10 anos: o ‘looping’ eterno de um Vasco que não consegue sair de 2011

A conquista da Copa do Brasil de 2011 completou 10 anos, troféu que segue sendo o último grande motivo de alegria da torcida.

Pôster do Vasco campeão da Copa do Brasil 2011
Pôster do Vasco campeão da Copa do Brasil 2011

A nostalgia está sempre presente na mente das pessoas. Ele remete tempos bons, alguns que nunca voltarão, portanto, na maioria das vezes, é visto de forma mais ‘romantizada’. O problema, entretanto, é quando o sentimento domina e faz com que a pessoa deixe de olhar para frente.

É o caso do Vasco da Gama quando o assunto é a Copa do Brasil de 2011, que está fazendo 10 anos nesta terça-feira (08). Não tem problema algum guardar carinho daquela época, mas a impressão que passa é de que os vascaínos ficarão presos para sempre nessa conquista. A culpa disso, porém, não é deles. É do Gigante!

O que causou isso foram anos de irrelevância que não condiz com a história do Vasco. Sobrou apenas a saudade. O mesmo serve para outros tempos de glória, como o fim da década de 90 e início de 2000, quando o Cruzmaltino venceu tudo. De 2011 para cá, então, foram temporadas de lamentação e pouquíssimo do que comemorar.

Nesse meio tempo, foram apenas dois Estaduais e três rebaixamentos à Série B, o que fez o Vasco numa condição inédita em sua história, chegando a ser preterido por jogadores diante de clubes de menor expressão. Tudo isso e um pouco mais foi resultado de anos de gestões péssimas, que fizeram com que o Clube parasse no tempo.

Já são 10 anos…

Se por um lado é satisfatório relembrar o momento especial, por outro preocupa pelo simples de fato de ter sido o último momento de glória do Clube. Afinal, já se passaram 10 anos, não é mesmo? Para um Vasco esse tempo é uma eternidade. O que agrava essa situação é que não são apenas tempos inglórios, sabáticos, vem somado com anos de mediocridade seja esportiva, administrativa e política.

Este que lhes escreve comemorou que nem louco aquela Copa do Brasil. Foi sem igual. Mágica. Porém, é preciso seguir em frente, e não é isso que tem acontecido. Até quando o vascaíno viverá de lembranças? Como se costuma dizer: “Quem vive de passado é museu”. Ele é belo, precisa ser preservado, lembrado, exaltado, mas não deve ser a única coisa a ser dita daqui em diante.

Leia mais sobreCopa do Brasil
2 comentários
  • Vaacaino - 8 de junho de 2021

    INFELIZMENTE MEU VASCO ACABOU.

    Responder
  • Rubi Moura Uchôa - 8 de junho de 2021

    Eu quero ver uma foto dessa é agora próximo mas tá difícil vê se vocês tira uma foto dele ele indo para série c

    Responder
Deixe sua opinião

Últimas notícias
22 de setembro de 2021
Vasco leiloa 10 camisas autografadas para ajudar projetos de apoio a surdos

O Vasco da Gama está leiloando 10 camisas autografadas e renda será convertida para ajudar causas que apoiam os surdos.

Gomes? Galarza? Amorim? Os cenários para a escalação do Vasco contra o Brusque

Tirando as duas ausências, o técnico do Vasco da Gama, Fernando Diniz, deve manter o mesmo time que mandou a campo nos outros jogos.

Vasco desiste de efeito suspensivo e Léo Jabá não encara o Brusque

O atacante do Vasco da Gama, Léo Jabá, cumprirá um jogo de suspensão determinado pelo STJD por expulsão contra o São Paulo.

Camisas Negras cita ‘conflito de interesses’ e cobra Diretoria de Integridade do Vasco

O grupo Camisas Negras cobrou à Diretoria de Integridade alguns esclarecimentos sobre situações ocorridas no Vasco da Gama.

Mylena, Camila e Carol reforçam o Futebol Feminino do Vasco

Três novas jogadoras foram contratadas pelo Vasco da Gama, na modalidade Futebol Feminino, para o restante da atual temporada.

Vasco lembra o Dia Nacional do Atleta Paralímpico e parabeniza atletas do Clube

O Vasco da Gama lembrou o Dia Nacional do Atleta Paralímpico e parabenizou os atletas do Clube nesta quarta-feira.

Começo de 2º turno do Vasco é inferior ao 1º; já são 4 partidas sem vitória

Nas seis primeiras partidas, o Vasco da Gama somou sete pontos no primeiro turno, só que o número caiu para seis no segundo.

Michel não deve mais jogar pelo Vasco; volante pode passar por artroscopia

Com problemas no joelho, o volante Michel pode passar por artroscopia, e dificilmente entrará em campo pelo Vasco da Gama.

Brusque ainda não venceu no 2º turno; Vasco tem campanha ruim fora de casa

O Brusque não vence há 10 rodadas e não tem dos melhores rendimentos em casa pela Série B, o que pode ser uma oportunidade para o Vasco.

Globo oferece até R$ 55 milhões pelo PPV do Carioca; clubes não se empolgam

Mesmo assim, Vasco da Gama, Fluminense e Botafogo pretendem seguir negociando com a emissora, enquanto não se sabe do Flamengo.

Veja mais notícias