Valentim pode se redimir do dano que causou ao Vasco neste ano
Agora no comando do Vasco, Alberto Valentim terá a chance de se redimir após derrotar o Clube na final do Carioca deste ano.
Alberto Valentim tem a chance, a partir desta quarta-feira, de se redimir de todo dano que causou ao Vasco na temporada. Sua estreia contra o Atlético-PR, às 19h30, na Arena da Baixada, acontece meses depois de ter sido um dos responsáveis pela decepção vascaína no Campeonato Estadual e pela demissão do técnico Zé Ricardo. O futebol, assim como a vida, oferece sempre a chance de um vilão se transformar em herói.
Quatro meses depois da decisão no Maracanã, em que o Botafogo venceu o Vasco na disputa de pênaltis e ficou com a taça, o técnico encontrará a base vascaína que foi vice-campeã. Dos 22 relacionados para aquela partida, 16 seguem no elenco, enquanto que outros seis foram negociados: Alan Cardoso, Erazo, Paulão, Evander, Paulo Vitor e Riascos.
Isso e os cinco jogos que teve contra o Vasco este ano enquanto foi técnico do Alvinegro fazem com que o treinador mostre conhecimento do grupo que tem ao seu favor. Com a ajuda de Valdir Bigode, deslocado novamente para a função de auxiliar, Alberto Valentim espera se inteirar rapidamente das características do time:
– Pegamos o Vasco muitas vezes. O grupo tem qualidade individual grande. O Valdir deixou o time organizado. Com o tempo, vou colocando meu jeito também.
Foram cinco jogos, três vitórias de Valentim, duas do Vasco. As duas últimas partidas tiveram peso decisivo para a queda de Zé Ricardo. Além de derrotar o atual técnico do Botafogo na final do Estadual, venceu também o clássico em São Januário, pelo Brasileiro, jogo que foi a gota d’água para o pedido de demissão de Zé.
Preocupação com a defesa
Alberto Valentim afirmou que sua prioridade neste começo de trabalho à frente do Vasco será dar mais consistência para o sistema defensivo do time. O treinador admitiu que há muita coisa para fazer referente ao setor.
– Precisamos corrigir muitas coisas, é lógico. Vamos cuidar do posicionamento dos jogadores na marcação – afirmou Valentim, que foi lateral-direito na carreira como jogador.
Os desfalques na retaguarda seguem enormes: Leandro Castán, Breno, Henríquez, Werley e Ramon não possuem condição de jogo. Entretanto, depois das três partidas sob o comando de Valdir Bigode e a redução no número de gols sofridos, a defesa dá sinais de recuperação, mesmo reserva.
A principal ausência nesta noite é a do atacante Maxi López, suspenso com três cartões amarelos. O também argentino Andrés Ríos será o titular no lugar.
Extra Online