Professores do Colégio Vasco da Gama anunciam greve; veja nota
Os professores do Colégio Vasco da Gama entraram em greve, alegando que estão há cinco meses sem receber salários.
A crise financeira no Vasco da Gama continua. Mais uma vez os prejudicados são os alunos da Colina. Nesta terça-feira (19), os professores do Colégio Vasco da Gama emitiram uma carta aberta informando a interrupção dos trabalhos virtuais, devido ao atraso nos pagamentos salariais.
Segundo informou o comunicado, já são 5 meses sem pagamento. Na carta, eles alegam que estão passando por necessidades financeiras durante o período de pandemia, inclusive destacou a falta de dinheiro para o pagamento das mensalidades de internet que é utilizada para enviar atividades aos alunos.
Pela recomendação de não haver aglomeração de pessoas, os professores ministravam as atividades online. A Diretoria do Vasco ainda não se posicionou oficialmente sobre o assunto.
Confira documento emitido pelos professores
“Ao Colégio Vasco da Gama,
Essa semana todos nós completaremos cinco meses de salários atrasados. Até então, mesmo com toda dificuldade financeira, nós, enquanto professores, em nenhum momento deixamos de realizar o nosso trabalho. Na atual conjuntura, enquanto a pandemia do novo coronavírus acomete e amedronta todo o mundo, em especial o nosso país, permanecemos firmes em nossas atribuições, apesar da supracitada ausência salarial.
O cenário que vivemos é de muita fragilidade. Em nossa equipe docente temos professores que estão incapacitados de produzir conteúdo escolar, devido à não possibilidade de efetuar pagamentos das mensalidades de internet e consequente falta de recurso para continuar com a realização do trabalho. Outros, para sobreviver à crise, estão trabalhando na informalidade, para tentar colocar à mesa alimento e dignidade em sua casa, e, além de colocarem suas vidas em risco, acabam ficando sem tempo para a produção de conteúdo escolar.
Muitos outros exemplos de problemas enfrentados atualmente pelos professores do nosso colégio poderiam ser destacados, diante da ausência de pagamento e do enfrentamento à crise pandêmica mundial, todavia, até onde foi possível, seguimos lutando contra às adversidades para chegarmos até os nossos alunos.
Levando em consideração que alguns professores estão incapacitados de produzir e postar o conteúdo na data prevista e que todos nós estamos com quase cinco meses de salários atrasados, não podemos, portanto, ficar alheios a todos esses problemas. Em solidariedade, principalmente, aos membros do Colégio Vasco da Gama que estão enfrentando grandes dificuldades pela falta de pagamento, todos nós, professores, decidimos interromper a postagem de conteúdos escolares até recebermos um posicionamento e/ou uma definição acerca de nossa situação.
Reforçamos, ainda, que nossa postura não tem qualquer viés político, tratando-se de uma medida de solidariedade entre à classe de professores e demais colaboradores do Colégio Vasco da Gama, que estão passando por necessidades. Seguiremos, assim, unidos, como equipe, em todos os momentos, buscando o bem comum.
Atenciosamente,
Professores do Colégio Vasco da Gama”.
Não é a primeira vez que os professores interrompem as atividades. Em 2019, eles entraram em greve pelo mesmo motivo. A instituição foi a escola de grandes jogadores como Philippe Coutinho e Alex Teixeira.
Site Vasco Notícias