Ramon aproveita pausa para rever jogos e conversar com jogadores

Ramon Menezes disse que aumentou a banda de internet para rever jogos e conversar com atletas do Vasco durante paralisação.

A paralisação do futebol por conta da pandemia do novo coronavírus afetou o começo do trabalho de Ramon Menezes no Vasco. Perto de completar um mês de efetivação, o ex-auxiliar precisou adaptar a rotina. Tanto que decidiu aumentar a banda de internet para poder rever jogos e realizar reuniões virtuais com jogadores, dirigentes e demais integrantes da comissão técnica sem sofrer com a oscilação da conexão.

Ramon foi para o sítio da família, localizado em Vassouras, interior de Minas Gerais, pouco depois que o time de São Januário anunciou férias coletivas – o período inicialmente terminaria no último 20 de abril e posteriormente foi ampliado até a próxima quinta-feira. Ele, inclusive, já estava fora do Rio quando acabou anunciado como substituto de Abel Braga, fato ocorrido em 30 de março.

– Tudo aconteceu quando já estávamos no recesso. Então, aumentei a qualidade da internet no local onde estou para poder seguir a rotina de estudos de elenco, adversários, montagem de programação e reuniões com departamento de futebol, diretoria e conversas com o elenco. Quando percebo o dia passou e felizmente estamos produzindo material para quando reapresentarmos ganharmos tempo – contou Ramon.

Aplicativos de troca de mensagens e de chamadas em vídeo têm sido usados diariamente para as conversas. Após analisar partidas de 2019 e 2020, Ramon debate com os auxiliares Junior Lopes, que está no Rio, e Thiago Kosloski, ainda na Austrália, características do elenco, metodologia de treinos e possibilidades de esquemas táticos. Situação repetida com a direção, especialmente com Antônio Lopes (coordenador técnico), José Luis Moreira (vice de futebol) e Andre Mazzuco (diretor executivo).

Sem o contato diário do CT, o jeito foi ter papos indivíduos com atletas remotamente. Não houve prejuízo em conhecer o grupo, afinal, ele trabalhava como auxiliar desde o ano passado.

Ramon Menezes

Sem poder comandar treinos, Ramon ainda não pode demonstrar como o Vasco irá jogar sob o seu comando na conclusão do Carioca, na continuidade da Sul-Americana, na tentativa de reverter a vantagem do Goiás na Copa do Brasil e no Brasileirão. Em recente entrevista ao SporTV, porém, deu uma pista:

– O Vasco tem como característica histórica a posse de bola, o jogo vertical e fazer gols. É um DNA ofensivo. Cada treinador tem a sua ideia, mas pode ter certeza que a minha passa pelo setor ofensivo, pela organização ofensiva. Lógico que não se pode esquecer da organização defensiva. Mas gosto do bom futebol e ele passa pela organização e por funções na hora de jogar e na hora de marcar.

Globo Esporte

Comente

Veja também
Payet em jogo contra o Flamengo no Maracanã
Adeus? Payet pode estar vivendo seus últimos dias no Vasco

Craque francês do Vasco da Gama, Payet tem contrato até junho de 2025, mas não deve permanecer no Cruzmaltino.

Logo Nike e símbolo do Vasco da Gama
Tradição e inovação: O que o Vasco pode esperar da parceria com a Nike

Vasco da Gama tem acordo encaminhado com a Nike para ser patrocinado pela marca a partir da temporada 2026.

Vasco x Atlético-GO em São Januário
Vasco finaliza 2024 com altos e baixos e mira reforços para competir mais em 2025

Vasco decepcionou no Campeonato Carioca, mas fez um Brasileiro sem sustos e surpreendeu na Copa do Brasil.

Camisa comemorativa do Vasco da Gama Brasileiro 74
Vasco lança camisa comemorativa pelos 50 anos do Brasileiro de 1974

Vasco da Gama anunciou nas suas redes sociais o uniforme em homenagem ao título do Campeonato Brasileiro de 1974.