Vasco liga alerta e Zé Ricardo pede arbitragem isenta para o clássico

O técnico Zé Ricardo voltou a lamentar o ocorrido, mas se mostra preocupado com clima de pressão para o novo clássico.

As fraturas na perna do meia João Paulo após entrada dura de Rildo, no clássico do último domingo, criaram um clima diferente para o duelo desta quarta-feira, no Nilton Santos, pela semifinal da Taça Rio. Revoltados, jogadores, técnico e dirigentes botafoguenses foram a público pedir punição a Rildo e ao árbitro Leonardo Cavaleiro. No Vasco, a pressão foi vista como um alerta.

Após o treino desta terça-feira, o técnico Zé Ricardo comentou o assunto. Ele voltou a lamentar a grave lesão de João Paulo e mostrou preocupação com o risco de o árbitro Wagner Nascimento Magalhães, responsável pelo clássico desta quarta-feira, ir para o jogo com pressão excessiva.

– Todos lamentamos a lesão do João Paulo. Sobre a arbitragem, entendo o lado do Botafogo, mas o jogo não pode ser focado nesse questionamento. Que o árbitro tenha tranquilidade. Certeza que o Botafogo não quer ser favorecido, e nós também queremos imparcialidade.

– Escutei o posicionamento do Anderson Barros e entendi. Também já tive atletas que ficaram um ano parado e não houve punição para arbitragem. Tem que ser bem colocado para que não sirva de bode expiatório. Reitero que lamentamos muito a lesão do João Paulo – completou o treinador.

A tendência é de que o Vasco tenha duas mudanças para esta quarta. Martín Silva está com a seleção do Uruguai para a disputa de amistosos e será substituído por Gabriel Félix. Rildo, com uma luxação no ombro, ficará fora por cerca de um mês. Paulinho entra na vaga. Com o elenco bastante desgastado, não está descartado que alguma alteração de última hora seja necessária.

A provável escalação é: Gabriel Félix, Pikachu, Paulão, Erazo e Henrique; Desábato, Wellington, Evander, Andrés Ríos e Paulinho; Riascos.

Sobre a ausência de Martín e a entrada do jovem Gabriel, Zé Ricardo afirmou que a confiança é grande que ele terá um bom desempenho.

– Ele entende que o clima de clássico é diferente, tem cabeça boa. É participativo, mesmo jogando poucas vezes. No fim do ano passado jogou três jogos, e este ano também. Ganhou mais experiência. É dar confiança, assim que ele vai amadurecer. Acho que vai bem na partida.

Como terminou a fase de classificação da Taça Rio em primeiro lugar no grupo, o Vasco tem a vantagem do empate contra o Botafogo, mas Zé Ricardo avisou que a estratégia será jogar no campo do rival em busca da vitória.

– É uma vantagem, mas só temos que imaginar ela nos momentos finais. Nós abrimos 2 a 0, e eles empataram no segundo tempo. É imprevisível. Temos que tentar pressionar e jogar no campo adversário, acho que é a melhor forma de conseguirmos a classificação.

Vasco e Botafogo se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h45, no estádio Nilton Santos.

Globo Esporte

Comente

Veja também
Payet em jogo contra o Flamengo no Maracanã
Adeus? Payet pode estar vivendo seus últimos dias no Vasco

Craque francês do Vasco da Gama, Payet tem contrato até junho de 2025, mas não deve permanecer no Cruzmaltino.

Logo Nike e símbolo do Vasco da Gama
Tradição e inovação: O que o Vasco pode esperar da parceria com a Nike

Vasco da Gama tem acordo encaminhado com a Nike para ser patrocinado pela marca a partir da temporada 2026.

Vasco x Atlético-GO em São Januário
Vasco finaliza 2024 com altos e baixos e mira reforços para competir mais em 2025

Vasco decepcionou no Campeonato Carioca, mas fez um Brasileiro sem sustos e surpreendeu na Copa do Brasil.

Camisa comemorativa do Vasco da Gama Brasileiro 74
Vasco lança camisa comemorativa pelos 50 anos do Brasileiro de 1974

Vasco da Gama anunciou nas suas redes sociais o uniforme em homenagem ao título do Campeonato Brasileiro de 1974.