Vasco foi campeão do torneio que originou a Libertadores; saiba mais

O Vasco conquistou o Campeonato Sul-Americano de Campeões em 1948, que originou a Libertadores, que completou 60 anos.

Nesta semana, completou-se 60 anos da primeira partida da história da Libertadores, a principal competição de clubes da América do Sul.

O “embrião” do torneio, porém, aconteceu mais de uma década antes, e com o Vasco como primeiro campeão continental.

Em 1948, a cidade de Santiago recebeu o Campeonato Sul-Americano de Campeões. A ideia foi sugerida pelo Colo-Colo e recebeu o apoio do então presidente da Conmebol, o também chileno Luiz Valenzuela.

A capital do Chile foi a sede da competição, que aconteceu entre 11 de fevereiro e 17 de março de 1948. Todos os jogos aconteceram no Estádio Nacional no sistema de todos contra todos.

Dos sete participantes, quatro eram campeões nacionais (River Plate na Argentina, Colo-Colo no Chile, Nacional no Uruguai e Emelec no Equador), dois detinham títulos estadual/municipal (Vasco pelo Rio de Janeiro e Litoral por La Paz) e apenas o Deportivo Municipal entrou como vice de um país (Peru).

O River – chamado de “La Máquina” pela imprensa à época – era o favorito ao título e tinha como principal nome “só” Alfredo di Stéfano.

O “Expresso da Vitória” cruzmaltino comandado por Flávio Costa, no entanto, acabou arrebatando os corações da torcida chilena. Com quatro vitórias e um empate, enfrentaria o River Plate em seu último jogo e, se não perdesse, seria campeão.

Naquele 14 de março de 1948, o Vasco jogou com Barbosa; Augusto e Wilson (Rafagnelli); Ely, Danilo e Jorge; Djalma, Maneca (Lelé), Friaça (Dimas), Ismael e Chico. O empate sem gols – apesar de um um gol mal anulado de Chico – deu o título sul-americano à equipe brasileira.

“A façanha do Vasco foi a maior jamais realizada por clube brasileiro. Nenhuma outra se lhe pode sequer comparar […] por isso a conquista do título de campeão sul-americano dos campeões pertence tanto a ele quanto ao football brasileiro”, escreveu Mario Filho no Jornal dos Sports.

“O Vasco, vencendo o torneiro de Santiago do Chile, nacionalizou a sua conquista. Pela primeira vez o futebol brasileiro ganhou um título no estrangeiro!”, destacou o paulista Mundo Esportivo.

Geraldo Romualdo, enviado a Santiago pelo jornal O Globo, escreveu: “O Vasco da Gama encerrou afinal os seus compromissos nesse já famoso “torneio dos campeões”, promovido pelo Colo-Colo. E encerrou da forma mais brilhante possível, correspondendo assim aos anseios gerais da torcida brasileira, sagrando-se campeão invicto do certame”.

Ele destacou as atuações no jogo final do “príncipe” Danilo e de Wilson, que anulou o “perigo louro” Di Stéfano; Djalma, “um dínamo no ataque e defesa, simultaneamente, sem parar”.

O repórter ainda fez um elogio ao River Plate: “Perdeu o título, mas soube perder como autêntico campeão. Após o jogo, todos os jogadores riverenses cumprimentaram os vascaínos, felicitando-os pela grande conquista”.

A Agência France Press (AFP) também relatou o jogo diretamente do Chile e criticou o árbitro uruguaio Nobel Valentini por “incidentes desagradáveis” na segunda etapa e pela anulação “inexplicável e surpreendente” do gol de Chico.

Outro jornalista francês, Jacques Ferran (L’Èquipe), foi quem mais se encantou com o formato de disputa do Campeonato dos Campeões e levou a ideia para a Europa. A partir de seu relato, nasceu o embrião da Liga dos Campeões da Europa.

O Vasco voltaria a vencer um torneio continental, agora já chamado Copa Libertadores da América, em 1998.

Espn

Comente

Veja também
Pedrinho, presidente do Vasco
Pedrinho fala sobre busca por novo técnico e revela futuro de Payet e Coutinho

Pedrinho afirmou que não tem nada definido sobre a venda da SAF e garantiu o Vasco autossustentável até março de 2025.

Thiago Carpini, técnico do Vitória
Vasco faz sondagem por Thiago Carpini, técnico do Vitória

O presidente do Vitória, Fábio Mota, revelou que o Vasco da Gama fez sondagem para saber situação do técnico Thiago Carpini.

Estádio de São Januário
Cláudio Castro declara São Januário patrimônio histórico do Rio e comemora

O governador Cláudio Castro declarou São Januário, estádio do Vasco, patrimônio histórico, cultural e turístico do Rio.

Pedrinho em entrevista coletiva
Pedrinho afirma que tem interesse na venda da SAF do Vasco e revela 5 interessados

O presidente Pedrinho não deu muito detalhes de quem são os interessados na compra da SAF do Vasco, mas diz que são cinco.

Projeto da reforma do Estádio de São Januário
Secretário de Esportes do Rio detalha próximos passos para reforma de São Januário

O Vasco da Gama já pode concretizar a venda do potencial construtivo para viabilizar a reforma de São Januário.