Filha diz que Barbosa não foi destratado na Seleção em 93: ‘Mentira!’

A filha adotiva de Barbosa, Tereza Borba, afirmou que o ídolo vascaíno sempre foi bem tratado nas visitas à Seleção Brasileira.

Tereza Borba
Tereza Borba (Foto: Reprodução)

Voltou à tona no noticiário vascaíno uma história envolvendo o ídolo Barbosa, em 1993. O episódio em questão aconteceu quando a Seleção Brasileira estava na Granja Comary, em Teresópolis, no Rio de Janeiro, na preparação para uma partida contra o Uruguai, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1994.

Na época, se temia que o Brasil ficasse pela 1ª vez fora de Copa do Mundo, diante da fraca campanha que vinha fazendo. Enquanto estava à espera da partida, a Seleção Brasileira recebeu uma visita muito especial: Moacir Barbosa Nascimento, ou simplesmente Barbosa, grande ídolo da história do Vasco da Gama.

A visita de Barbosa à Granja Comary, no entanto, acabou rendendo uma grande polêmica que repercute até os dias atuais. Qual? O ídololo vascaíno teria sido impedido de gravar uma reportagem para a rede de televisão britânica, BBC, ao lado de Taffarel, goleiro da Seleção Brasileira na época, para evitar uma ‘má sorte’ para o arqueiro às vésperas da partida contra o Uruguai.

Será que foi isso mesmo? Para esclarecer essa história, o repórter Willams Meneses, do site Vasco Notícias, entrou em contato com Tereza Borba, filha adotiva de Barbosa. Ela contou que seu pai sempre foi muito bem tratado nas visitas à Seleção Brasileira, e afirmou que, na verdade, existiu uma recomendação por parte de Zagallo, que era amigo do ex-goleiro, para não posar ao lado de Taffarel para preservar a sua imagem diante de um eventual revés brasileiro, e disse que a notícias surgiu após a irritação de um repórter da rede de televisão inglesa por não conseguir o material que pretendia.

– O Barbosa recebeu um convite da BBC de Londres para fazer uma matéria em Teresópolis quando a Seleção estava concentrada, e ele foi para lá. Ele ficou uma semana em Teresópolis junto com o Parreira, com o Zagallo, tudo muito bonitinho, ele sendo bem tratado porque o Zagallo adorava o Barbosa. Até hoje o Zagallo diz que se tivesse que montar uma seleção o goleiro dele seria o Barbosa. O Barbosa ficou uma semana lá, muito bem querido por todos, muito bem tratado, mas chegou um jornalista e pediu para fazer uma foto com o Taffarel, o Barbosa se protinficou e disse que ia fazer, mas o Zagallo como gostava muito do Barbosa, o aconselhou a não fazer aquela foto. Ele falou para o Barbosa: “Vai que dá uma falta de sorte e o Brasil perca. Daí vão botar nas suas costas, que você foi pé frio e que deu falta de sorte para a Seleção. Se eu fosse você, não faria senão eles vão meter o pau em você”. O Barbosa chegou educadamente no jornalista, como sempre foi, e falou: “Olha, não vou fazer dessa vez a foto com o Taffarel, deixa para uma próxima”, e o jornalista ficou muito ‘pê’ da vida e escreveu que o Barbosa foi barrado em Teresópolis. É uma grande mentira! Barbosa nunca foi barrado em Teresópolis, nunca foi maltratado pelo Taffarel, pelo Zagallo, por ninguém! Ele passou 1 semana muito bem lá, mas é coisa de jornalista, né? Fazer o quê. Ele sempre falava isso, mas ninguém nunca escrevia. Como o Barbosa dizia, é coisa da imprensa marrom, infelizmente. Eles pegaram o Barbosa para cristo em 50, de dizer isso, e hoje cuido da memória do Barbosa para falar as verdades.

O Uruguai era o mesmo que acabou marcando negativamente de Barbosa, por causa da derrota por 2×1 na decisão da Copa do Mundo de 1950, em pleno Maracanã, que ficou conhecido como “Maracanazo”. Por muitos anos, o ídolo vascaíno carregou sozinho o peso pelo resultado, o que acabou tendo um grande impacto em sua vida. O ex-arqueiro, o maior da história do Gigante, merece todas as homenagens pelo seus feitos e até existe uma campanha para que o CT vascaíno receba o seu nome.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
''É Vasco ou Não é?'', quadro da Vasco TV
Vasco TV lança novo quadro, com interação com torcedores; assista

No primeiro vídeo do ”É Vasco ou Não é?”, torcedores nos arredores do Estádio Nilton Santos precisam cumprir tarefas para ganhar brindes.

Ramón Díaz durante treino do Vasco
Vasco termina 15ª rodada do Brasileiro em 19º lugar, com 9 pontos

O Vasco da Gama ”folgou” na rodada, uma vez que a partida contra o América-MG, que seria no sábado (15), foi adiada.

JP em ação pelo Sub-20 do Vasco
Cria da base, JP valoriza período na Seleção Sub-20 e sonha com profissional do Vasco

Fã de Toni Kroos, atleta do Sub-20 do Vasco da Gama tem na polivalência uma grande arma, podendo desempenhar variadas funções no meio-campo.

Savio Pereira Sampaio
Arbitragem para o jogo entre Trem-AP e Vasco

O árbitro Sávio Pereira Sampaio apitará o jogo entre Trem-AP e Vasco da Gama, pela estreia na Copa do Brasil 2023.

Mauro Galvão elogia Léo, analisa início de Barbieri e pede que Vasco siga contratando

Em contato exclusivo com o site Vasco Notícias, ex-zagueiro falou sobre diversos temas referentes ao início de temporada do Gigante.