Alberto Valentim chega com objetivo de se firmar no Vasco
Com Alberto Valentim, o Vasco da Gama chega ao terceiro treinador da nova geração, que comanda a equipe em cinco anos.
Alberto Valentim, novo técnico do Vasco, tem 43 anos, mesma idade de Doriva quando ele foi campeão estadual pelo time da Colina em 2015. Ano passado, quando levou o cruz-maltino para a Libertadores via Campeonato Brasileiro, Zé Ricardo tinha 46. São três exemplos de treinadores da chamada nova geração do país que passaram por São Januário nos últimos cinco anos. Entre semelhanças e diferenças, encaram no clube o desafio de se firmarem entre os grandes do Brasil.
Os três chegam ao Vasco com títulos estaduais no currículo. Valentim foi inclusive campeão em cima do Vasco este ano e poderá se redimir da tristeza que causou em São Januário, quando estava a serviço do Botafogo. Zé Ricardo venceu o Estadual com o Flamengo em 2017, meses antes de assumir o time. Doriva conseguiu um feito mais expressivo: foi campeão paulista pelo Ituano em 2014 e no ano seguinte chegou ao Vasco.
O perfil dos três também é semelhante, no que diz respeito à formação. Alberto Valentim é contratado pelo Vasco com fama de estudioso do futebol, assim como são vistos Doriva e Zé Ricardo. Os três surpreenderam nos seus primeiros trabalhos pela parte tática, cada um com sua peculiaridade.
Doriva, por exemplo, tinha como característica a força do sistema defensivo. Foi muito em cima dessa virtude que conseguiu ser campeão estadual em 2015 com o Vasco. Zé Ricardo, por sua vez, tem um estilo mais equilibrado na formação de suas equipes. Já Valentim gosta de times com maior ofensividade.
Outra diferença entre os três é referente à personalidade. Doriva, atualmente no CRB, na Série B, é tido como o mais tímido dos três. No Vasco, teve problemas para lidar com alguns medalhões do elenco por causa disso e acabou saindo. Zé Ricardo, hoje no Botafogo, também faz um estilo mais discreto, baseado na conversa. É tido como um bom administrador de jogadores. Já Alberto Valentim chega ao clube de São Januário com a fama de mais temperamental no trato com o grupo.
O treinador fará sua estreia quarta-feira e o Vasco será apenas o quinto trabalho que Alberto Valentim começará na carreira. Na Colina, terá como um dos objetivos justamente a consolidação do nome no mercado. Doriva, depois de ser campeão estadual pelo Vasco, não conseguiu trabalho de destaque, mas não parou muito tempo desempregado: treinou oito times depois do Cruz-Maltino. Zé Ricardo, depois de pedir para sair do Vasco, foi para o Botafogo dois meses depois.
Agência O Globo