Vasco monta pilares por classificação na Libertadores

Após fase preliminar, o Vasco da gama montou os pilares para buscar a classificação no mata-mata da Libertadores.

O Vasco estreia na fase de grupos da Libertadores nesta terça-feira, diante da Universidad de Chile, às 21h30 (de Brasília), em São Januário. O Cruz-Maltino, porém, depois de quatro partidas pelas fases preliminares da competição continental, já tem na bagagem erros, acertos e os pilares para buscar a classificação ao mata-mata: comprometimento, organização e caráter.

Nos três jogos que disputou até então, o Vasco teve mais acertos do que erros, é claro – afinal, avançou para a fase de grupos. São três vitórias: 4 a 0 e 2 a 0 contra a Universidad de Concepción, do Chile, e 4 a 0 sobre o Jorge Wilstermann, da Bolívia. Na partida de volta da terceira fase, contra os bolivianos, fora de casa, os erros ficaram evidentes na derrota por 4 a 0 (a vitória nos pênaltis garantiu a classificação).

Zé Ricardo sabe que seu time não pode repetir a postura que teve na Bolívia, principalmente para conseguir avançar num dos grupos mais difíceis da Libertadores, com Cruzeiro, La U, do Chile, e Racing, da Argentina. Mas isso não tira a motivação do treinador, que vai para sua segunda competição continental.

– Eu, desde quando acompanho a Libertadores, vi o Independiente del Valle disputar a final. Tem o Olímpia, a LDU, o Once Caldas, também… Então, os exemplos de acreditar no que podemos fazer estão aí. Se tivermos comprometimento, organização e caráter para disputar uma competição dessa, grande, não tenho por que não acreditar numa equipe como o Vasco – disse Zé Ricardo na véspera da partida.

No quesito organização, Zé Ricardo tem trabalhado para dar mais opções ao Vasco. A equipe chega à partida contra a La U com pelo menos duas formações treinadas e testadas: o tradicional 4-2-3-1, mais utilizado desde o ano passado, e o 3-5-2, que estreou contra o Fluminense, mas tem sido constantemente observado nas atividades diárias.

Para superar as adversidades do grupo, porém, Zé Ricardo sabe que não adiantará levar a campo uma equipe bem treinada. O técnico prega, insistentemente, a necessidade de alto comprometimento e caráter com a bola rolando – antes e depois, também. As três primeiras partidas da Libertadores são exemplos positivos.

Globo Esporte

Comente

Veja também
Pedrinho, presidente do Vasco
Pedrinho fala sobre busca por novo técnico e revela futuro de Payet e Coutinho

Pedrinho afirmou que não tem nada definido sobre a venda da SAF e garantiu o Vasco autossustentável até março de 2025.

Thiago Carpini, técnico do Vitória
Vasco faz sondagem por Thiago Carpini, técnico do Vitória

O presidente do Vitória, Fábio Mota, revelou que o Vasco da Gama fez sondagem para saber situação do técnico Thiago Carpini.

Estádio de São Januário
Cláudio Castro declara São Januário patrimônio histórico do Rio e comemora

O governador Cláudio Castro declarou São Januário, estádio do Vasco, patrimônio histórico, cultural e turístico do Rio.

Pedrinho em entrevista coletiva
Pedrinho afirma que tem interesse na venda da SAF do Vasco e revela 5 interessados

O presidente Pedrinho não deu muito detalhes de quem são os interessados na compra da SAF do Vasco, mas diz que são cinco.

Projeto da reforma do Estádio de São Januário
Secretário de Esportes do Rio detalha próximos passos para reforma de São Januário

O Vasco da Gama já pode concretizar a venda do potencial construtivo para viabilizar a reforma de São Januário.