete minutos, o time levou dois gols e afundou.

É verdade que há poucas opções no elenco. O time carece de melhor qualidade. Porém, necessita de melhor organização coletiva. E urgentemente do retorno de Cano. Sem ele, a luta contra o rebaixamento será muito mais difícil.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Grêmio
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Maicon em treino do Vasco
Maicon deve ser novidade entre os titulares contra o Fluminense

Mesmo com João Victor recuperado, o técnico do Vasco da Gama, Ramón Díaz, deve escalar Maicon na zaga contra o Fluminense.

Maicon, zagueiro do Vasco
Escalação do Vasco contra o Fluminense

Confira a escalação do Vasco da Gama contra o Fluminense na partida deste sábado, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.

João Victor em São Januário
João Victor será relacionado contra Fluminense e Medel segue fora

Enquanto Gary Medel segue no Chile, o Vasco da Gama contará com João Victor para o clássico contra o Fluminense.

Vegetti em ação pelo Vasco contra o Fluminense
Confira quais canais transmitem o jogo entre Fluminense e Vasco

Confira quais canais transmitem o jogo entre Fluminense e Vasco da Gama no Maracanã, neste sábado, pelo Campeonato Brasileiro.

João Victor em ação pelo Vasco contra o Fluminense
Vasco leva ampla vantagem no retrospecto contra o Fluminense

Em duelo válido pelo Campeonato Brasileiro 2024, Vasco da Gama e Fluminense se enfrentam e o Cruzmaltino leva vantagem no retrospecto.