Advogados de Fluminense, Flamengo e Vasco criam canal para compartilhar experiências

Fernando Lamar, do Vasco, André Galdeano, do Flamengo, Roberta Fernandes e Bernardo Leal do Fluminense formam o FUTJUR.

Advogados integrantes do FUTJUR
Advogados integrantes do FUTJUR (Foto: Lucas Merçon)

Os advogados de Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama deixaram a rivalidade dos tribunais de lado e decidiram unir forças para criar o canal “FUTJUR“, perfil no Instagram para compartilhar experiências de suas respectivas atuações no campo esportivo jurídico – o Botafogo também teria um representante, mas, por falta de agenda, Aníbal Rouxinol não seguiu no projeto.

O Fluminense tem dois advogados no grupo: Roberta Fernandes e Bernardo Leal, diretora jurídica do clube e advogado do futebol profissional respectivamente. Fernando Lamar, gerente jurídico de futebol do Vasco, e André Galdeano, que faz a mesma função no Flamengo, completam o quarteto.

Experiências dos quatro são compartilhadas, e dirigentes, ex-jogadores e advogados são convidados para tratarem do tema na plataforma.

Ao Ge, os advogados responderam uma pergunta individual cada e uma em comum para o quarteto.

Roberta (no Fluminense desde 2005), como surgiu a ideia de unir os advogados dos grandes para passar conteúdo a torcedores e profissionais do futebol?

– Nós já trocávamos experiências e mantínhamos um grupo de WhatsApp há muitos anos. Já nos ajudamos em inúmeras situações relacionadas aos nossos clubes. Com a pandemia e a imposição de um distanciamento obrigatório, era chegado o momento de transformar essa parceria em algo que pudesse beneficiar outras pessoas, algo que pudesse de alguma maneira transformar o mercado do Direito Desportivo. Cada um de nós tem mais de uma década de experiência. Com a criação do Futjur estamos buscando ser a referência que não tivemos quando começamos nossas carreiras. Para nós, conhecimento precisa ser compartilhado. Ainda é um mercado muito fechado. Poucos tem a possibilidade e a disponibilidade de trazer a parte prática como nós temos.

Bernardo (no Fluminense desde 2008), qual o objetivo de vocês, advogados, com este perfil?

– Na verdade, acho que todos nós concordamos que as discussões que tivemos ao longo desses anos sobre os temas relacionados ao nosso dia a dia, seja apenas entre nós advogados dos clubes do Rio de Janeiro ou com outros colegas dos outros estados, sempre foram extremamente enriquecedoras. No entanto, essas trocas sempre aconteceram em um ambiente privado nosso. Nesse sentido, com o advento das mídias sociais, a nossa intenção é justamente trazer essas discussões ou, ao menos uma parte delas, que são extremamente interessantes, para um ambiente público e, talvez, gerar um novo foro de debates.

Fernando (no Vasco desde 2008), no conteúdo de vocês, pretendem priorizar algum tema específico? Mais contratações, por exemplo? Ou então questão de infrações a regulamentos? Há algum ponto principal ou é possível atacar diversas questões?

– Vamos abordar diversas questões porque entendemos que todos os assuntos ligados ao Direito Desportivo são fundamentais e estão interligados. É óbvio que alguns temas geram maior interesse do público e da mídia em geral, porém eles só podem ser abordados corretamente levando-se em conta temas considerados menos importantes pelos leigos no assunto. O objetivo é levar conteúdo relevante e esclarecedor para os nossos seguidores.

Galdeano (no Flamengo desde 2010), você conta uma história pessoal no perfil e a maneira que seu trabalho te ajudou a superar. Pretende compartilhar outros casos semelhantes?

– Sim, pretendemos. Não só as minhas histórias, mas de todos os advogados envolvidos no projeto. Nosso lema é “Direito no futebol pelas mãos de quem faz”. Todos nós temos, no mínimo, uma década trabalhando nessa área. Nesse sentido, acreditamos ser interessante compartilharmos essas histórias. Serão breves passagens, muito particulares, que refletem um pouco da experiência pessoal de cada um de nós e que demonstram o impacto do Direito Desportivo em nossas vidas, na vida dos clubes e na vida dos torcedores.

Uma para os quatro: o que vocês encaram como um gol de vocês?

– Consideramos cada negociação em que participamos e que é finalizada com contratos feitos por nós um gol marcado. E sempre que uma negociação é travada por uma questão técnica de direito apontada por nós, consideramos uma defesa de um pênalti, uma vez que, assim como um gol sofrido, uma contratação maléfica, juridicamente falando, pode prejudicar o clube.

Para acompanhar a página do “FUTJUR“, basta acessar o perfil no Instagram clicando aqui.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Nova Iguaçu x Vasco pela semifinal do Carioca 2024
Jogador do Nova Iguaçu viraliza ao exaltar torcida do Vasco no Maracanã; veja

Volante Sidney, reserva do Nova Iguaçu, estava aquecendo quando interagiu e elogiou torcedores do Vasco da Gama.

Josh Wander em São Januário
Há 2 anos, Josh Wander prometia acabar com disparidade financeira entre Vasco e Flamengo

Principal investidor da 777 Partners fez a promessa (não concretizada) à torcida do Vasco da Gama em 18 de março de 2022.

Alexandre Mattos na entrevista de apresentação pelo Vasco
Vasco projeta 2 reforços para o Brasileiro

Visando uma realidade diferente no Campeonato Brasileiro, o Vasco da Gama pretende reforçar pelo menos duas posições.

Maracanã em Vasco x Nova Iguaçu pelo Campeonato Carioca
Marcos Braz, do Flamengo, comenta interesse do Vasco pelo Maracanã

Dirigente cutucou a 777, dona da SAF do Vasco da Gama, e afirmou que o Flamengo nunca tentou impedir o jogo contra o Nova Iguaçu no estádio.

Fabrício, do Nova Iguaçu, deixa o Maracanã de metrô
Goleiro do Nova Iguaçu deixa o Maracanã de metrô após vitória sobre o Vasco

Fabrício, goleiro do Nova Iguaçu, foi flagrado deixando o Maracanã com a família usando o metrô e viralizou nas redes sociais.