Três fatores favorecem o Vasco contra a LDU

Aproveitamento em casa, histórico ruim da LDU no Rio de Janeiro, e uma lembrança histórica favorecem o Vasco no duelo.

Vasco x LDU se enfrentam nesta quinta-feira (09), às 19:30h em São Januário pela Copa Sul-Americana. O Cruzmaltino precisa vencer por no mínimo dois gols de diferença para se classificar. Confira ao menos três razões para acompanhar a partida.

Depois de perder para o São Paulo no domingo, o Vasco da Gama volta a campo. Agora o desafio é o jogo de volta diante da LDU. Na primeira perdida, sem Breno, Desábato e Yago Pikachu, poupados, o clube carioca perdeu por 3 a 1.

Agora, diante de sua torcida, o Gingante da Colina precisava reverter o resultado para se classificar para a próxima fase da competição. Este jogo poderia marcar a estréia do atacante Maxi López, porém um erro na documentação tirou o argentino dos relacionados para a partida.

Contudo, o Torcedores.com pensou em pelo menos três motivos para ver o confronto sul-americano.

Bom aproveitamento do Vasco em casa

O Vasco tem estado bem sob seus domínios em 2018. São 12 vitórias. dois empates e seis derrotas em 19 jogos disputados na Colina Histórica. Média de 66,7% de aproveitamento. Vale ressaltar que a derrota por 4 a 1 para o Corinthians, mesmo sendo mando vascaíno, foi disputado no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.

Contudo, destas 12 vitórias, apenas quatro foram com placares que classificariam o Vasco na noite de hoje. Vitória por 2 a 0 sobre Universidad Concepción, pela primeira fase da pré-Libertadores. Vitória por 4 a 0 diante do Jorge Wilstermann, pela segunda fase da pré-Libertadores. Por 4 a 1 sobre o América-MG, já pelo Campeonato Brasileiro. E por 2 a 0 sobre o Bahia pelo jogo de volta da Copa do Brasil.

Para se classificar, o Cruzmaltino precisa vencer por no mínimo dois ou três gols de diferença. Caso haja um novo 3 a 1, a decisão vai para os pênaltis.

Péssimo histórico da LDU no Rio de Janeiro

Apesar de ter sido campeã da Libertadores e da Copa Sul-Americana em pleno Maracanã, a LDU não tem bom retrospecto atuando no Rio. São quatro derrotas em quatro jogos. Todas para o Fluminense.

A primeira aconteceu na fase de grupos da Libertadores 2008. O Fluminense venceu os “Los Universitarios” por 1 a 0, gol de Roger (Machado), demitido recentemente do comando do Palmeiras. A segunda derrota viria na final da mesma edição da competição, 3 a 1 para o Flu, com três gol de Thiago Neves no tempo regulamentar. Mas os equatorianos acabaram conquistando o título nos pênaltis.

No ano seguinte, desta vez pela Copa Sul-Americana, uma nova derrota na final. O Tricolor venceu por 3 a 0 com gols de Fred, Alan e Gum. Porém os “Los Merengues” foram campeões por conta da goleada por 5 a 1 aplicada na altitude de 3,5 mil metros de Quito.

O último confronto entre as duas equipes aconteceu em 2017. O clube carioca venceu por 1 a 0 no Maraca, com gol de Gustavo Scarpa. E se classificou após o empate em 1 a 1 no Estádio Casablanca, casa da LDU.

Lembrança histórica

A partida não era Vasco x LDU, mas foi sobre outro adversário equatoriano que o Cruzmaltino conquistou uma das maiores glórias de sua história. Há quase exatos 20 anos, o Gigante da Colina venceu o Barcelona Guayaquil por 2 a 0 em São Januário. Com gols de Donizete ‘Pantera’ e Luizão .

O resultado conquistado no dia 12 de Agosto, abriu o caminho para que o clube novamente vencesse, desta vez no Equador, e conquistasse o torneio sul-americano. Curiosamente o resultado da primeira partida é o mesmo que os vascaínos almejam para se classificar no confronto de hoje à noite.

Torcedores.com

Comente

Veja também
Souza, volante do Vasco
Souza tem treinado há mais de 2 meses como zagueiro no Vasco

Volante de origem, Souza teve poucas chances no meio e se colocou à disposição para atuar como defensor no Vasco da Gama.

Caetano, zagueiro do Corinthians
Veja jogadas de Caetano, cogitado no Vasco

Zagueiro que atuou pelo Goiás no Campeonato Brasileiro, Caetano pode pintar no Vasco da Gama para a próxima temporada.

Caetano, zagueiro do Corinthians
Vasco demonstra interesse em Caetano, zagueiro do Corinthians

O Vasco da Gama teria sondado o zagueiro Caetano, de 23 anos, que pertence ao Corinthians, mas estava emprestado ao Goiás.

Pedrinho em audiência na Câmara de Vereadores do Rio
Investidor da Rússia é o 3º interessado na SAF do Vasco

Em busca de uma empresa para comprar a SAF, o Vasco da Gama tem outro interessado, um investidor da Rússia.

Pedrinho em entrevista coletiva
Confira quais setores o Vasco precisa reforçar para 2025

A diretoria do Vasco da Gama sabe que precisa buscar reforços pontuais para a temporada de 2025; confira setores mais carentes.