Alberto Valentim tem escola italiana como referência no Vasco

O técnico do Vasco da Gama, Alberto Valentim, tema escola italiana como grande referência no seu trabalho na Colina.

Alberto Valentim tem buscado no sistema defensivo da escola italiana um modelo que lhe permita transformar o Vasco numa grande força do futebol brasileiro.

Marcação forte que começa com os quatro jogadores do bloco ofensivo, segue na linha de cinco intermediária e se fecha com os quatro defensores protegendo a baliza de Fernando Miguel.

Por isso tem preferido os mais leves como Thiago Galhardo, Pikachu e Marrony, jogadores que se desdobram entre a marcação e a ligação ofensiva com o trator Maxi López.

Tem dado certo: o Vasco sofreu apenas dois gols em seis jogos pela Taça Guanabara, desempenho que lhe garantiu os 100% de aproveitamento, embora não tenha feito grandes atuações.

Por esse aspecto, o novo confronto com o Fluminense de Fernando Diniz, agora no Maracanã e valendo o título do turno do Estadual, seja mesmo o melhor desfecho para a competição.

De um lado um time mentalmente programado para envolver o adversário a partir da posse de bola, do outro a equipe treinada para fazer da marcação compactada sua diferença competitiva.

No confronto em Brasília, o Vasco de Valentim anulou o processo construtivo do Fluminense de Diniz e venceu por 1 a 0.

Vejamos no confronto deste domingo...

Leia mais sobre: Alberto Valentim

Comentários

Últimas notícias

Veja mais notícias »